Roteiro cultural: Festival de Parintins 2008

17

 

www.parintins.com www.parintins.com

Caprichoso ou Garantido? Garantido ou Caprichoso? Azul ou vermelho? Estrela ou coração? Carnaval, ópera ou festa junina? Coca cola normal, light, zero ou azul? O Festival de Parintins 2008,  leva o viajante a fazer todas essas perguntas!

Até a alguns anos, um pouco escondido do sul/sudeste do Brasil, Parintins ganhou esse ano projeção nacional, com a transmissão pela rede Bandeirantes. Para quem ainda não viu, hoje, a partir das 21h, é o último dia do duelo entre os bois Caprichoso( o boi mais requintado) e Garantido( o boi do povão!).

O festival desse ano, continua com 3 dias de festas que param todo o Estado do Amazonas. Parintins (uma cidade com 102 mil habitantes e distante 315 km de Manaus) ganha nesses dias mais de 50 mil visitantes, loucos para ver a maior festa do norte do Brasil.

O boi, trazido pelos migrantes do Maranhão, se infiltrou de tal forma na cultura do Amazonas, que ganhou uma festa dedicada só a ele. A junção da cultura indígena com a nordestina, tem no animal, um símbolo de força e união. A lenda que gere a festa diz que um boi morto foi ressuscitado por um médico/pajé e por aqui começa toda a narrativa.

O duelo entre os bois é levado às últimas conseqüências: quando um se apresenta a torcida do outro não pode se manifestar de nenhuma maneira, um não pode falar o nome do outro e até os patrocinadores entram nessa onda, tanto que só em Parintins existe a coca vermelha e a coca azul!

Essa miscigenação cultural, em Parintins, ganha status de show performático, indo muito além do que qualquer coisa que conhecemos por aqui! A mistura começa pelo grande espaço da festa (o bumdródomo, um nome um tanto dúbio! J ), com alegorias imensas (carnaval),  fogos ( festa junina), música (show), narrador (rodeio) e uma torcida muito, mas muito animada ( futebol), são alguns ingredientes dessa festa. Tudo isso junto, ao mesmo tempo, é Parintins!

Para quem quiser ir, saiba que os lugares são concorridíssimos, a infra-estrutura singela, passagens caras e viagens longas (principalmente de barco). Porém, quem um dia quiser fazer uma viagem para conhecer um Brasil totalmente fora dos padrões, Parintins será um ótimo destino para desbravar. Já fizemos inclusive um post completo (veja aqui) com todas as dicas para conferir o festival de perto.

Obs: Saiu o resultado da 43ª edição do Festival : o Boi Caprichoso foi o  grande vencedor, com 4 décimos de diferença para o Boi Garantido!

*** Veja mais dicas do Festival de Parintins no blog:
Festival de Parintins passo a passo: Todas as dicas para conferir a festa de perto

– Turismo em Manaus: dicas de onde se hospedar, comer e como circular
– Manaus e o Rio Amazonas: de Ponta Negra ao Encontro das Águas

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

17 COMENTÁRIOS

  1. Seria interessante colocar mais uma fonte de pesquisa, o site Canal Garantido. Pois as pessoas que já acompanham a festa sabem que o site parintins.com exaulta o Caprichoso e tenta de forma sútil denegrir a imagem do Garantido.

    Então de forma democrática, deixo aqui mais uma sugestão de pesquisa para quem desejar saber mais sobre o Boi Garantido http://www.canalgarantido.com

  2. Adorei o festival de Parintins, apesaar de estar a 3anos distante da minha cultura e do meu povo, nunca deixarei de amar meu boi e minha mãe natureza amazonica.
    SOU GARANTIDO SOU VERMELHO EU DE PARINTINS, PARA O MUNDO VER . VEM ME VVER VEM ME VER.
    VENHA VOCE TAMBEM CONHECER E SE APAIXONAR PELA A NOSSAA CULTURA, O MAIOR E MAIS BELO FESTIVAL FOLCLORICO DO MUNDO.

    BEIJOS A TODOS .

  3. oi tudo bem ?!?!?! Eu gostaria de tdo sobre a região norte vou fazer um trabalho de escola sobre a região . ME AJUDEM !!!!!!! muito obrigado

  4. “MINHA EMOÇÃO VEM DAS BATIDAS RITMADAS DO MEU CORAÇÃO, VEM DA CADÊNCIA DO TAMBOR DO MEU BOI CAMPEÃO, VEM DO CALOR, VEM DO AMOR, VEM DA RAZÃO. MINHA PAIXÃO É VERDADEIRA, VERMELHA E BRANCA É MINHA BANDEIRA. MEU UNIVERSO É TODO GARANTIDO, FELICIDADE É PODER TE AMAR. ”
    “GARANTIDO”!
    “MISCIGENAÇÃO”-
    CONSISTE NA MISTURA DE RAÇAS, DE POVOS DE DIFERENTES ETNIAS, OU SEJA, RELAÇÕES INTER-RACIAIS. AO TRAZER O TEMA MISCIGENAÇÃO / BRASILIDADE, TEMOS A CONSCIÊNCIA DO REAL SIGNIFICADO E DA IMPORTÂNCIA QUE SE ANINHA, AFLORA E REVELA-SE NA ALMA PARITINENSE.
    ” MISCIGENAÇÃO”,
    TEMA E FIO CONDUTOR DO ESPETÁCULO DO GARANTIDO NA ARENA DE PARINTINS 2011. O HOMEM BRANCO CONTOU A HISTÓRIA, O NEGRO DEU O RITMO E O ÍNDIO, COM SEUS TAMBORES, RESIDENTE ANTIGO DA TERRA, TROUXE CONSIGO A MAGIA DE SUA DANÇA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui