Roteiro cultural: A nova Praça da Liberdade em BH

12
Praça da Liberdade em BH. Foto: GC/Blog Vambora
Os novos museus na Praça da Liberdade em BH. Foto: GC/Blog Vambora

A Belo Horizonte que eu conheci há alguns anos atrás não é mais a mesma. Cidades podem mudar e no caso de Belo Horizonte as coisas estão só melhorando. Veja a Praça da Liberdade por exemplo: a antiga sede do governo do Estado, construída no final do século XIX, cheia de prédios históricos e casarios de estilo eclético, agora sofre uma transformação impressionante, tornando-se o principal centro cultural da cidade.

São 11 casas (sedes das antigas secretarias do governo) que viraram museus/institutos culturais. Por enquanto estão abertos o Palácio da Liberdade; Espaço TIM UFMG do Conhecimento; Museu das Minas e do Metal EBX; Memorial de Minas Gerais Vale; Biblioteca Pública Estadual, Sede do Circuito Estadual, Arquivo Público Mineiro, além de um café, que está sendo construído entre o Museu Mineiro e o Arquivo Público Mineiro.

Ainda serão abertos o Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig e o Museu do Homem Brasileiro, tudo em volta da linda e muitíssimo bem cuidada Praça da Liberdade, com suas palmeiras centenárias e um clima de cidade interiorana com um coreto e banquinhos de madeira ao seu redor.

Espaço TIM do Conhecimento. Foto: GC/Blog Vambora
Espaço TIM do Conhecimento. Foto: GC/Blog Vambora

Olhando o lugar numa vista rápida, você nunca imaginaria encontrar, por exemplo, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Um museu moderno, interativo e lindo, com direito a até um planetário do seu último andar. Sim, um planetário em plena Praça da Liberdade no centro de BH!

Nos 5 andares do edifício, totalmente reformado (com uma fachada totalmente modernosa e interativa), o visitante é levado a fazer uma viagem pela criação do Universo, passando pelos períodos geológicos, desenvolvimento das formas de vida na terra e como o homem (incluindo o mineiro) se apropriou da terra e se desenvolveu. Crianças e adultos curiosos ficam em êxtase com a quantidade de coisas legais para se ver, fazer, mexer, brincar…

BH tem até planetário agora! Foto: Divulgação
BH tem até planetário agora! Foto: Divulgação

Tudo muito bem explicado e didático. No térreo, um café aberto para a rua, charmozérrimo, faz você pensar onde você realmente está, e o planetário, no topo do edifício, faz a visita ser ainda mais mágica. Em breve, será possível também observar as estrelas, diretamente do teto do edifício, através de telescópios de última geração.

No geral, como todos os museus ainda não estão funcionando completamente, vale a pena conferir os horários de visita e abertura, para programar o que visitar.

Praça da Liberdade em BH. Foto: GC/Blog Vambora
Edifício Niemeyer ao lado no novo Centro cultural Banco do Brasil. Como é gostoso passear pela Praça da Liberdade! Vambora?! Foto: GC/Blog Vambora

Não sabia que BH estava assim tão legal…Vambora passear pela Praça da Liberdade então? 🙂

+ informações: http://circuitoculturalliberdade.com.br

*** Veja também:
Hotéis em Belo Horizonte para se hospedar
De Bar em Bar em Belo Horizonte
– Inhotim: como chegar e roteiro de um dia

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


12 COMENTÁRIOS

    • Camila eu adorei voltar p/ lá e ver como ta ficando legal! E as coisas só devem melhorar, pq pelo que eu falei com o pessoal, o Centro Cultural Banco do Brasil que vai abrir ainda vai ser incrivel! E o centro da TIM é demais! Mto surpreendente! 🙂

  1. nossa!!! adorei o espaço tim, aquele planetario é incrivel. fui com os meus amigos agora to planejando ir com meu namorado. nossa super bacana. amei, amei, amei. nem da para descrever.

  2. Quero móóito ir pra BH (www.locamob.com.br/belo-horizonte ), principalmente por causa da UFMG hhuashusauhsa. Seus posts vão me ajudar na missão de reconhecimento de local quando eu for xD

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui