Relato de viagem: Vila do Diogo – Um bate e volta perfeito de Salvador

17
Dunas da Vila do Diogo
Dunas ligando a Vila do Diogo para a Praia de Santo Antônio. Foto: GC/Blog Vambora!

Salvador é uma cidade cheia de opções e atrações mas quando o assunto é praia, sabe-se que as mais bonitas e limpas estão nos arredores da cidade.

Exemplos, como a Praia do Forte e Imbassaí são bem conhecidas, mas tem uma, pertinho de Salvador, que pouca gente ainda conhece: a Vila do Diogo e Praia de Santo Antônio, no km 68 da Rodovia do Coco, na Linha Verde.

Lá é o local perfeito para as pessoas que adoram uma praia do tipo deserta. Com algumas poucas barraquinhas bem básicas (servindo o que importa, sendo: água, suco, coco, cerveja e peixinho frito 🙂 ), a praia extensa, com um lindo coqueiral e mar aberto é o convite para aproveitar horas e horas de puro ócio delicioso.

Mirante da Estrada da Coco
Mirante da Estrada da Coco: parada antes do Diogo. Foto: GC/Blog Vambora!

Para chegar, seguindo pela Linha Verde, lá pelo km 68, depois do mirante da Linha Verde, uma plaquinha pequena é o aviso que você esta chegando.

Placa Vila do Diogo
De olho na plaquinha para não perder a entrada. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma estradinha de terra leva para a Vila do Diogo, que além de ser o lugar onde você vai deixar o seu carro para ir na praia, guarda o segredo do restaurante Sombra da Mangueira, e sua moqueca, digamos, INCRÍVEL! Mas sobre isso, eu deixo para falar no final… 🙂

Seguindo a estrada de terra, entrando no vilarejo, vá subindo à esquerda até chegar próximo do caminho para a praia. Lá, com um pequeno comércio e algumas pousadas, dá para deixar o seu carro e partir para a caminhada para Santo Antônio, e que caminhada!

Rio Imbassaí
Depois da ponte do Rio Imbassaí, siga para as Dunas. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos grandes segredos para o local ser tão lindo é que para chegar na praia é preciso atravessar o rio Imbassaí e dunas! Um caminho idílico, mas também penoso se você não for preparado; mas nada como uma garrafinha d’água, chapéu/boné e protetor solar que não salvem!

Dunas Vila do Diogo. Foto: GC/Blog Vambora!
Caminha pelas Dunas: o esforço, juro, vale a pena! Foto: GC/Blog Vambora!

Muitos dos locais já se deliciam com o rio, mas eu digo: continue em frente, seguindo as dunas que você não vai se arrepender! É um cenário lindo demais!!! E o mais legal é chegar depois dos 15/20 minutos de caminhada naquela praia de Santo Antônio, perfeita, quase vazia e pular no mar!

Praia de Santo Antônio. Foto: GC/Blog Vambora
Praia de Santo Antônio. Foto: GC/Blog Vambora

* Importante: na alta temporada as barracas funcionam desde cedo, até umas 17h, mas na baixa não há ninguém, por isso vá preparado.

Depois de tanta exercício no mar e nas dunas, chegou a hora de ser compensado: ir comer no restaurante Sombra da Mangueira, na Vila do Diogo! Mesmo estando escondido da maioria dos turistas, o restaurante é tão bom que é estrelado pelo Guia Quatro Rodas. Com todo o mérito, porque é maravilhoso!

Restaurante Sombra da Mangueira. Foto: GC/Blog Vambora!
Entrada do restaurante Sombra da Mangueira. Foto: GC/Blog Vambora!

Além do ambiente super gostoso, ao ar livre, literalmente sob a sombra de uma mangueira gigantesca, com móveis esculpidos na madeira, a comida em si é incrível!!! Sendo a moqueca, com absoluta certeza, uma das melhores do Brasil! Olha a foto!

Moqueca Sombra da Mangueira
Vai uma moqueca? Final perfeito! Foto: GC/Blog Vambora!

Nem parece que todo o agito soteropolitano está a poucos km dali! Um bate e volta perfeito, e delicioso, para quem estiver em Salvador. Vambora?!

*** Veja também:
Salvador: um roteiro de viagem para conhecer a cidade
Curtindo o Carnaval em Salvador
O melhor Acarajé

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

17 COMENTÁRIOS

    • Monica, eu adoro fotografar e ultimamente estou prestando mais atenção nas fotos de comidas! Pq não sei para vc, mas para mim elas fazem parte da memória de uma viagem, tanto quanto qualquer atração!

      E fico muito feliz q vc gostou do Vambora! Seja bem vinda e volte sempre! bjus!

  1. Moro em Salvador e tenho casa de praia na linha verde conheço essa praia é massa inclusive estou procurando um pequeno terreno lá para comprar e fazer uma pequena casa.

  2. Pretendo conhecer essa localidade em breve, com essas dicas dá mais vontade ainda, queria deixar uma dica que acho muito importante pra quem pretende se aventurar nessas viagens, que é o Street View do google, muito bom pra se planejar, ver como é os lugarejos, estacionamento, tudo, conheci Gurajuba, Praia do Forte, Imbassay tudo virtualmente antes de ir até lá, inclusive estive no restaurante sombra da mangueira virtualmente, sempre faço isso antes das minhas viagens, pra quem não sabe só é abri o mapa, digita mapa em pesquisa do google, abre o primeiro resultado da pesquisa, escreve qual a localidade que você que ir ou então pode clicar em qualquer linha do mapa, abrirá uma janelinha e clica nessa janelinha e você viajará virtualmente, a experiencia é bem palpável, fica a dica.

  3. Somos uma familie Frances de Nice Coté azul (,tristemente conicida,) voltamos do Rio depois de um Summit ,de Poetés et Artiste ( France Culture)perto de Diogo paramos em este Hotel Fazenda no litoral Norte de Salvador Bahia , Che maravilhia, lugar encantador , um verdadeiro paraiso , animais , cavalo , rio ,lagoa da Sereia , maravilhioso de verdade , a comida excelente,sobrimesa TIRAMISU , quarto bem confortável , atendimento ótimo ,carino , atencioso ,super gentil , maravilhia três ,três ,Jolie Parabens Marie ,Francois , Lili Le Pen

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui