Relato de viagem: Praga, como não se apaixonar?

4
Praga
O lindo centro antigo de Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

A paixão muitas vezes nos pega de surpresa. Às vezes temos poucas expectativas em relação a um lugar mas quando a intuição nos diz que vale a pena saber mais, não custa tentar. Assim começou meu caso com Praga

Relogio Astronomico Praga
Relógio Astronômico de Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Sempre tinha ouvido falar da beleza e história da cidade mas nenhuma foto, livro ou história tinha me preparado para ver Praga pela primeira vez. Foi aquele momento em que você olha e imediatamente sorri, mesmo sem saber ainda muito o porquê…A cidade tinha tudo o que eu imaginava e muito mais, cantinhos, atrações e descobertas que não esperava encontrar, mas que quando vi, sem saber, acabaram me fazendo gostar ainda mais de lá.

Ponte Carlos Praga
Ponte Carlos com Castelo de Praga ao fundo. Foto: GC/Blog Vambora!

Menos “perfeitinha” do que a maioria das cidades da parte ocidental da Europa, Praga pode ser a mais perfeita das imperfeitas cidades do Leste Europeu. Fora da zona do euro, em um país em desenvolvimento e mais pobre que seus vizinhos (como Alemanha) Praga é uma das cidades que mais recebem turistas em todo continente. Basta caminhar pelo seu centro histórico para que hordas e mais hordas de turistas o façam se sentir quase como se estivesse na Disney: cercado por centenas de pessoas, procurando espaços entre a multidão para passar e ângulos em que você não saia na mesma foto junto com outros 10 desconhecidos. É, pelo visto não fui só eu que me apaixonei por Praga…

mala strana Praga
Bairro de mala strana, um dos mais bonitos. Foto: GC/Blog Vambora!

Estar longe da perfeição mas ao mesmo tempo tão perto dela acho é o que faz tantas pessoas se apaixonarem por lá, além da beleza, é claro!! Ah como Praga é bonita! Há quem chame de “Paris do Leste” mas qualquer jargão ou estereótipo não faz jus a cidade: Praga é Praga e ela é linda!

Praga
Praga num lindo fim de tarde com céu azul e sol. Foto: GC/Blog Vambora!

Mas não vou mentir, por trás de tanta beleza o bolso também agradece uma visita na cidade, sendo uma das mais baratas da Europa para se visitar, para todos os tipos de turistas, do mochileiro ao mais luxuoso. Comer, se hospedar, passear, circular, praticamente tudo em Praga é muito mas muito mais barato do que em muitas outras cidades européias e a qualidade é excelente. Viva a coroa tcheca!

Muro de John Lennon
Muro de John Lennon em Praga, intervenções mais modernas na cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, todos os ícones de Praga fazem jus a cidade: a Ponte Carlos, o Castelo de Praga, o relógio astronômico e até o quase impronunciável e delicioso doce “Trdelník”, uma massa assada em espiral na brasa, passada no açúcar e amêndoas, que me fez sentir como estivesse num desenho animado, flutuando pelas ruas do centro histórico atrás do aroma tão bom! E os cafés lindos e deliciosos? E as cervejas, entre as melhores do mundo? E as partes mais modernas da cidade, com intervenções de arquitetos, artistas e do próprio povo (como o Muro de John Lennon) que surpreendem o olhar e dão outra magnitude para a cidade? E tudo isso que já parece tanto, são só alguns detalhes do todo que é Praga.

Neve Castelo de Praga
Cadê Praga? A cidade num dia de mau humor, durante uma tempestade de neve. Foto: GC/Blog Vambora!

Mas teve um dia que infelizmente brigamos…É, até no amor nem tudo são flores…Era Abril, já primavera, e pensava que o clima já estaria bom mas Praga num típico dia de mau humor, do nada, resolveu surpreender. Uma tempestade de neve digna de qualquer conto de Natal dominou a cidade em pleno dia. Choveu, nevou e depois nevou mais um pouco até eu pensar que nunca mais conseguiria sair do Castelo de Praga naquele dia…É, foi assustador mas lindo, pois nesse mesmo dia e em todos os outros dias que estive por lá, não teve um final de tarde que não fosse espetacularmente perfeito de sol e céu azul, com frio, mas lindo. Praga, mesmo depois de um dia de mau humor, como não se apaixonar?

Praga
Praga, como não se apaixonar? Foto: GC/Blog Vambora!

Nos próximos posts aqui do blog todas as dicas dessa viagem para conhecer Praga e mais alguns lugares incríveis da República Tcheca. Vambora?!

*** VEJA TAMBÉM:
Próxima viagem: Alemanha, Holanda e República Tcheca
Castelo de Neuschwanstein: Todas as dicas para visitar o castelo dos sonhos na Alemanha
Keukenhof: Como visitar o incrível parque das flores na Holanda

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. Ansiosa pelos próximos posts de Praga e Cesky Krumlov! Farei um roteiro semelhante em dezembro e adoro as suas dicas, sempre muito informativas e ao mesmo tempo uma delícia de se ler!

    Parabéns pelo blog!

  2. Obrigada pelo excelente blog com roteiro de Praga. Vou lá estar durante uma semana no proximo mês e tem sido uma excelente ajuda para programação 😀

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui