Relato de viagem: Como é fazer um cruzeiro no Splendour of the Seas

22
Vista Splendour of the Seas. Foto: Blog Vambora!
Vista durante o café da manhã no Splendour. Foto: Blog Vambora!

Como acontece num resort, a escolha do navio implica diretamente em que tipo de férias você quer ter. Nessa temporada brasileira, por exemplo, você poderá escolher entre 15 transatlânticos (entre eles o Splendour of the Seas que falo nesse post), cada um com diferentes características, serviços, tamanhos, roteiros e estilos (incluindo desde cruzeiros temáticos, carnaval até Roberto Carlos! rs).

Aliás, no post anterior, quando eu pensei “porque eu não tinha feito um cruzeiro antes na vida”, acho que descobri a resposta: nunca me imaginei num desses cruzeiros temáticos, e por alguma razão, achava que todos tinham esse clima “Uhuuuuu” 24h por dia, fato que foi totalmente desmistificado nos primeiros minutos que eu embarquei no Splendour of the Seas.

Piscina interna Splendour of the Seas. Foto: Blog Vambora!
Piscina interna aquecida: mais tranquila e familiar. Foto: Blog Vambora!

A variedade de pessoas não possibilitava nenhum estereótipo. Ainda que em geral o perfil do Splendour of the Seas e da Royal Caribbean em geral seja considerado “família”, a verdade é que estavam embarcando todos os públicos: crianças, jovens, idosos, casais, solteiros, famílias e amigos. Todo mundo junto, bem feliz e empolgado com aqueles dias de férias.

Nas noites e dias subsequentes deu para ver que o tamanho do navio (gigante) permitia espaço o suficiente para que quem quisesse farrear, fizesse isso por 24h e quem quisesse ficar tranquilo e sossegado, também conseguisse, nas mesmas 24h, sem se esbarrarem. Difícil pensar que isso pode dar certo mas juro que foi totalmente possível. Preconceito derrubado.

Festa Splendour of the Seas. Foto: Blog Vambora!
Piscina externa: festa dia e noite. Foto: Blog Vambora!

Para dar conta de conhecer tudo e pensar em todos os programas que você gostaria de fazer a bordo, nas primeiras horas de embarque acontece uma espécie de “open house” no navio, que permite você conhecer todas as facilidades e serviços oferecidos. Nessa hora dá para visitar o Spa, ver todos os diversos restaurantes e escolher quais você gostaria de experimentar, passear pelos decks (no caso do Splendour 11 no total) e ver todos os teatros, bares, lojas, espaços de entretenimento e tentar começar a se localizar naquele mundo de opções.

Spa Splendour of the Seas. Foto: Blog Vambora!
Conhecendo o Spa do Splendour, durante o “open house” do navio. Foto: Blog Vambora!

Outra maneira de se inteirar do que acontece a bordo é conferir a programação diária do jornal de Bordo, chamada nos navios da Royal Caribbean de “Cruise Compass”, com todos os detalhes do dia, incluindo inclusive previsão do tempo. Esqueceu ou perdeu seu jornal? Espalhado por todo navio, telas interativas permitem você verificar tudo o que acontece em tempo real. Bem legal!

JCruise Compass. Foto: Blog Vambora!
Jornal de Bordo e painéis espalhados por todo navio para ficar por dentro da programação do dia. Foto: Blog Vambora!

Como marinheira de 1ª viagem achava que estando junto com 2000 pessoas (o cruzeiro saiu lotado de Santos) nunca ficaria sozinha e qual foi a minha surpresa de assistir ao por do sol na proa no navio, confortavelmente sentada, com o ventinho do mar na cara, com pouquíssimas pessoas ao meu lado. Naquele momento eu tive certeza de que “faria fácil um outro cruzeiro na vida”. Que delícia!

E por falar nisso, outra coisa que ajudou muito a fazer essa viagem deliciosa, literalmente, foi a qualidade da comida. Conversando, ficava claro que o nível das refeições a bordo do Splendour of the Seas era altíssimo. Suflês, carnes, muitos frutos do mar e até escargots fazem parte do cardápio fixo do restaurante principal à la carte. Para quem quisesse refeições rápidas, um Buffet sempre variado com massas, saladas, opções de carne e, atendendo o público brasileiro, até feijão e arroz, ficava disponível quase 24 horas por dia, sem contar os outros bares e lanchonetes, todos inclusos.

Restaurante principal Splendour of the Seas. Foto: Blog Vambora!
Restaurante à la carte principal do navio. Foto: Blog Vambora!

E para dar um diferencial, o navio possui também 3 opções de restaurantes pagos separadamente e para mim, com um custo X benefício incrível! Um de comida asiática chamado Izumi, outro de carnes chamado Chops Grille e uma experiência gourmet no Chef’s Table, no qual, numa mesa para poucos convidados o chef do navio prepara um menu degustação digno de estrelas Michellin. Você pode ir em um e pagar separado ou fechar um pacote e experimentar os todos três. Honestamente, fazia tempo que eu não comia uma carne tão boa quando a que a experimentei no Chops Grille…

Refeições Splendour of the Seas. Foto: Blog Vambora!
Algumas das melhores refeições no Splendour. Foto: Blog Vambora!

Obvio que entre uma refeição e outra dava para aproveitar as piscinas, hidros, academia, cassino, caminhar na pista de cooper ou dar aquela cochilada gostosa no quarto, aliás, um mega quarto confortável e grande, e olha que era o mais básico com vista externa.

Cabine externa do navio. Foto: Blog Vambora!
Cabine externa do navio. Foto: Blog Vambora!

Difícil não ter uma experiência gostosa dessas e não querer repetir um dia. No próximo post, mais dicas e curiosidades para quem vai fazer um cruzeiro pela 1ª vez. Vambora!

*O Vambora fez essa viagem a convite da Royal Caribbean

+ informações:  http://bit.ly/SplendouroftheSeas

*** Veja também:
Marinheiro de 1ª Viagem – Um Cruzeiro no Splendour of the Seas (Parte I)
Cruzeiro pela primeira vez: dicas e curiosidades de viagem
Aproveitando Búzios durante um cruzeiro

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

22 COMENTÁRIOS

  1. Olá, gostaria de saber em relação à sensação de enjoos. Eu nunca fiz cruzeiro com medo de ficar passando mal.
    Também gostaria de saber se tem espaço de berçário e kids club.
    abraços

    • Olá Luiza! Em relação a enjoos, depende muito de pessoa para pessoa e também em relação ao trecho da viagem. Em mar aberto dá para sentir mais a movimentação, porém mais perto da costa nem parece que você está dentro de um navio. Leve um remédio em todo caso.
      Sobre a infraestrutura para crianças, o navio é incrível e super completo. Entrando no site do navio indicado ai cima do post, você consegue ver todas as facilidades que ele possui.
      Abs!

  2. Fiquei numa cabine idêntica á da foto ( estou até em dúvida se essa da foto teria sido a mesma onde fiquei ) e honestamente não achei um mega quarto confortável e grande , pelo contrário, achei um cubículo, mas o navio é ótimo , foi muito legal o cruzeiro

  3. caros realmente todas minhas expectativas foramsuperadas, a começar pelo embarque em santos. rapido e organizado. fizemos o check-in as 10,50, horas, embarcamos as 11,15 horas, e as 11,30 horas ja estavamos iniciando nosso almoço.
    a cabine nos foi liberada as 14,00,quando chegamos nossas malas ja estavam nos esperando.quanto a tripulação,muito cordiais e prestativos, o jantar no restaurante principal, digno de restaurante 5 estrelas, café da manha completo, o almoço no sistema self serviçe, com cardapio para todos os gostos. nossa cabine acima da expectativa. a limpeza ocorria duas vezes ao dia. a organização dos grupos e malas para o desembarque exelente. nosso desembarque programado para as 08,20 horas da manha ocorreu dentro do programado, 10 minutos depois ja estavamos retirando nossas malas. recomendo a todos a royal caribean.

  4. Olá, gostaria de saber o mês/ano que você foi e qual o roteiro. Estou um pouco insegura em relação a épocas de chuva e etc. Você passou por alguma experiência que te assustou?

    Obrigada

    • Olá Vanessa,
      Fui em Dezembro, de São Paulo até Búzios. Já era verão e peguei alguma chuva, mas pode ficar tranquila que esses navios são tão grandes que você mal sente que está no mar, eles são super estáveis! Caso você já tenha alguma experiência de sentir enjoo no mar, vale levar um remédio indicado pelo seu médico para tomar caso tenha alguma necessidade.

  5. Boa tarde, minha maior curiosidade é acerca do Duty Free do Navio. Tem muitas variedades e bons preços ? Teria condições de mandar algum exemplo de compras que você fez?
    muito obrigado

    • Olá Ramon,
      Em relação ao Duty Free de um aeroporto, por exemplo, no navio as opções são menores, mas o interessante é que quase toda noite eles fazem promoções a bordo, dando descontos interessantes, em peças como relógios, bijuterias, bolsas, bebidas, etc.

  6. Oi. Gostei muito do blog. Você poderia me dizer se as bebidas como água e sucos podem ser consumidas à vontade? Não compramos o pacote de bebidas. Será o que já está incluso no pacote. Obrigado.

    • Tem água e suco a vontade, mas o suco é razoável. O suco de laranja no café é bom, e no almoço tem limonada, e as vezes suco de manga nada gostoso. Achei os pacotes e as bebidas muito caro. Pacote de refrigerante e bebidas não alcoólicas $22 e de cerveja $42 por dia e precisam ser adquiridos para todas as noites do Cruzeiro. Fora do pacote 01 lata de coca $3 e lata de Brahma $5,25 e budweiser $7,50 (preco em dolares). Tinha um pacote de refrigerante a vontade por $32 dólares as quatro noites do meu Cruzeiro, mas eles não divulgam. Um senhor que ja havia feito sete cruzeiros com a Royal no terceiro dia me falou. Achei sacanagem eles esconderem isso, para venderem os pacotes mais caros. Do resto os shows e músicas foram ótimos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui