Relato de Viagem: Brasília, a capital pouco conhecida do Brasil

4
Escultura Candangos em Brasília
Escultura “Os Guerreiros”, mais conhecida como “Os Candangos”, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foto: GC/Blog Vambora!

Se o Brasil como um todo é, infelizmente, ainda um país marcado pela injustiça em várias instâncias, Brasília, nossa capital, é especialmente injustiçada quando o assunto é turismo. Aliás, quantas capitais, de estados e países, você já conhece? Alguma delas inclui Brasília? Pois é, tenho quase certeza que muitos responderam sim para a primeira pergunta e não para a segunda.

Criada em 21 de Abril de 1960, Brasília é uma menina se comparada a outras grandes capitais do mundo e, inclusive, muitas capitais regionais do Brasil, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A pouca idade porém não é um motivo para ser menos interessante. Sua localização, bem no centro do país, também não seria uma desculpa para não visitá-la.

Interior da Catedral e Santuário Dom Bosco em Brasília
Detalhes da linda Catedral e Santuario Dom Bosco em Brasília. Fotos: GC/Blog Vambora!

A idéia não é comparar cidades, que são muito diferentes, mas não dá para não se questionar: porque milhares de brasileiros ficam animados em passear e conhecer a Casa Rosada, em Buenos Aires e o mesmo não acontece com o Palácio da Alvorada em Brasília?

Como brasileiros, sempre vemos a cidade como pano de fundo de reportagens no jornal. Será que com a política turbulenta do Brasil e o nosso descontentamento com tantas coisas no nosso país, acabamos associando a cidade com essas questões e esquecendo que ela pode ser tão interessante e cheia de atrações como qualquer outro destino?

Congresso Nacional em Brasília
Congresso Nacional: onde tudo acontece ou deveria acontecer em Brasília. Fotos: GC/Blog Vambora!

Eu acho que sim e querendo me desvencilhar desses preconceitos quis viajar para Brasília com outros olhos: os de turista. O que acabei vendo foi uma cidade única, imponente na sua escala e foi uma questão de dias na cidade que a turista virou também patriota.

Mesmo jovem, Brasília guarda muita história e é palco do futuro, ambos nossos. Pisar no Congresso Nacional, por exemplo, me fez rever todos os meus votos e querer bater na porta do meu deputado da última eleição e perguntar o que ele anda fazendo…

Memorial JK
Memorial JK. Foto: GC/Blog Vambora!

Sendo uma das sedes da Copa das Confederações agora em Junho e da Copa do Mundo de 2014, o mundo vai passar a conhecer mais a cidade. Porque não usar essa oportunidade e abrir os nossos olhos para conhecer melhor a nossa capital?

Uma cidade que foi pensada e feita para nós brasileiros, acho que merece uma chance e a nossa visita…Vambora então conhecer melhor Brasília?

*** VEJA TAMBÉM:
Guia gratuito da Copa das Confederações 2013
Calendário de Feriados 2013

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

4 COMENTÁRIOS

    • Concordo totalmente Bruna! Acho que se víssemos Brasília além da política do Brasil, a cidade seria muito mais visitada pelos brasileiros..Ou melhor: se a política no Brasil não fosse alvo de tantas reclamações, Brasília seria bem mais apreciada

  1. Brasília, vale muito a pena conhecer, passar um final de semana com uma boa companhia, lá tem bons restaurantes, bons hotéis e passeios magníficos como conhecer a planada dos ministérios.

  2. Brasília, excelente lugar pra se viver e simplesmente Linda!É para se admirar e encher os olhos de lugares incríveis “planejado”! Cidade toda planejada, fácil de encontrar endereços, bem sinalizada, transito fácil de dirigir “tudo tem lógica”, etc.
    Sinceramente, o brasiliense deve ter mais orgulho dessa cidade e fazer melhor propaganda da Capital do país, pois, há cidades do Brasil que não chega nem aos pés de Brasília, mas é conceituada mais pela propaganda, do que ela realmente oferece para o turista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui