Relato de Viagem: Moreré em Boipeba – Veja como chegar e atrações!

6
Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
Piscinas naturais na praia de Moreré. Foto:GC/Blog Vambora!

Uma das praias mais lindas da Ilha de Boipeba, Moreré impressiona pela sua extensão e beleza! Localizada no sul da Bahia, é uma das praias mais tranquilas e bonitas de Boibeba, mas ainda com um boa infraestrutura aos turistas.

Quem fica em Moreré quer geralmente tranquilidade e privacidade, misturando bons serviços com rusticidade. É um verdadeiro paraíso escondido numa das ilhas mais bonitas da Bahia e do Brasil!

Dá também para visitar a praia num dia, saindo da Vila de Boipeba ou destinos próximos, como Morro de São Paulo. Todas as dicas de como chegar em Moreré e o que fazer nesta praia incrível, você confere abaixo. Vambora!

Praia de Moreré em Boipeba: Veja como Visitar!

1-) Onde fica e como chegar em Moreré

Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
Praia na maré baixa. Foto: GC/Blog Vambora!

A Praia de Moreré fica na região sudeste da Ilha de Boipeba, a cerca de 5km da vila de Velha Boipeba, principal ponto de chegada dos turistas que vão para a ilha.

Depois da vila Velha de Boipeba, ela é a segunda parte da ilha mais estruturada aos turistas, com muitos bares, restaurantes, além de hotéis e pousadas (veja mais abaixo onde se hospedar).

Ainda sim, é uma praia bem rústica, totalmente pé na areia e tranquila, especialmente a noite, já que durante o dia são cada vez mais comuns passeios de um dia (saindo de Morro de São Paulo) para conhecer o local.

+ Passeio de barco para Moreré: Veja valores e como fazer

Como chegar em Moreré

Trator Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
Melhor maneira de chegar a Moreré é pegando um “trator”. Foto: GC/Blog Vambora!

Já ouviu dizer que quanto mais bonito um local, mais difícil é chegar nele? Em Moreré, essa premissa é verdadeira, mas calma que é bem viável e tem várias opções! Confira abaixo.

Trator

Para quem já está em Boipeba, a maneira mais comum de ir para Moreré é pegando “tratores” (que na verdade são jardineiras/ônibus dirigidas por tratores) que ficam no bairro de Tiririca (uns 10 minutos da praça central da vila de Velha Boipeba).

Vale perguntar no seu hotel/pousada em Boipeba como chegar até o local de saída deles, mas é bem tranquilo, numa caminhada rápida.

+ Como chegar em Boipeba e melhor época para viajar

A parte ruim desses tratores é que você tem que esperar eles lotarem para seguir viagem até a praia. Aguardar a lotação (de cerca de 5 passageiros), dessas jardineiras, bem rústicas, pode ser chato, mas depois de ver o caminho que você teria que andar, ou o tempo economizado vale a pena (pagamos R$ 10 a passagem por trecho).

Muitos solavancos, rios e pontes depois chega-se em Moreré, em cerca de 30 minutos!

Moto ou quadriciclo

Outra opção é indo de moto ou quadriciclo, sendo a maneira mais rápida de chegar saindo da vila de Velha Boipeba.

O valor é de cerca de R$ 20 por pessoa, sendo que em quadriciclos, podem ir até 2 pessoas (não contando o motorista) e o trecho é feito em 20 minutos.

Barco

Para quem tem pouco tempo e não vai se hospedar em Boipeba, a melhor opção é fazer um passeio de barco, já que você aproveita para conhecer além de Moreré, outras praias lindas da ilha, num mesmo dia.

Para quem está em Morro de São Paulo, destino mais próximo, a dica é fazer o passeio de barco chamado “Excursão às praias de Moreré e Cueira na Ilha de Boipeba“. O passeio dura cerca de 8h e passa pelas duas praias, tudo feito de lancha.

+ Excursão às praias de Moreré e Cueira na Ilha de Boipeba: Veja valores e como reservar

Trilha

Por fim, para quem tem espírito mais aventureiro, existe um trilha que sai da vila de Velha de Boipeba e vai pela orla, passando pelas praias de Tassimirim e Cueira.

A duração da trilha é de cerca de 2h/2h30 e é preciso fazer na hora da maré baixa. Isso porque há trechos de rio e mangue, que durante a maré alta são impossíveis de transpor.

Vale dizer que para quem deseja passar o dia curtindo Moreré, a volta dificilmente será possível a pé devido a maré. Por isso, ou você volta mais cedo a pé, ou usa uma das outras formas de transporte que citamos acima, como trator e quadriciclo.

2-) O que fazer em Moreré

Moreré possui piscinas naturais lindas, que podem ser acessadas andando da praia durante a maré baixa. Nesse período, mar recua muito (quase uns 1200 metros), criando piscinas naturais super acessíveis, com muitos peixes, mariscos, caranguejos, ouriços.

Aliás, antes de ir para a praia, então vale conferir a tábua das marés, para aproveitar bem o seu dia por lá. Por conta das piscinas naturais, compensa levar máscara e snorkel para curtir toda a natureza embaixo da água.

Barracas e Restaurantes em Moreré

Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
Restaurante em Moreré de frente para a praia. Foto: GC/Blog Vambora

Para curtir o dia na praia, há algumas barracas e restaurantes para ficar, sentar e petiscar durante o dia. Existem desde opções mais chiques (como a Pousada Coco Bambu Moreré e a Ventos de Moreré Beach Club), até outras mais simples mas também boas (como o Restaurante Paraíso Moreré, Brisa e Mar, Barraca Amendoeiras Moreré e a Barraca do Giba).

Outros ótimos restaurantes em Moreré, para curtir inclusive a noite (ideal para quem está hospedado na praia), são a Casa Filtro (para bons hambúrgueres), Bistrô Moreré e os cafés Padamor e Deusa Café Moreré.

Praia da Bainema

Praia da Bainema, Ilha de Boipeba
Praia da Bainema: linda e vazia! Foto: GC/Blog Vambora!

Quando você for para Moreré, dá para conhecer no mesmo dia, a Praia da Bainema, localizada mais ao sul, sendo essa a nossa praia favorita em Boipeba!

Para se chegar aqui é preciso pegar uma pequena trilha a partir de Moreré. Bem sinalizada, a trilha não dura mais do que 15 minutos.

Praia da Bainema, Ilha de Boipeba
Bainema: mar mais aberto e agitado no início. Foto: GC/Blog Vambora!

Ao contrário da sua vizinha, Bainema pode ser considerada uma praia quase deserta, sem quase nenhuma estrutura. Por isso, vale levar canga, protetor e algo para comer e beber caso queira ficar mais tempo.

No início do acesso da trilha vindo de Moreré, o mar é super aberto, o que cria ondas e traz algumas algas. Já é super bonito mas vale andar uns 30 minutos para chegar na Ponta da praia em Bainema, um verdadeiro paraíso!

Praia da Bainema, Ilha de Boipeba
Finalmente uma sombra na praia de Bainema! E que sombra! Foto: GC/Blog Vambora!

Com águas transparentes quase caribenhas, mar calmo, este trecho é praticamente uma piscina com sombras de coqueiros! Perfeita!

Quem ainda tiver pique pode andar um pouco mais para ver o final da Bainema e o começo da Ponta de Castelhanos. É uma praia bem mais distante para se ir e a pé só se chega durante a maré baixa.

DICA: Atenção na hora de voltar de Bainema para Moreré. Procure voltar antes da maré começar a subir para não molhar suas coisas. Há um rio e um manguezal no caminho, o que dificulta andar na maré alta.

3-) Onde ficar em Moreré

Praia da Bainema, Ilha de Boipeba
Final da praia de Bainema. Foto: GC/Blog Vambora!

Deu para ver que é possível conhecer a Praia de Moreré saindo da vila da Velha Boipeba em um dia. Porém, para quem quiser um maior contato com a natureza e quer ficar mais isolado na hospedagem em Boipeba, vale a pena se hospedar por aqui!

Como falamos acima, há bons bares e restaurantes na praia. Ainda que a estrutura seja menor do que na vila de Boipeba, dá sim para ficar bem hospedado em Moreré, inclusive em hotéis bem luxuosos e descolados.

É o caso, por exemplo, do Alizées Moreré, um hotel lindíssimo que mistura luxo com rusticidade. Foi um dos primeiros hotéis com maior estrutura de Boipeba e continua sendo um dos melhores de toda ilha!

O Alizées possui bungalows, que podem receber de casais até famílias. O hotel tem boa estrutura, incluindo piscina, bar, restaurante e serviços como massagem.

+ Onde ficar em Boipeba: Melhores hotéis, pousadas e casas de temporada

A Mangueira Boutique Hotel - Boipeba
A Mangueira Boutique Hotel em Boipeba. Foto: Divulgação

Outros bons hotéis em Moreré são o Mangueira Boutique Hotel e a Pousada Coco Bambu Moreré, que tem um estilo um pouco mais moderno, com opções de suítes e bangalôs. Ambos tem também uma ótima estrutura, com bar, restaurante e lindos jardins, e clima romântico, perfeitos para ir a dois.

Há por aqui também o Ventos Moreré Hotel & Beach Club, com opções de chalés e até uma casa dentro da propriedade, com 2 quartos e cozinha, podendo receber até 5 pessoas. É um hotel ideal para ir em família ou amigos em Moreré.

+ Veja mais opções de hospedagens em Moreré

Uma boa sugestão é dividir, se puder, sua estadia em Boipeba, ficando 2 dias na vila e mais 2 dias em Moreré. É um bom jeito de conhecer bem toda a ilha!

Deu para ver que Moreré é mesmo um paraíso no sul da Bahia, ideal para quem procura descanso e tranquilidade, ainda com estrutura e com um clima descolado.

Mesmo que seja uma praia totalmente com ruas de areia, a fama do paraíso de Moreré tem atraído cada vez mais turistas, e com isso mais serviços, porém ainda ser perder o ar local e a sustentabilidade do turismo.

Vambora então para Moreré? Se ficou com alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

*** VEJA MAIS DICAS DE BOIPEBA:
Onde ficar em Boipeba: Melhores pousadas, hotéis e praias

O que fazer em Boipeba: Melhores praias e passeios
Como chegar em Boipeba e melhor época para viajar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


6 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Gostava que considerasem a possibilidade de integrarem nas vossas opções de hospedagem, para além das sempre enumeradas 3 ou 4 pousadas as casinhas que alugamos e são tão bonitinhas, vale a pena falar delas.
    obrigado
    Manuel Saporiti
    Proprietario

  2. no dejen de ir a POusada CAsa Bobó!! en la vila mas tranquila de Boipeba..en MOnte Alegra, con vistas espectaculares de Moreré y la PLaya de Bainema, con la Mata Atlántica virgen como protagonista!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui