Relato de viagem: French Quarter – Onde comer e passear no centro de New Orleans

6
Jackson Square no French Quarter. Foto: GC/Blog Vambora!
A cara de New Orleans: grupo de jazz se apresentando na Jackson Square, bem no centro do French Quarter. Foto: GC/Blog Vambora!

Viajando para New Orleans, sua 1ª parada deve ser passear pelas ruas do quarteirão francês, o French Quarter, o centro cultural e artístico da cidade. É lá que fica a Bourbon Street, o lugar para você curtir a noite de New Orleans.

Mapa do French Quarter em New Orleans

Durante o dia, vale a pena se perder pelas ruas como a Royal, Chartres e Conti Street (veja o mapa), cheias de lojinhas e restaurantes fofos, como o Antoine`s, um dos mais famosos, antigos e carinhos da cidade.

Centro de New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!
Durante o dia, explore outras ruas além da Bourbon Street, como a Chartrer. Foto: GC/Blog Vambora!

Bem no centro da região, fica a Jackson Square, com a Igreja de St. Louis, cercada por artistas vendendo artesanato e peças de arte, bem como músicos de Jazz fazendo apresentações ao ar livre. Ficar sentado num dos banquinhos da praça, escutando a música de fundo será um programão para fazer a digestão depois do almoço. 🙂

Jackson Square em New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!
Jackson Square, com a Igreja de St. Louis ao fundo. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, para comer, New Orleans é mundialmente conhecida pela sua comida sulista, chamada de Cajun, que lembra bem a nossa, incluindo pratos com feijão e arroz, muitos frutos do mar e vegetais picantes. Alguns pratos famosos desse estilo de cozinha são: Jambalaya (uma espécie de risoto, paella, com todo tipo de carne); Gumbo (um creme de quiabo denso com carnes) e Boudin (uma lingüiça de porco, temperada com ingredientes locais).

Não deixe de experimentar também os Crab Cakes (bolinhos de caranguejo deliciosos), a Muffaleta (sanduíche a base de azeitonas picadas e diferentes tipos de carne) e os Po-Boys, um sanduichões de pão macio, com todo tipo de recheio exagerado (carne, peixe frito, camarão, porco desfiado e até bistecas inteiras!). São bem grandes e quem não estiver com tanta fome, dá para dividir. Eu comi tudo! rs

Po boy em New Orleans
Po-Boy do Johnny`s! Comi tudo! :-P. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos melhores lugares para experimentar o Po-Boy é no Johnny`s, pequeninho mas sempre lotado de turistas e locais. Fica na rua Saint Louis, perpendicular ao rio Mississipi.

Aliás, há um passeio de barco à vapor pelo rio Mississipi (navio Natchez). Se você quiser fazer, vale pelo barco, todo original e bem bonito. O passeio em si, e vistas, infelizmente, não são nada demais, já que a cidade de New Orleans não fica voltada completamente para o rio, e o foco do passeio acaba sendo mais a área portuária, do que qualquer outra coisa.

Passeio de barco pelo Mississipi. Foto: GC/Blog Vambora!
Passeio de barco pelo Rio Mississipi. Vale mais pelo barco, do que pelas vistas. Foto: GC/Blog Vambora!

Voltando para a terra, siga para o French Market, que vende relíquias, tranqueiras e algumas comidinhas. É o lugar para comprar as lembrancinhas de viagem.

French Market em New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!
Cacarecos no French Market. Tudo o que tiver o brasão com a flor de lis, é símbolo de New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!

Lá perto está localizado o Cafe Du Monde, um dos restaurantes mais famosos da cidade, que vende o “beignets”, quase um bolinho de chuva nosso, com uma massa frita, bem fofinha, passada em muito açúcar. Pela manhã fica cheio de pessoas, então uma boa opção é passar por lá, mais a tarde, para tomar um café.

Entre um lugar e outro, repare nos casarões, em estilo espanhol e francês, coloridos, com detalhes em metal todo rebuscado. Vale caminhar por lá, só para ficar reparando em tudo aleatoriamente. É muito charmoso!

Casas no French Quarter em New Orleans. Foto: GC/Blog Vambora!
Casas com a cara do French Quarter: mistura espanhola e francesa. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você ainda tiver pique, continue seguindo o rio e às margens do French Quarter, você encontrará o Aquário de New Orleans, o Audubon, um dos maiores dos EUA, com até um teatro Imax. Bom programa se você estiver com crianças.

Deu para ver que não faltam coisas para se fazer só nessa parte da cidade. Se você não estiver hospedado por lá mesmo, o bondinho da linha St. Charles e Canal St. param na Canal Street, facilitando o acesso. O valor unitário da passagem é de $ 1,25. Toda a região pode ser cobrida a pé, sem problema nenhum.

Provavelmente, em quase todos os dias da sua viagem, você dará pelo menos uma passadinha no French Quarter, para conseguir ver e experimentar tudo. Então, Vambora???

*** Mais dicas de New Orleans e Louisiana no blog:
– Onde ficar e como circular em New Orleans
Um passeio pelos pântanos da Louisiana
– A verdadeira Bourbon Street

+ FOTOS de New Orleans no facebook do Vambora!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


6 COMENTÁRIOS

  1. Saindo para o interior de São Paulo para o final de semana, não sem antes passar e ler as dicas interessantíssimas do Vambora. Quando eu tiver uma BELA viagem programada eu pedirei dicas.
    Bom final de semana, Gislane

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui