Vivendo e aprendendo: Programa de Fidelidade – Conheça os diferentes tipos

2

Programas de fidelidade se tornaram bem conhecidos dos brasileiros nos últimos anos. Como forma de, literalmente, tornar o consumidor mais fiel a uma determinada marca, produto ou serviço, os programas de fidelidade oferecem diferentes oportunidades e recompensas. A ideia é realmente ótima e muitas empresas conseguiriam atrair clientes com isso, desde o restaurante que depois de 10 refeições oferece uma de graça, até companhias aéreas que, juntando um determinado número de pontos/milhas, conseguimos viajar “de graça”.

Para quem quer viajar mais gastando menos, a ideia é especialmente interessante, por isso é tão comum associarmos um programa de fidelidade com viagens, sendo que existem diversos programas desse tipo de companhias aéreas, hotéis, etc. A questão é que nem sempre é fácil juntar esses pontos, existem regras, validade, variações e por isso surgiram no mercado outros tipos de programa de fidelidade que também podem ajudar o viajante, além das milhas e pontos. Confira abaixo:

-> Programa de Fidelidade de pontos e milhas

Programa de Fidelidade TAM GOL AZUL

Essa é a forma mais tradicional dos programas de fidelidade, especialmente das companhias aéreas. Assim, em geral, fazendo parte de um programa desses, a cada 1 milha voada, o passageiro recebe uma “milha-prêmio”, que depois de uma certa quantidade acumulada pode ser trocada por passagens aéreas, upgrades (ao invés de voar econômica, ir de executiva, por exemplo), produtos, etc.

Diversas empresas áreas no Brasil e no mundo possuem esse tipo de premiação ao viajante fiel, mas com regras que variam muito de companhia para companhia. No Brasil, por exemplo, a Latam, GOL e Azul possuem esse tipo de programa de fidelidade, que você pode conferir o resumo de como funcionam nesse post (veja aqui) no blog.

Mas independente do programa de fidelidade, para conseguir aquela tão sonhada “passagem de graça” é preciso em geral tempo e artimanhas para poder juntar muitos pontos (ou milhas). Por exemplo, o programa de fidelidade da GOL é o Smiles. Nele, diversas outras empresas, como lojas, postos de gasolinas, etc, permitem que a cada compra, você consiga transformar o crédito gasto em pontos que podem virar milhas.

Cartões de crédito também oferecem essas recompensas. Para saber mais detalhes sobre todas as possibilidades e melhores maneiras de acumular e usar milhas para viajar, veja esse post aqui que fizemos: https://www.blogvambora.com.br/guia-basico-acumular-usar-milhas/

-> Programa de Fidelidade de descontos e dinheiro de volta

Meliuz Logo

Nem só de pontos e milhas vivem esses programas. Um novo tipo de programa de fidelidade que devolve dinheiro a cada compra é a aposta atual do mercado. Chamado de Méliuz, o portal brasileiro disponibiliza gratuitamente cupons de desconto de diversas lojas online do Brasil e devolve parte do valor gasto nas compras, direto na sua conta bancária.

Do segmento de viagem, por exemplo, empresas como Hotel Urbano, Click Bus, Decolar, Tap, Latam e Gol oferecem até 4% de dinheiro de volta em cada compra realizada pelo site. Acumulando a partir de R$ 20, o valor pode ser resgatado diretamente na conta bancária. Em tempos de crise em que cada real conta e para quem não tem paciência nem gastos compatíveis para acumular muitos pontos ou milhas, essa tende ser uma ótima opção. Veja mais: https://www.meliuz.com.br

São formas diferentes de ser recompensado nos dias de hoje, seja acumulando de pouco em pouco com o tempo (no caso de pontos e milhas), seja através de uma forma mais rápida e imediata (através de descontos e dinheiro devolvido). De qualquer modo, são opções interessantes tanto para as empresas, que criam uma clientela fiel, como para os consumidores, que conseguem obter algo em troca. E você o que prefere: viajar mais para viajar de graça ou viajar e economizar um pouco de cada vez?

*Post publieditorial

*** VEJA TAMBÉM:
Milhas: guia passo a passo de como acumular e usar para viajar
Mudanças nos programas de milhas: As novas regras da Latam, Azul e GOL
10 dicas para economizar numa viagem em tempos de crise

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui