Vivendo e aprendendo: As Pechinchas do Grand Bazaar e Mercado de Especiarias em Istambul

15
Mercado de Especiarias
Mercado de Especiarias em Istambul: pequeno mas cheio de boas pechinchas. Foto: GC/Blog Vambora!

Os turcos adoram futebol mas o esporte nacional praticado por todos é mesmo a pechincha! E é no Grand Bazaar e no Mercado de Especiarias que as Olimpíadas das compras acontecem em Istambul, todos os dias.

É uma questão cultural e tirando poucas exceções, nenhum preço na Turquia está fechado: eles querem e incentivam você a negociar praticamente qualquer coisa por lá!

Loja de tapetes em Istambul
Um chá entre uma negociação e outra. Foto: GC/Blog Vambora!

Nos meus primeiros dias na cidade devo dizer que fiquei com um pouco de preguiça desse esquema: com isso quase nenhuma compra é rápida e a maioria das negociações que começam só com um “Quanto custa?” podem acabar com você sentado na loja, tomando um chá e batendo papo com o vendedor uns 40 minutos depois. Nessas horas a simpatia turca te dobra e você cansado, acaba aceitando o preço final do vendedor. Não que seja ruim, só não vai ser o valor mais barato…

Em um dia de observação e poucas tentativas no Grand Bazaar, o estádio olímpico das pechinchas, resolvi que não custava tentar entrar no jogo nos próximos dias. O mercado tem muitos cacarecos, doces, especiarias e lembrancinhas legais para ignorar! 🙂

Grand Bazaar em Istambul
Entrada do Grand Bazaar. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, não ter comprado nada nos primeiros dias me deu uma grande vantagem para as negociações que vieram a seguir: eu consegui ter uma base de comparação! Mesmo recebendo olhares indignados e falando “Não, Obrigada” incontáveis vezes, a pesquisa de preço de produtos que eu queria foi fundamental. E na Turquia essa pesquisa tem que ser em pelo menos umas 5/6 lojas, já que em cada uma vai ter alguma diferença de preço, característica do produto e simpatia/desespero do vendedor, que influência, e muito, no preço final da mercadoria.

Mercado de Especiarias em Istambul
Fazendo pesquisa de preços no Mercado de Especiarias. Foto: GC/Blog Vambora!

Com uma média de valores na cabeça, entrei nos mercados mais confiante e sem preguiça de jogar nos dias seguintes. Aqui vai outra dica: evite comprar nas lojas das ruas principais, principalmente no Grand Bazaar. Como o lugar é imenso (são milhares e milhares de lojas) muitos turistas ficam perambulando só pelas ruas principais para não se perder e os vendedores, sabendo disso, inflacionam os preços. Não tenha medo: ligue seu GPS interno, observe marcos para se orientar e entre com tudo nas cerca de 60 ruas existentes. A diferença de preço é absurda: vale mesmo a pena!

Loja de lenços, Istambul
Existem lojas nos arredores dos mercados com bons preços também. Foto: Blog Vambora!

Os turcos adoram negociar mas tudo tem um limite: não adianta perguntar o valor de algo e chegar oferecendo 1/5 dele…isso já vira ofensa. A dica é começar oferecendo 50% do valor e ver a reação do vendedor: se ele fizer uma cara feia e nem oferecer uma contra proposta, saia devagar e parte para a próxima loja :-D; se ele diminuir uns 10% do valor, já é algum sinal de uma negociação mais promissora.

Doces turcos
Doces tradicionais no Mercado de Especiarias. Foto: GC/Blog Vambora!

Como exemplo de boas compras em Istambul posso citar os famosos docinhos turcos no Mercado de Especiarias e um jogo de xícaras de chá no Grand Bazaar. No 1º caso, a dica foi buscar um desconto baseado na quantidade. Por um item o vendedor dizia que o preço estava certo, já tinha desconto e no meio da negociação só tirou 1 lira… Foi falar faz 3 por X, que ele olhou, pensou e aceitou na hora! Bingo! Eles querem vender, então aproveite e tente descontos maiores por mais produtos.

Grand Bazaar
Numa das ruas do gigantesco Grand Bazaar. Foto: GC/Blog Vambora!

O caso das xícaras foi mais complexo, demorou acho que uma boa meia hora, com a compra só finalizando mesmo aos 45 minutos do 2º tempo…Eu na verdade nem pensava em trazer as xícaras, por medo de quebrar na mala, e fui tranquila dar uma olhada nas lojas mas foi só olhar com um pouco mais de atenção para o produto que em 1 segundo lá veio o vendedor negociar…

Luminárias turcas no Grand Bazaar
As lindas luminárias turcas no Grand Bazaar. Foto: GC/Blog Vambora!

Começamos com 120 liras. Eu que já tinha visto um produto semelhante, mas não igual, por 80, resolvi pegar pesado e ofereci 50. Ai começou: “Mas é um produto de qualidade, faço por 100 e você leva agora”…”Não, já vi bem mais barato”, “Mas não é igual. Olha essa qualidade! Faço para você por 90”, ”Não, não, eu tenho só 50”…e a conversa foi longe, em pelo menos 3 línguas (inglês, espanhol e até umas arranhadas dele em português) até que quando estava saindo da loja ele me oferece o jogo por 60 liras! Ta bom vai, fechamos!

cerâmica turca
Potinhos da perdição: não levei e me arrependi. Foto: GC/Blog Vambora!

O engraçado é que qualquer compra por lá vai vir com algum sentimento de culpa, com você pensando que poderia ter feito um melhor negócio. No meu caso, vi alguns metros depois em outra loja um conjunto parecido por 90 liras, mas com colherzinhas de brinde! E sua cabeça pensa: “Acho que dava para eu comprar esse por 50 liras com brinde! Droga!” rsrsrs!

loja de joiás no Grand Bazaar
Lojas de joiás: só compre se tiver certeza da procedência e algum comprovante de veracidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, uma dica que vale para compras em Istambul ou em qualquer lugar do mundo: se você gostou muitooooooo de uma coisa, leve! A gente sabe que tem certas coisas que são bobagens, mas se você encasquetar com um produto único, que não viu mais em nenhum outro lugar, o sentimento de culpa vai te assombrar por um bom tempo se você acabar não levando… Viagens são muitas vezes feitas com economia, mas também presentes: se dar ao luxo de vez em quando, faz parte e alegra qualquer viagem!

Mais dicas para fazer boas compras no Grand Bazaar e Mercado de Especiarias:

-> Para doces e temperos o Mercado de Especiarias, mesmo sendo menor, tem mais opções e é mais barato! Garanta as guloseimas nele.

-> No caso de xícaras, pratos, lustres e narguilé, o Grand Bazaar é imbatível: tem muitas opções mas como disse acima: preços variadíssimos. Siga a dica de se embrenhar nas ruas não principais para se dar bem.

-> Jóias e Tapetes: se você não for entendido do assunto, melhor ir em lojas especializadas (existem diversas nos arredores do Grand Bazaar). Dentro do mercado a chance de levar “gato por lebre” é imensa.

tapetes turcos
Tapetes turcos: como nas jóias, só compre se tiver certeza da procedência e pechinche muito!! Foto: GC/Blog Vambora!

-> O costume de pedir desconto vale especialmente para os mercados e lojas de produtos mais turísticos. Em grandes lojas de rede, shoppings, etc, não pega muito bem negociar: no máximo pergunte educadamente se há algum desconto na hora de pagar no caixa (não custa perguntar!).

-> Pechinche mas não ofenda: como disse, não diminuía absurdamente o preço. 50% de desconto é o valor padrão para a maioria das negociações. Se não der certo, tente a técnica de “mais por menos” ou “quero um brinde!”, sempre com simpatia. Geralmente dá certo! 😉

Com essas dicas, Vambora então fazer boas compras em Istambul!

*** Veja mais dicas de ISTAMBUL no blog:
Compras em Istambul: Dos Shoppings às Melhores Lojas
Onde se hospedar em Istambul: hotéis e regiões
Para se apaixonar por Istambul: melhores vistas da cidade
Um cruzeiro pelo Bósforo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


15 COMENTÁRIOS

  1. Estou morrendo de rir aqui. Estava comentando essa semana com meu marido que – com certeza – nós vamos nos dar mau nas negociações! Eles são muito profissas! Mas as dicas já ajudaram muito. Depois volto para contar como nos saímos.
    Bjos
    Roberta

  2. […] A Guta Cunha, do blog Vambora!, fala sobre As Pechinchas do Grand Bazaar e Mercado de Especiarias em Istambul, e como é mais que necessário o talento para negociar o preço das infinitas quinquilharias dos […]

  3. Oi Guta, tudo bem?

    Adorei seu post!

    Sou uma apaixonada por Istambul e, com muita alegria, vou agora em março pela terceira vez. 😀

    O que vi quando fui diversas vezes ao Grand Bazaar é que muita coisa (souvenirs, camisetas, pashminas, e até pratas) é BEM mais barata nos arredores, fora do mercado, na rua onde passa o tram e nas travessas.

    Claro que vale muito o passeio ao Grand Bazaar, é delicioso, mas não sei se é “o” lugar certo para compras por conta dos preços inflacionados.

    Beijos!

    Lu

    • Olá Elda,
      Os vendedores dizem que sim 😀
      Mas é preciso ter cuidado: como falamos ai no post, no caso das lojas de joias no mercado só compre se tiver certeza da procedência e o vendedor tiver algum comprovante de veracidade.

    • Olá Mariana,
      Visitei lá a loja Punto Halı que fica muito próxima ao Grand Bazaar e achei a qualidade dos tapetes maravilhosa, atendimento primoroso. Foi indicação do guia que nos ajudou por lá. Achei ótima!

  4. Eu estive no GB mas foi por apenas duas horas ja que estava na hora do meu naviou partir.
    Eu me lembro de ter visto uma loja PANDORA la. voce viu esta loja?
    O gran Bazar tem muitas marcas falsificadas de boa qualidade.

  5. ola,

    Estive em Istambul mês passado(junho) e visitei o grand Bazar. Lugar interessante de se conhecer, mas não de comprar. Preços para turista e mercadorias de baixa qualidade. se vc estiver desavisado fará péssimos negócios. as lojas de rua / bairro tem mercadorias de melhor qualidade e melhores preços…surpreendente. fiquei decepcionada !!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui