Relato de viagem: Passeio de escuna em Angra dos Reis, todas as dicas

0
Passeio de Escuna Angra dos Reis Ilha Grande
Passeio de escuna na baia de Angra dos Reis e Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio de escuna em Angra dos Reis é um dos mais procurados não só na cidade, como em todo Rio de Janeiro! Hoje é a terceira atração turística paga mais visitada do estado (só ficando atrás do Cristo Redentor e Pão de Açúcar).

O motivo para tanta procura é simples: junta as paisagens lindíssimas da baia de Angra dos Reis e Ilha Grande (incluindo a famosa Lagoa Azul), a proximidade com a capital carioca e o preço com bom custo X benefício.

Mansao Angra dos Reis
Mansão em Angra dos Reis, vista durante passeio de escuna. Foto: GC/Blog Vambora!

Muita gente inclusive vem do Rio de Janeiro para Angra dos Reis só para fazer esse passeio, numa espécie de bate e volta (saindo por volta das 8h da capital e voltando por volta das 21h), de ônibus fretado.

Pessoalmente, nós achamos essa viagem puxada (são mais ou menos 3 horas de estrada na ida e mais 3h na volta), mas há quem acha que vale a pena, especialmente se está com pouco tempo. Mas já avisamos: se puder passar pelo menos um fim de semana em Angra dos Reis, toda a estadia (não só esse passeio) será muito mais gostosa e especial.

Como é o passeio de escuna em Angra dos Reis: nossas dicas e experiência

Passeio de escuna em Angra dos Reis e Ilha Grande
Passeio de escuna em Angra dos Reis e Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que existam algumas variações, o passeio de escuna em Angra dos Reis é o mais clássico e democrático da região. As escunas, geralmente levam de 60 a 180 pessoas (dependendo do seu tamanho), seguindo um roteiro pré determinado que passa por atrações na baia de Angra e Ilha Grande, durando cerca de 6h no total (incluindo almoço).

As diferenças entre as escunas, vão desde se o almoço está ou não incluído no valor do passeio, o seu tamanho (existem algumas menores, que dão uma sensação mais privativa) e o clima da embarcação. O normal é o que já acontece na maior parte do litoral brasileiro: barco cheio, bar de caipirinha e churrasquinho a bordo e muita música tocando alto. Há quem ame e há quem odeie.

Passeio de escuna Angra dos Reis
Escuna em Angra dos Reis. Foto: GC/Blog Vambora!

Grande parte das escunas saem do píer de Angra dos Reis, todos os dias, por volta das 11h da manhã, horário que combina com a chegada dos ônibus do Rio de Janeiro (de quem vem somente fazer o bate e volta). Durante a alta temporada e finais de semana, a quantidade de escunas é maior e há mais horários disponíveis.

Quem quiser fugir um pouco da muvuca, a dica é pegar uma escuna que sai num horário mais cedo, para pegar as atrações mais vazias, especialmente na alta temporada, ou fazer um passeio de lancha ou barco privativo (mas dai paga-se mais por isso).

Pier Angra dos Reis
Pier de Angra dos Reis, da onde saem os passeios de escuna. Foto: GC/Blog Vambora!

O fato é que esse passeio de escuna passa por alguns dos maiores cartões postais da região de Angra dos Reis e Ilha Grande que você com absoluta certeza irá querer conhecer quando estiver lá. São eles:

Principais atrações visitadas durante o passeio de escuna em Angra dos Reis e Ilha Grande

  • Ilha de Cataguás (ou Ilha de Cataguases)
  • Lagoa Azul
  • Praia do Araçá
  • Praia de Japariz
Ilha de Cataguas
Ilha de Cataguás (ou Ilha de Cataguases) em Angra dos Reis. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio começa na Ilha de Cataguás (há quem chame também de Cataguases), considerada uma das mais bonitas da região, com formação rochosa e praias de areia branca e mar super claro. Aqui já há uma parada para mergulho mas não dá para descer na praia (a dica é voltar aqui depois com mais tempo, para curtir a praia em si).

Depois chega a hora de curtir um dos cartões postais da baia de Angra dos Reis e Ilha Grande: a Lagoa Azul! Já começo dizendo que a lagoa azul na verdade é mais verde do que azul….mas tudo bem! As águas, super claras, são um convite para mergulhar e ver muitos, mas muitos peixes mesmo!

Passeio de escuna na baia de Angra dos Reis e Ilha Grande
Passeio de escuna na baia de Angra dos Reis e Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Quando fizemos esse passeio de escuna o dia estava meio nublado, mas mesmo assim deu para ver a cor da água clara e cristalina, além do mergulho, que possui muita visibilidade! Imagino só como deve ser ainda mais lindo num dia de sol!

Mergulho na Lagoa Azul em Ilha Grande.
Mergulho na Lagoa Azul em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Aqui a escuna fica parada por mais tempo, então dá para curtir a Lagoa Azul com calma. Quem quiser, eles oferecem dentro da embarcação o aluguel de máscara e snorkel. Quem não tem muita experiência com snorkel, vale levar simplesmente um óculos de mergulho/natação, para conseguir ver melhor todos os peixes e animais. Há também aqueles famosos “paus de macarrão” para conseguir boiar com mais facilidade no mar.

Snorkel na Lagoa Azul em Ilha Grande.
Snorkel na Lagoa Azul em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Dependendo da embarcação, daqui segue-se para o almoço ou continua-se o passeio. No nosso caso fizemos parada para almoço na Praia de Japariz em Ilha Grande, onde praticamente todas as escunas vão para almoçar. Aqui há alguns restaurantes para escolher: nós fomos no Restaurante Mandala, que possui um serviço de Buffet e também a la carte.

Praia de Japariz
Pier onde param as escunas na praia de Japariz em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Experimentamos os dois: o Buffet é simples, básico mas muito bem feito, com salada, arroz, feijão, peixe, frango, macarrão, etc. Pedimos também um camarão frito a la carte que estava ótimo, além das bebidas. Serviço bom, mesmo com a imensa quantidade de gente dentro do local. A parada por aqui dura por volta de 1h/1h30.

Igreja da Freguesia de Santana
Igreja da Freguesia de Santana na Praia do Araçá em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, seguimos para a última parada, a Praia do Araçá, super bonita, com águas calmas e uma surpresa: uma igreja no alto de um pequeno morro, a Igreja da Freguesia de Santana. A história diz que nesse local foi construída uma das primeiras capelas do Brasil em 1502, sendo demolida em 1843 para dar origem a Igreja que existe até hoje.

praia de araça ilha grande
Praia de araçá. Foto: GC/Blog Vambora!

A parada aqui é mais curtinha, mas mesmo assim vale passear um pouco pela praia que é super tranquila, bonita e gostosa para um banho.

Dicas finais para o passeio de escuna em Angra dos Reis

Escuna na Lagoa Azul
Escuna na Lagoa Azul. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Leve tudo o que precisa para passar o dia na escuna, isso inclui roupa de banho, toalha, protetor solar, máquina fotográfica/celular (especialmente com capa protetora para água ou que possa ser molhado) e dinheiro, já que alguns lugares nas paradas podem não aceitar cartão.
  • Nós fizemos o passeio com a empresa Doce Angra com a escuna de mesmo nome, muito famosa na região, cuja sede em Angra fica bem em frente ao píer da onde saem as escunas. Existem diversas outras empresas, então vale conferir não só o preço do passeio, mas a qualidade e segurança do serviço prestado (se a tripulação da embarcação é treinada, se é segura com coletes para todos, se possuem CNPJ, Alvará com Cadastur, etc).
  • O valor em média do passeio é de R$ 70 por pessoa mas pode variar de acordo com época do ano (baixa ou alta temporada), empresa, tamanho da escuna, serviços incluídos, etc.
Escuna Doce Angra
Escuna Doce Angra em Angra dos Reis. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, se você não gosta de muvuca, música alta e ter pouca independência, então o passeio de escuna não é para você. Nesse caso, vale investir em embarcações menores, como lanchas ou barcos a vela, que também fazem passeios de um dia (seja alugando o barco todo, seja pagando por passageiro). Vamos contar mais sobre isso no próximo post! Vambora!

*O Vambora! fez essa viagem a convite do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau.

*** VEJA MAIS DE ANGRA DOS REIS E ILHA GRANDE:
Onde se hospedar em Angra dos Reis: dicas de hotéis e pousadas

Lopes Mendes: visitando uma das praias mais lindas em Ilha Grande
Angra dos Reis e Ilha Grande, paraíso entre Rio e São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui