Relato de viagem: Passeio pelo Centro de Munique – Um roteiro completo com mapa!

3
Marienplatz vista da Peterskirche em Munique
A vista mais bonita de Munique no alto da igreja Peterskirche, no centro da cidade. Foto: PS/Blog Vambora!

Munique é vista por muitos como a capital da cerveja da Alemanha, e provavelmente do mundo, mas seria muito injusto classificar a cidade só desse ponto de vista. Sim, há diversos festivais de cerveja (como falamos nesse post aqui) e muitos bares, biergarten e cervejarias incríveis na cidade para experimentar (como mostramos nesse post aqui) mas Munique é também a terceira cidade mais populosa da Alemanha (depois de Berlim e Hamburgo), uma das cidades mais ricas e caras de todo o país, além de sede de diversas empresas de peso mundiais, como a BMW.

Viktualienmarkt em Munique
Viktualienmarkt em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Se atualmente a cidade exibe desenvolvimento e modernidade, basta andar um pouco pelo seu centro para ficar surpreso por toda sua história. Fundada em 1158, Munique sofreu altos e baixos como principal cidade da Baviera, mas foi durante o século XX, mais precisamente na 2ª Guerra Mundial, que a cidade viu sua maior desgraça e depois apogeu: foi reduto do Partido Nacional-Socialista e berço do nazismo, depois praticamente quase destruída durante a guerra para depois ser reconstruída com ajuda do governo americano.

Neue Rathaus em Munique
Neue Rathaus, a prefeitura em, estilo gótico bem no centro de Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Passado esse histórico dolorido da 2ª Guerra, não se pode esquecer que a cidade tem mais de 850 anos de história, sendo que o centro histórico de Munique resplandece como um dos mais bonitos da Alemanha e remete a outros anos não tão sombrios assim. Basta caminhar pelo Altstadt (ao pé da letra, “centro histórico” em alemão) de Munique então, para se ter noção um pouco de toda essa história e alma da cidade.

Assim, chegando por lá, um dos primeiros passeios que você deveria fazer é visitar a região. Segue então abaixo, uma sugestão de roteiro pelo centro histórico de Munique, que dura praticamente um dia inteiro, e dá uma bela introdução do que a cidade tem a oferecer. Vambora?!

-> Roteiro pelo centro de Munique:

Legenda mapa: Em vermelho estão as atrações, em laranja bares, cervejarias e restaurantes e em azul comércio.

Comece o dia de manhã indo em direção a Marienplatz (Praça de Maria), a alma do centro histórico. Nela estão algumas das mais importantes atrações de Munique e a partir dela dá para fazer a pé todo restante desse roteiro. Dependendo da onde você estiver hospedado dá para chegar lá a pé ou facilmente de metrô pela estação de mesmo nome (a Munchen Marienplatz) ou o que acho mais interessante, começar seu passeio na Karlsplatz (estação de metrô Munchen Karlsplatz), pois logo aqui você já conhece o Karlstor, o lindo portão medieval de Munique, mencionado na história da cidade desde 1302 (outros portões famosos medievais da cidade e que estão próximos também, são o Isartor e o Sendlinger Tor).

Karlstor Munique
Karlstor: um dos portões medievais de entrada para o centro histórico de Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Atravessando-o, já começa uma ótima rua de comércio de Munique, aberta somente para pedestres, a Kaufingerstraße, cheia de lojas que todos adoramos como Zara, H&M, Forever 21, entre outras, boa para voltar mais tarde e fazer umas comprinhas. 😉

Seguindo reto você já sai na Marienplatz. O prédio mais imponente da praça é o Neue Rathaus, em estilo gótico, sendo o prédio da prefeitura que possui um relógio animado (chamado de Glockenspiel), com sinos e bonequinhos dançantes que contam um pouco da história da Bavária. Ele toca diariamente às 11h e 12h (e de março a outubro, também às 17h) o que atrai muitos turistas. Tem gente que acha um pouco sem graça, mas achei fofo… Olha o videozinho:

Observação 1: Na Marienplatz há wi-fi gratuito (e bem rápido) para usar. Uma das poucas áreas públicas de Munique que oferecem isso, então se quiser aproveitar e dar notícias através do celular, agora também é a hora! 🙂

Observação 2: Se todos esses nomes em alemão estão lhe confundindo, calma: no começo do planejamento da viagem é assim mesmo…Provável que continue assim até um tempo durante sua estadia por lá mas faz parte: alemão é uma língua difícil de assimilar de uma hora para outra mesmo, mas depois de um tempo lendo, vendo mapas, escutando as pessoas falarem, você vai se acostumando e acaba decorando (e até entendendo os nomes!). Acredite, falo por experiência própria de quem não sabia falar praticamente nada em alemão quando foi ao país. 🙂

Glockenspiel
Detalhe dos bonecos dançantes do Glockenspiel. Foto: GC/Blog Vambora!

Chegando na praça por volta das 9h/10h, dá antes do “show do relógio” aproveitar para subir na torre da prefeitura (de elevador!) para se ter uma visão dos principais pontos turísticos de Munique do alto. Para quem tem mais fôlego (e saúde rs), dá para nessa hora visitar também a Peterskirche, a igreja mais antiga de Munique (do ano de 1150), cuja torre de 92m tem a vista mais bonita da cidade (que em dias limpos dá para ver até o distante estádio Allianz Arena e o Parque Olímpico). O único porém é que só se pode subir lá a pé, então vá preparado pois os 306 passos exigem fôlego… Para ambos os casos paga-se de 1 a 2 euros para subir.

Viktualienmarkt em Munique
Uma das diversas lojas deliciosas no Viktualienmarkt em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de ver a apresentação do Glockenspiel, vá em direção sul ao Viktualienmarkt, um dos maiores mercados de alimentos da Europa, ao ar livre, cheio de lojas de comidas e souvenirs alimentícios, como um tipo de pão de mel em forma de coração bem famoso de Munique, chamado de Lebkuchen. Dá para encontrar todo tipo de comida por aqui, de queijos deliciosos até carnes “estranhas”, mas tudo muito organizado e bonito, um lugar delicioso e simpático para dar uma volta. No verão fica aqui também um dos biergarten (local para beber cerveja ao ar livre) mais cheios de Munique e sempre há barracas onde dá para comer e beber algo, como o Schamalznudel, doce típico de Munique (frito e com açúcar)…Porém recomendo que você segure um pouco a fome (ou compre os doces para comer depois de sobremesa 😉 ) e vá almoçar numa das cervejarias mais famosas da cidade (e do mundo) que fica lá pertinho: a Hofbrauhaus (veja mais sobre ela, nesse post aqui).

Hofbraeuhaus Munique
Entrada da cervejaria Hofbraeuhaus em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Devidamente alimentado, vale voltar em direção a Marienplatz para conhecer a Frauenkirche, o maior edifício central de Munique: a igreja cujas duas torres abobadas de 99m de altura serviu de base para nenhum outro edifício ultrapassá-lo no centro da cidade. Praticamente toda reconstruída no pós Guerra é bonita mas bem simples e possui placas dos papas João Paulo II e Bento XVI (que nasceu na Baviera) onde pessoas rezam e prestam homenagem. Para quem tiver pique, também é possível subir (a pé) até o alto das torres, mas honestamente a vista da Peterskirche ou a facilidade de subir de elevador a Neue Rathaus, compensam mais.

Frauenkirche em Munique
Frauenkirche, com a homenagem ao Papa João Paulo II. Foto: GC/Blog Vambora!

Lá perto também fica a Michaelskirche, igreja bem bonita de estilo renascentista, onde está a cripta de Ludwig II, o rei louco e um dos principais personagens da história da Baviera e da Alemanha, o mesmo aliás que construiu o castelo dos sonhos mais visitado do mundo, o Castelo de Neuschwanstein, pertinho de Munique (e bate e volta essencial da cidade), que já falamos em outro post. Veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/castelo-de-neuschwanstein-todas-dicas-para-visitar/

Antiquarium Residenz Munique
O surpreendente palácio/museu Residenz Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Siga agora norte, atravessando a Maximilianstraße (uma das ruas de comércio mais chiques de Munique, onde estão diversas lojas de grife famosas) até chegar ao lindo Residenz Museum, uma das maiores jóias de Munique e o maior palácio urbano da Alemanha. Separe pelo menos umas 2/3h da sua tarde para visitá-lo. Aqui contamos mais sobre a visita: https://www.blogvambora.com.br/residenz-museum-munique/

Hofgarten
Os jardins do Hofgarten em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de tanta cultura e bate perna, chegou a hora de relaxar! Dá para curtir os jardins do Hofgarten logo ao lado do museu ou quem ficou com vontade, pode voltar para as ruas Maximilianstraße ou a Kaufingerstraße para fazer umas comprinhas! Outra opção é já emendar a noite num bar e cervejaria nas proximidades, como um dos que mais gostamos na cidade (e já falamos mais nesse post aqui) como o Killians ou o Jodlerwirt ou até mesmo uma cervejaria da Augustiner (uma das marcas de cerveja mais famosas da cidade), como a Am Dom ou a Zum, também nas proximidade (vide mapa acima). De restaurantes, lá perto estão também os super bem recomendados Spatenhaus an der Oper (comida internacional e típica alemã) e o Vapiano (italiana), sendo o primeiro mais formal (e mais caro) que o segundo, que é uma rede de restaurantes, mas ainda bem cotada.

Uma sugestão de roteiro de um dia, dedicado para conhecer o coração de Munique e entender melhor a história e curtir a cidade. Vambora?!

*** Veja mais dicas de MUNIQUE e da ALEMANHA:
Starkbierzeit: O festival da cerveja em Munique que você (ainda) não conhece
Hofbrauhaus, a mais famosa cervejaria em Munique
Como visitar a Allianz Arena, o super estádio do Bayern de Munique na Alemanha
Todas as dicas de MUNIQUE no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui