Descanso merecido: Onde ficar em Berlim – Dicas de hotéis e regiões para se hospedar

2
Hotel Mani em Berlim
Vista do Hotel Mani em Berlim, no bairro de Mitte, uma das melhores áreas onde ficar em Berlim. Foto: Divulgação

Procurando dicas de onde ficar em Berlim? Então chegou ao lugar certo! Depois de pesquisar muito e viajar para a cidade, confira todas as nossas dicas dos hotéis em Berlim com bom custo x benefício para ficar, bem como as melhores regiões para se hospedar, para ficar bem localizado e aproveitar muito bem a cidade.

mapa-onde-ficar-em-berlim-regioes

Já para começar, uma boa dica é que comparada a outras cidades da Alemanha (como Munique, por exemplo) e até outras grandes cidades europeias (como Paris e Londres), Berlim tem ótimas opções de hospedagem com bons preços, incluindo muitos hotéis design, boutique e outros completamente inusitados.

Generator Berlin Mitte
Generator Berlin Mitte, um hostel que se passa também por hotel design econômico. Foto: Divulgação

Como a variedade de hotéis em Berlim é muito grande, há muita competição e os preços das diárias acabam tendo uma média abaixo da maioria das cidades europeias, tornando Berlim ótima para se conhecer em diversos dias, sem pagar muito por isso! Mas ainda que possua um transporte público excelente, se não for ficar localizado em áreas centrais (como Mitte e Potsdamer Platz, por exemplo – veja mais abaixo) vale considerar sempre ficar o mais perto possível de uma estação de metrô ou trem. Confira abaixo então nossas sugestões e dicas para escolher onde se hospedar em Berlim.

Onde ficar em Berlim: dicas de hotéis e regiões para se hospedar

1-) Mitte

Generator Berlin Mitte
Generator Berlin Mitte. Foto: Divulgação

Sem dúvida nenhuma o melhor local onde ficar em Berlim, exatamente por possuir uma localização privilegiada, bem central e muito perto de grandes atrações turísticas da cidade, como Portão de Brandemburgo, Ilha dos Museus e serviços (restaurantes, bares, lojas, etc).

Exatamente por isso mesmo, os hotéis por aqui são os mais disputados e com diárias um pouco mais caras do que em outras partes da cidade, mas ainda sim, o custo X benefício vale e há ótimas e diversas opções! Dica: As reservas nos hotéis por aqui devem ser feitas com bastante antecedência para garantir seu quarto. É a primeira região da cidade onde os hotéis ficam lotados mais rapidamente!

Quarto do The Circus Hotel, um dos melhores hotéis onde ficar em Berlim
Quarto do The Circus Hotel, um dos melhores hotéis e localizações onde ficar em Berlim. Foto: Divulgação

Um dos hotéis mais bem avaliados, disputados e com melhor custo X benefício em Mitte e em toda Berlim é o The Circus Hotel. Ele fica bem em frente à Estação de Metrô Rosenthaler Platz, pertinho da Alexanderplatz e de várias lojas, restaurantes e bares. Realmente localização nota 10!

Ainda que econômico (por volta de 80 euros a diária para 2 pessoas), o conceito dele é de hotel design, então você encontra aqui quartos muito bem decorados (com diferentes tamanhos), modernos, bem como áreas comuns descoladas. Um dos hotéis mais confortáveis e com bom preço de Berlim!

The Circus Hotel Berlim
Área do café da manhã do The Circus Hotel na região de Mitte. Foto: Divulgação

Possui ainda um hostel nas proximidades, da mesma bandeira, para quem quiser economizar ainda mais, com diárias de € 19,00, por exemplo, para cama em quarto compartilhado ou até mesmo quartos privativos (com banheiro único ou compartilhado) a partir de € 46,00. Realmente excelente!

Hotel Amano em Berlim
Hotel Amano em Berlim. Foto: Divulgação

Outros hotéis que seguem essa mesma linha em Mitte, do tipo BBB (bom, bonito e barato) são: Hotel Amano (também seguindo o conceito design e econômico, incluindo também apartamentos, para quem quiser mais espaço e conforto), Hotel MANI e o Hotel Zoe (ambos também do grupo Amano, com ótimos preços, quartos pequenos mas funcionais, seguindo a tendência de ser um hotel design bem moderno mas aconchegante) e o Generator Berlin Mitte, um hostel que se passa também por hotel design econômico, já que possui além de quartos compartilhados, quartos privativos, com preços bem bons.

+ Veja mais opções de hotéis em Berlim na região de Mitte

Na região de Mitte existem também muitos flats e apartamentos para alugar, ótima opção para quem viaja em grupo, quer ter uma experiência mais perto dos locais ou quer mais espaço e economizar mais fazendo refeições no próprio apartamento, por exemplo. Veja aqui algumas opções de apartamentos em Mitte.

2-) Potsdamer Platz  e Tiergarten

Hotel Gat Point Charlie
Hotel Gat Point Charlie. Foto: Divulgação

Região bem moderna de Berlim, sendo o novo centro da cidade e bem perto também de muitas atrações (dá para ir andando até o Portão de Brandemburgo, Memorial do Holocausto, parque Tiergarten) e serviços (como shoppings, restaurantes, etc).

Nessa última viagem para Berlim ficamos localizados aqui e foi realmente ótimo, pois o serviço de metrô e ônibus é excelente na região (dá para passear fácil por toda Berlim), sendo que o hotel que ficamos foi o Motel One Berlin-Potsdamer Platz.

Motel One Potsdamer Platz Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!
Motel One Potsdamer Platz Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Vale destacar a rede Motel One, uma das mais famosas da Alemanha, por conseguir juntar design, conforto e bom preços, além de possuir diversos hotéis não só na Alemanha mas outros países europeus também (como Áustria e Reino Unido). Para quem estiver na dúvida de qual hotel se hospedar na Alemanha, pode sempre dar uma olhada nos da Motel One sem medo, pois o padrão de qualidade e preços são mesmo excelentes!

O Motel One Berlin-Potsdamer Platz que ficamos, pertíssimo do metrô e dentro de um complexo de compras, mostra bem o conceito da rede: um hotel design econômico, com lindas áreas de serviço e quartos com tamanho razoável, bem confortáveis, com uma média de preços de 60 a 90 euros a diária para 2 pessoas. Nesse que ficamos, pagamos a diária para duas pessoas em 80 euros, muito bom pela localização e serviço!

Quarto do Motel One Berlin Potsdamer Platz
Quarto do Motel One Berlin Potsdamer Platz. Foto: GC/Blog Vambora!

Dica: em Berlim é muito comum que os hotéis não ofereçam café da manhã incluído nas diárias. Vale você conferir in loco se o preço cobrado pelo serviço oferecido compensa, já que como dissemos num outro post aqui (veja) é muito fácil, barato e gostoso comer nas padarias alemãs, espalhadas pela cidade. Só para ter uma noção média, um café da manhã de hotel, por volta de 10 euros, vale a pena, se a variedade for bem grande. Se não, pode ir numa das padarias e restaurantes especializados em Berlim de café da manhã (veja aqui alguns que experimentamos) que você comerá tão bem quanto e gastará bem menos do que se comer no próprio hotel.

Ibis Berlin City Potsdamer Platz
ibis Berlin City Potsdamer Platz. Foto: Divulgação

Outros hotéis com bom custo X benefício na Potsdamer Platz são: Novotel Suites Berlin City Potsdamer Platz, Novum Select Hotel Berlin The Wall, ibis Berlin City Potsdamer Platz e o Hotel Gat Point Charlie (sendo esses dois últimos os mais simples e baratos dos quatro listados, mas ainda bem cotados).

3-) Charlottenburg

Hotel h10 Charlotemburg
Hotel h10 Charlotemburg em Berlim. Foto: Divulgação

Antigamente do lado ocidental de Berlim, na época do Muro de Berlim, Charlotemburg fica localizado perto da famosa avenida Kudamm, repleta de lojas, restaurantes e serviços (como a mega loja de departamentos Kadewe) e do zoológico de Berlim. É uma região menos central (para ir na maior parte das atrações você deverá usar constantemente metrô ou ônibus), um pouco menos charmosa e não tão descolada, mas ainda sim possui diversas opções de hotéis com bons preços.

Quarto do Hotel Otto em Berlim
Quarto do Hotel Otto. Foto: Divulgação

+ Veja mais opções de hotéis em Berlim na região de Charlottenburg

Alguns muito bem cotados são o H10 Berlin Ku’dammo Hotel Otto e Lindner Hotel AM KU’DAMM Berlin, todos nos quesitos econômicos, com bom custo X benefício mas com design moderno e diferenciado.

4-) Kreuzberg e Friedrichshain

nhow Berlin
O mega descolado hotel nhow Berlin, o primeiro hotel musical da Europa. Foto: Divulgação

Kreuzberg e Friedrichshain são os lugares onde ficar em Berlim para quem quer sair do óbvio e ficar próximo das opções noturnas mais legais de Berlim, além de algumas atrações clássicas como o East Side Gallery. Já falamos bastante sobre as duas regiões aqui no blog, nesse post (veja aqui). 

Entre as opções de hotel com bom custo X benefíco em Kreuzberg e Friedrichshain, estão o Hotel Johann (simples, básico e bom), o nhow Berlin, perfeito para a galera mais jovem, já que possui um estúdio de gravação dentro do hotel e um estilo totalmente peculiar, se autodenominando o primeiro hotel musical da Europa (dá até para usar guitarras que o hotel oferece de forma gratuita!). Possui ainda um grande terraço com vista para o rio Spree, onde acontecem festas, sensacional!

Hotel Michelberger
Um dos quartos do Hotel Michelberger. Foto: Divulgação

+ Veja mais opções de hotéis em Berlim na região de Kreuzberg e Friedrichshain

E por fim, no mesmo bairro, o cool, casual e também bem descolado Michelberger Hotel. “Diferentão”, mistura estilos na medida certa, bem perto da estação de trem e metrô (o que facilita muito conhecer o restante da cidade). Para quem quiser um hostel clean e descolado, o The Cat’s Pajamas Hostel é uma ótima referência, incluindo quartos individuais.

5-) Hotéis diferentes para se hospedar em Berlim

Hüttenpalast Berlim
Hotel Hüttenpalast em Berlim: diferente e divertido! Foto: Divulgação

Além desses hotéis mais tradicionais acima, Berlim possui uma variedade bem grande de hotéis super descolados e nada óbvios! Para quem quiser tornar sua estadia mais diferente em Berlim, quase que uma aventura, dentro da própria cidade, são lugares incríveis para se hospedar pelo menos uma vez!

Um dos mais legais nesse estilo é o Hüttenpalast, um hotel em que você pode ficar hospedado dentro de trailers, cabanas, chalés e para quem quiser algo mais normal, quartos mesmo! 😀

Hüttenpalast
Mais opções diferentes dentro do hotel Hüttenpalast. Foto: Divulgação

É um espaço incrível, incluindo jardim com mesas ao ar livre, no bairro de Neukölln (veja mais sobre ele aqui). É uma espécie de acampamento urbano, numa área fechada, dentro de Berlim! Completamente diferente, inusitado e legal! Pelas fotos dá para entender melhor.

Outro hotel bem descolado e diferente em Berlim é o Arte Luise Kunsthotel, uma espécie de “Galeria de Arte com quartos de hotel”, onde cada unidade foi decorada por um artista, cada uma diferente da outra. Além de tudo isso possui uma notícia boa e outra ruim. A boa: fica em Mitte, ótima localização! A ruim? Fica também na frente dos trilhos do trem, então quem pega os quartos da frente escuta barulho e sente trepidações. Agora a pergunta que não quer calar: será que isso não é proposital e faz parte da experiência..Será?? Coisas de arte rs…

Agora que tal mudar de meio e ao invés de ficar hospedado em terra, ficar no Rio Spree? No Eastern Comfort Hostel Boat você fica hospedado, ao melhor, atracado, em dois barcos, no melhor estilo hostel flutuante. No mínimo diferente e inusitado em Berlim, bem perto do East Side Gallery.

Deu para ver que opções de lugares onde ficar em Berlim não faltam! Do clássico hotel, ao inusitado acampamento urbano, a cidade oferece inúmeras opções e todas essas desse post tentando combinar ao máximo preço, qualidade no melhor custo x benefício. Então, depois dessas dicas, já sabe onde ficar hospedado em Berlim? Vambora!

*** Veja mais dicas de BERLIM no blog:
Mais opções de hotéis em Berlim no Booking
– Berlin Welcome Card: Seu passe para circular e passear em Berlim
– Como visitar o Reichstag em Berlim, uma das maiores atrações da cidade
TODAS as dicas de Berlim no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui