Viajante Gourmet: Onde comer em Praga – Dicas de Restaurantes, Cafés e Bares para experimentar (e não pagar muito por isso)

14
Grand Cafe Orient Praga
Grand Café Orient: um dos bons lugares para tomar um café e comer em Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Achar um lugar bom, bonito e barato onde comer em Praga até que não foi uma tarefa tão difícil. Como em qualquer grande cidade turística, Praga possui aqueles restaurantes que cobram caro e oferecem pouca qualidade mas basta procurar um pouquinho para encontrar grandes achados para comer bem e pagar pouco por isso (e não estou falando de fast food!)

A cozinha típica da República Tcheca, aliás, é bem rica, cheia de cozidos de carnes e sopas, geralmente acompanhados de bolinhos de pão, batatas ou outro tipo de legume mais substancioso, como beterraba e até mesmo cogumelos, lembrando muito a cozinha da Alemanha e Áustria (países vizinhos). Como fui numa época fria, achei ótimo ter refeições mais “fortes” assim.

500 Restaurant Praga
500 Restaurant: bom lugar onde comer em Praga perto do castelo. Foto: GC/Blog Vambora!

Desse modo, em geral come-se muito bem e barato em Praga, especialmente se você souber onde ir e sair um pouco da zona mais turística da Ponte Carlos e do Castelo de Praga. Como a cidade é bem tranquila para se andar a pé, basta caminhar poucas quadras desses lugares super turísticos para achar lugares bons e baratos, pagando-se por volta de CZK 200 uma refeição (muitas vezes incluindo bebida – diga-se cerveja :-D), saindo por volta de R$ 30,00 um prato (incluindo em geral 10% de serviço num restaurante ou café). Aqui vão então algumas sugestões de lugares legais para se comer em Praga, de restaurantes que fui e gostei bastante, além de dicas de cafés e comidinhas imperdíveis na cidade.

Onde comer em Praga – Dicas de Restaurantes e Cafés para experimentar

Doce Trdelník em Praga
Trdelník: comida de rua barata e deliciosa em Praga! Foto: GC/Blog Vambora!

-> Doce Trdelník: Minha primeira experiência “gastronômica” em Praga foi na verdade com a sua comida de rua mais famosa (e deliciosa), o quase impronunciável Trdelník: uma espécie de pão doce assado em espiral em grandes tubos, passado no açúcar e amêndoas (em alguns lugares com canela também), vendido em diversas barraquinhas e estabelecimentos do centro histórico. Achar é muito fácil pois são geralmente feitos na hora e o cheiro é absurdamente bom: você se sente quase num desenho animado, flutuando pela cidade atrás do aroma delicioso. Para quem quiser uma versão mais ocidental (e um pouco gordinha) do doce dá para pedir recheado com Nutella (não precisa, mas fica muito, mais muito bom mesmo!). Se tiver que comer pelo menos uma comida típica de Praga, não vá embora da cidade sem experimentar o Trdelník! É muito bom!! Obs: Nesse dia estava bem frio então tomamos também um vinho quente de maça delicioso! Combinação nota 10! 🙂

Trdelník em Praga
Trdelník, vendido em diversos lugares no centro histórico de Praga (recomendo a versão com Nutella :-)). Foto: GC/Blog Vambora!

-> Restaurante Lokál: Restaurante que já tinha visto uma indicação no guia Lonely Planet e depois também foi indicado pelo nosso guia do Free Walking Tour que fizemos na cidade (veja aqui o post), sempre no quesito bom, bonito e barato, ou seja, tínhamos que ir experimentar! O resultado foi que restaurante foi mesmo uma ótima surpresa tanto pela qualidade da comida, tanto pelo custo x benefício, já que é uma cervejaria tcheca (com um excelente chope) servindo comidas clássicas da República Tcheca com preços muito bons, além de ambiente descontraído, amplo e moderno. No menu estão opções vegetarianas (como um queijo empanado com molho tártaro, de virar os olhos) e muitas opções de carnes para os carnívoros de plantão. Fica localizado próximo do centro histórico de Praga, perfeito para almoçar depois de um city tour pela região. + info: http://lokal-dlouha.ambi.cz/en

Restaurante Lokál em Praga
Restaurante Lokál em Praga: ótimo custo x benefício! Foto: GC/Blog Vambora!

-> 500 Restaurant: Já citei esse restaurante no post sobre o Castelo de Praga (veja aqui), como uma boa surpresa de restaurante gostoso e com bons preços próximo a zona inflacionada e turística do castelo e foi indicado por uma pessoa da cidade. O nome é devido a presença do carro Cinquecento pendurado logo na sua entrada, acima do bar. O ambiente também é bem descolado, moderno e as comidas excelentes, ao estilo italiano mas com influência tcheca (como esse risoto que pedi, com cogumelos e uns bolinhos de carne e linguiça). Tem muitos locais e poucos turistas, ou seja, o pessoal da cidade que já conhece e aprova! Fica a dica então para nós visitantes! + info: http://www.500restaurant.cz/

500 Restaurant Praga
Ambiente de prato do 500 Restaurant em Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Café Imperial: Um café lindo, aberto em 1914 em estilo art noveau e todo reformado em 2007. É a chance de voltar ao tempo, estar em lugar lindo, chique e mesmo assim pagar pouco por isso. Jantamos lá e paguei por uma sopa de cebola deliciosa menos de R$15! Serviço excelente! Ele fica também bem perto do centro histórico de Praga. + info: http://www.cafeimperial.cz/en/

Cafe Imperial Praga
Ambiente lindo e pratos com bons preços do Café Imperial. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Grand Café Orient: Tem a chancela de ser “o único café cubista de Praga”, ou seja, um café onde o estilo cubista (famoso pelo pintor Picasso), ganhou forma na arquitetura. É lindo, bem diferente de tudo que já tinha visto (não só em Praga, mas outros cafés por ai), sendo que foi criado em 1920 e reaberto todo restaurado e reformado em 2005. Lá resolvemos tomar um café mesmo, ou melhor dizendo, um chocolate quente ótimo junto com um famoso doce de lá, o Kubisticky Venecek (quase como uma carolina em formato quadrado, recheada de creme de baunilha e glacê), tudo uma delícia! Eles servem também o Medovnik, um bolo de mel recheado super famoso de Praga, sendo um bom lugar para experimentar essa outra delícia doce local. + info: http://www.grandcafeorient.cz/index.php?lang=en

Grand Cafe Orient Praga
O café “cubista” Grand Café Orient. Foto: GC/Blog Vambora!

Observação: Uma coisa que não sabia e só descobri quando cheguei na cidade é que muitos restaurantes em Praga liberam o fumo dentro dos estabelecimentos. Então não estanhe se você for e ver pessoas fumando. A notícia boa é que em geral nos restaurantes, há áreas separadas para fumantes e não fumantes, então quem se incomoda pode ficar tranquilo pois há sempre uma opção de lugar.

Onde beber em Praga – Dicas de bebidas e bares para experimentar

Budvar Budweiser Republica Tcheca
Cervejas na República Tcheca: uma das melhores e mais baratas do mundo! Foto: Divulgação/Budvar-Budweiser.jpg

A bebida alcoólica na República Tcheca é tão histórica e importante que vale até uma categoria separada. A cerveja tcheca aliás é conhecida por ser uma das melhores do mundo há séculos (berço inclusive do tipo Pilsen que tanto conhecemos e tomamos aqui no Brasil), sendo que os tchecos são os maiores consumidores de cerveja do mundo (ultrapassando fácil a Alemanha, por exemplo).

Por essas e outras o preço da cerveja em Praga é muito baixo, especialmente se você estiver indo ou saindo da Alemanha ou Holanda: a comparação é absurda sendo muitas vezes mais barato até que água, além da qualidade que é excepcional. E por mais que o inglês seja uma língua corrente na cidade, vale aprender que “pivo” significa em tcheco cerveja e “velké” é o copo de cerveja grande e “malé” é o copo de cerveja pequena, em geral de 330ml. Então se ver isso num cardápio já sabe o que é! ;-).

Pilsner Urquell
Pilsner Urquell, uma das marcas mais famosas do país. Foto: Divulgação

Das marcas locais a cerveja Pilsner Urquell é uma das mais famosas da República Tcheca, lembrando muito o tipo de cerveja que tomamos com mais freqüência aqui no Brasil (de baixa fermentação, mais leve, clara e de baixo teor alcoólico), sendo considerada inclusive a primeira cerveja tipo pilsener do mundo (criada na cidade de Pilsen, dai o nome, no interior da República Tcheca – cerca de 95km de distância de Praga) e vendida desde o supermercado da esquina até o restaurante mais fino. Outra marca famosa é a Budvar (Budweiser), que nada tem a ver com a americana tão famosa pelo mundo (toda a explicação da história e confusão do nome das duas, você pode ver no blog 360 Meridianos).

Budvar Budweiser
Origem tcheca da cerveja Budvar Budweiser. Foto: Divulgação

Para quem quiser experimentar mais variedades de cervejas tchecas o pub “Prague Beer Museum (que de museu não tem nada) tem 31 tipos diferentes de chopes além da carta de cervejas comum, num ambiente bem despojado nos arredores do centro histórico. Outra opção para ir experimentar, nos dias mais quentes de verão, é ir na cervejaria ao ar livre de Letná, super famosa na cidade.

Absintherie Praga
Absintherie em Praga. Foto: Divulgação

Dos outros tipos de bebida, o Absinto está na moda em Praga. Proibido em muitos países, por lá a bebida altamente alcoólica é liberada, sendo que existe até um “Museu do Absinto”, a Absintherie, além do fato que você vê por todos os lados lojinhas vendendo as garrafas da “fada verde” na cidade. Como já tinha experimentado antes e não gostado (para o meu gosto é muito forte), deixei para lá e em Praga fiquei “só” na cerveja mesmo :-).Mas quem quiser uma outra bebida original local (que não cerveja :-D) vale experimentar o Becherovka, um licor de ervas, bem forte, consumido geralmente como aperitivo ou após as refeições.

Já foi para Praga e tem alguma dica de restaurante, bar ou café legal para experimentar, deixe sua dica nos comentários! Vambora então comer e beber muito bem e barato em Praga!

*** Veja mais dicas de PRAGA:
Castelo de Praga, uma visita ao maior castelo do mundo!
Free Walking Tour em Praga
Praga, como não se apaixonar?
TODAS as dicas de PRAGA no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


14 COMENTÁRIOS

  1. Estamos em praga!! Hoje fomos em um restaurante indicação de onde estamos hospedados….
    Kozlovna apropos… a esquerda na esquina ponte Carlos! Comemos e bebemos super bem e pagamos 25 euros p duas pessoas!

  2. Excelentes dicas! Muito obrigado!
    Um pergunta: eu gostaria de saber o nome e possivelmente a receita do sanduiche de pernil que se come nas ruas de Praga. É delicioso! Seria possível, por favor?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui