Viajante Gourmet: Onde comer em Berlim – Dicas de restaurantes do café da manhã ao jantar

5
Burgermeister, um dos lugares mais legais e diferentes onde comer em Berlim
Burgermeister, um dos lugares mais legais e diferentes onde comer em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Como uma boa metrópole mundial, não é difícil achar bons lugares onde comer em Berlim! E não é só de comida alemã que vive a cidade, a diversidade em Berlim é tão grande que é possível dar uma volta ao mundo nos seus restaurantes, passando também pelos mais variados tipos de dieta, do vegano ao voraz carnívoro. E o melhor é que Berlim é uma das cidades da Europa mais baratas no quesito comida, sendo possível comer e beber muito bem, sem gastar muito.

Confira abaixo nossas dicas de lugares onde comer em Berlim que experimentados e adoramos, do café da manhã ao jantar. Vambora!

Café da Manhã

Doces da padaria Kamps em Berlim
Doces da padaria Kamps em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Padaria é algo levado muito a sério na Alemanha sendo uma tradição no país. Aqui aliás, foi o lugar que achei mais parecido com as padarias que temos no Brasil, com uma variedade absurda de pães e doces nas vitrines, fazendo você sempre ficar na dúvida do que escolher.

Então ainda que a maioria dos hotéis não ofereça café da manhã incluído na diária, dá para comer muito bem, e gastando pouco, nas ‘Bäckerei‘, as padarias na Alemanha, além de é claro, restaurantes especializados na primeira refeição do dia. Veja nossos restaurantes em Berlim favoritos para tomar café da manhã:

1-) Kamps

Padaria Kamps em Berlim
Padaria Kamps em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Foi a nossa padaria favorita na Alemanha, especialmente em Berlim. A Kamps é uma rede de padarias alemã com ótimas comidinhas e preços excelentes. Além de Berlim, comemos na Kamps em Dresden também e foi sempre ótimo! A única coisa é que a variedade de produtos é tão grande que a dúvida do que comer sempre paira a cada refeição. 🙂

Pães normais, recheados salgados, recheados doces, sanduíches, tortas doces, cafés dos mais variados, chás, sucos (inclusive de laranja na hora) são um pouco do que pode ser levado ou consumido na hora dentro do local. E a Kamps tem um design bem clean, é confortável, então dá para comer lá de maneira super gostosa.

Cafe da manha na padaria Kamps em Berlim
Um dos muitos cafés da manhã na Kamps em Berlim, difícil escolher o que comer! Foto: GC/Blog Vambora!

Quem quiser algo típico alemão, pode pedir um pretzel, os doces de frutas vermelhas, amêndoas, afpelstrudel, sendo que a maioria das comidinhas nessas padarias vem frias. É um ótimo lugar para comer em Berlim, a qualquer hora, no café da manhã, lanche ou café a qualquer hora. Para mais comidas típicas da Alemanha, veja esse post.

Só uma dica que aprendi nessa viagem: chá na Alemanha é importado e sempre muito caro, então na dúvida ou querendo economizar fique no café (sempre no mínimo a metade do preço do chá). Outra dica: Suco fresco por lá é raridade, sempre predominando os de caixinha, então é outro item inflacionado. Na Kamps de Berlim comprei o suco de laranja fresco mais caro da minha vida, mas depois de semanas de viagem e vontade, achei que valia o investimento! 😉

2-) Café Anna Blume

Cafe Anna Blume em Berlim
Cafe Anna Blume em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Berlinenses adoram tomar cafés da manhã longos e fartos, especialmente nos finais de semana e feriados, chamados também de Brunch (aquela refeição que mistura café e almoço). Existem diversos cafés legais em Berlim, especialmente no bairro de Prenzlauer Berg (onde fica o descolado parque Mauerpark – veja aqui), vários por exemplo pelas ruas Oderberger Straße, Kollowitzstraße ou Pappelallee.

Cafe Anna Blume em Berlim
Um dos pratos do Cafe Anna Blume em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos mais recomendados e que experimentamos foi o Café Anna Blume, super fofo, com área interna e externa, e que serve comidinhas durante todo o dia, mas é especializado em café da manhã e brunch. Entre crepes doces e salgados, ovos, pães, frutas, bebidas variadas, o prato mais famoso é Anna Blume Special, uma bandeja tripla para duas ou até 4 pessoas, incluindo o que há de melhor no cardápio, como frios, frutas, pães, doces, queijos, geléias, ovos e mais diversas outras gostosuras.

Opções vegetarianas e veganas também existem no cardápio. O café fica repleto então vale chegar cedo ou reservar, especialmente durante o final de semana. Obviamente é mais caro que uma padaria, como a Kamps acima, mas vale a pena pelo menos um dia, para um café da manhã mais especial em Berlim. 🙂

Almoço e Jantar

Restaurante Monsieur Vuong em Berlim
Restaurante Monsieur Vuong em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Das comidinhas de rua, as cervejarias e restaurantes mais formais, Berlim está repleta de restaurantes legais para experimentar. A experiência pode ser mais tradicional, como um típico restaurante alemão tomando cerveja, ou algo mais inusitado, como comer um hambúrguer de baixo dos trilhos do trem, num lugar que era antes um mictório. Sim, Berlim tem dessas coisas, e posso falar? O Hambúrguer de lá é sensacional (veja mais abaixo)!! Confira então lugares onde comer em Berlim, que foram indicados, experimentamos e gostamos, seja no quesito almoço ou jantar (vale um lanchinho intermediário também 😉 ).

1-) Curry 36

Currywurst em Berlim, no Curry 36
Currywurst, comida típica da Alemanha, especialmente Berlim no Curry 26. Foto: GC/Blog Vambora!

O prato típico de Berlim é servido em muitos lugares na cidade, mas o Curry 36 é um dos mais se não o mais famoso de toda a cidade. O Currywurst é nada mais do que salsicha com molho ketchup e curry em cima (acompanhadas de fritas) que no Curry 36 tem algumas variações no cardápio mas vale pedir a tradicional para começar.

Aberto todos os dias das 9h-5h (sim fica aberto a madrugada toda!), a lanchonete tem duas filiais em Berlim, sendo a de Kreuzberg a mais famosa. Come-se ali mesmo, apoiado em algumas mesas altas ou no meio da rua. As filas são comuns mas o serviço é bem rápido e olha, uma porção pequena já sustenta muito!!

2-) Mustafa’s Gemüse Kebap

Mustafa's Gemuse Kebap em Berlim
Mustafa’s Gemuse Kebap em Berlim: simples e delicioso!! Foto: GC/Blog Vambora!

Praticamente vizinho do Curry 36 e com filas ainda maiores que o anterior, o Kebap (ou Kebab, como conhecemos aqui no Brasil) do Mustafa’s é o mais famoso e adorado de Berlim, tanto a versão com carne, como a vegetariana.

A qualquer hora do dia (fica aberto 24h) a fila é imensa, mas juro, vale a pena esperar! Há algo especial e único mesmo no tempero dos legumes, molhos e realmente foi o melhor Kepap que já provei na vida! E olha que já estive na Turquia!

3-) Monsieur Vuong

Monsieur Vuong Berlim
Pho Bo do restaurante vietnamita Monsieur Vuong em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Descobri o Monsieur Vuong, através de um post no Instagram do Gastrolândia (um ótimo site de gastronomia) e quando vi a foto do Pho Bo, uma sopa vietnamita de noodle, aguei e desejei imediatamente ir naquele lugar em Berlim.

A especialidade é comida vietnamita e o cardápio, enxuto, muda a cada dois dias, é impressionante! O caldo do Pho Bo, por exemplo, nunca tinha experimentado nada igual, com anis estrelado e canela em pau, mistura que dá um susto de sabor na boca e ao mesmo tempo é super leve.

O preço é muito bom, em média abaixo dos 10 euros por prato e o clima do lugar é lindo, todo vermelho, moderno, com parte interna e externa para se sentar. Lugar descolado, gostoso e barato para uma refeição única em Berlim. Pela qualidade e ótimo preço, vive bem cheio, vale chegar bem perto da hora do almoço ou jantar para evitar longa espera.

4-) Burgermeister

Hamburguer do restaurante Burgermeister em Berlim
Hamburguer do restaurante Burgermeister em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

No lugar onde funcionava um antigo banheiro público, embaixo da linha do trem, fica hoje um dos hambúrgueres mais famosos e descolados de Berlim, o Burgermeister.

Ok, ir comer no lugar onde era um banheiro num primeiro momento não parece algo apetitoso, mas isso é totalmente a cara de Berlim! E de verdade, o hambúrguer é bem bom, e com ótimo preço! Para tanto o conforto não é um dos melhores: há balcões altos e algumas mesas coletivas para comer e só. E vegetarianos também tem opção, com um “hamburgão” de tofu com molho especial. Bom lugar para almoçar ou um fazer um lanche no caminho até a East Side Gallery (veja mais aqui).

5-) Max & Moritz

Restaurante Max & Moritz em Berlim
Restaurante Max & Moritz em Berlim. Foto: Divulgação

Quer experimentar comida típica alemã, com um clima tradicional e ao mesmo tempo descolado de Berlim? Então o Max & Moritz é o restaurante em Berlim para se ir! Criado em 1902 é muitíssimo bem recomendado, desde só ir beber uma cerveja, petiscar até ter um jantar bem alemão (abre só a partir das 17h).

O nome do restaurante vem da obra do humorista, poeta e desenhista alemão Wilhelm Busch, sendo que seu cardápio, por exemplo, está repleto de desenhos do artista. Pratos tradicionais como Schnitzel podem ser encontrados aqui mas uma dica importante: leve dinheiro, não aceitam cartão de crédito por lá.

Fica na rua Oranienstrasse em Kreuzberg, um dos lugares mais legais para curtir a noite em Berlim, com dezenas de bares e restaurantes para ir antes ou depois.

Doces e chocolates

Chocolates da loja Fassbender & Rausch em Berlim
Chocolates da loja Fassbender & Rausch em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Se não quiser comer sobremesa nesses restaurantes ou nos cafés e padarias acima, vale adoçar o dia passando em alguma das lojas de chocolate mais famosas de Berlim, a Fassbender & Rausch e a Ritter Sport. Uma fica bem pertinho da outra, no bairro de Mitte, são verdadeiras tentações!

1-) Fassbender & Rausch

Esculturas de chocolate na loja Fassbender & Rausch em Berlim
Esculturas de chocolate na loja Fassbender & Rausch em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

A Fassbender & Rausch é na verdade praticamente uma atração turística antes de qualquer coisa: criada no século XIX, é a loja de chocolate mais clássica de Berlim e além dos doces, muitos, de diversos tipos, expõe esculturas feitas de chocolate que são o chamariz perfeito para no mínimo você querer entrar na loja, com réplicas imensas do Portão de Brandemburgo até “Trechos do Muro de Berlim”. Como os preços aqui são um pouco caros, muita gente só entra mesmo para tirar fotos das esculturas gigantes e deliciosas.

2-) Ritter Sport Colorful ChocoWorld Berlin

Loja Ritter Sport Colorful ChocoWorld em Berlim
Loja Ritter Sport Colorful ChocoWorld em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Já a Ritter Sport Colorful ChocoWorld Berlin, é no mínimo mais divertida e com preços mais populares do que a anterior. Muito famosa também, é conhecida por produzir barras de chocolates dos mais variados sabores, de menta, iogurte, passando por frutas, biscoito, nozes variadas, chocolate amargo, branco, ao leite até sabores sazonais. Dá para encontrar a marca em qualquer supermercado alemão, mas essa loja em Berlim tem alguns diferenciais:

  • Lá eles produzem novos sabores inéditos para os clientes provarem e vendem por preços super especiais e que não dá para encontrar em nenhum outro lugar!
  • Dá para você produzir a sua própria barra com os sabores que mais gostar dentro da própria loja.
  • Além da loja, há um café com muitos doces e uma exposição bem legal e interativa sobre como se faz chocolate do cacau até o produto final. As crianças adoram!
  • A loja é linda, toda colorida e há sempre muitas promoções especiais, é um ótimo lugar para trazer lembrancinhas para família e amigos no Brasil.

Última dica rápida: A marca Lindt (que não é alemã mas da Suíça) possui muitasss lojas por toda Berlim é lá eles consideram o chocolate da marca bem “normal”, então os preços são excelentes e a variedade imensa! Para quem adora os chocolates da marca (como eu 😀 ), pode aproveitar também para comer sem peso no bolso e na consciência (alem de trazer uns também para o Brasil).

E você, tem outros lugares favoritos onde comer em Berlim? Compartilhe sua dica com outros viajantes nos comentários. Vambora comer muito bem em Berlim!

*** Veja mais dicas de BERLIM e da ALEMANHA:
10 comidas típicas da Alemanha para experimentar
Berlim Descolada: Kreuzberg, Neukölln, Friedrichshain e Prenzlauer Berg
Como visitar o Reichstag em Berlim, uma das maiores atrações da cidade
TODAS as dicas de BERLIM no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


5 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui