Relato de Viagem: O que fazer em Brasília – Um roteiro pela cidade (com mapa)

43
Congresso Nacional e Palácio do Itamaraty
O que fazer em Brasília: um roteiro básico. Na imagem Congresso Nacional e Palácio do Itamaraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois dessa série de posts sobre a nossa capital aqui no Vambora, chegou a hora de juntar todas as informações num post final, com um roteiro de viagem básico mostrando o que fazer em Brasília.

Planejando minha viagem para a cidade senti falta de um lugar com todas as informações, dicas e opções do que fazer por lá, ainda mais para quem tem poucos dias para aproveitar. Como a cidade é grande e os horários de visitas das atrações bem variados, é bom se organizar antes de ir.


Visualizar O que fazer em Brasília – Roteiro Básico em um mapa maior

Por isso, segue abaixo um roteiro básico de 3 dias (ou um final de semana) com sugestões de passeios e programas para conhecer um pouco mais a nossa capital. Vá acompanhando as dicas abaixo, todas indicadas nesse mapa de Brasília (em azul estão as atrações, vermelho restaurantes, amarelo pontos de referência e rosa hotéis)Vambora!

DIA 1

Procure se hospedar no setor hoteleiro Norte ou Sul, com localização central na cidade para conseguir aproveitar melhor os passeios num curto espaço de tempo. Ainda que seja bom, não é necessário alugar um carro para se deslocar: há diversos ônibus que transitam pelo eixo monumental (o mais turístico) e há taxis em abundância. Para sair do aeroporto e ir ao seu hotel, opte pelos ônibus executivos que fazem esse trajeto por R$ 8. Veja mais informações nesse post aqui: http://bit.ly/11zIW1Y

Memorial JK
O lindo Memorial JK, aberto para visitação. Foto: GC/Blog Vambora!

Nesse primeiro dia opte por passeios próximos aos seu hotel. Ficando no setor hoteleiro Norte ou Sul, dá para visitar o lindo Santuário Dom Bosco, depois pegar um ônibus ou taxi para conhecer o Memorial JK e ver o final de tarde na Torre da Televisão que tem uma simpática feirinha do seu lado. O Estádio Nacional de Brasília, fica perto de lá também. Outra opção é pegar o último horário do ônibus Brasília City Tour, às 17h, e ver os principais monumentos e atrações da cidade iluminados no começo da noite. Nesse post anterior sobre Brasília (veja aqui), você encontra mais detalhes desse city tour.

Restaurante Aquavit
Ambiente do Aquavit: o melhor restaurante da cidade. Foto: Divulgação

Para comer, dá para encontrar bons restaurantes em Brasília na região do setores hoteleiros Norte e Sul, como o Coco Bambu, Dom Francisco e a churrascaria Fogo de Chão.

DIA 2

Catedral Metropolitana de Brasília
A Catedral Metropolitana de Brasília. Foto: GC/Blog Vambora!

Dia de ver os clássicos da cidade. Pegue um ônibus ou taxi e desça em frente a Biblioteca e Museu Nacional, com entrada gratuita e exposições sempre interessantes (ambos feitos por Oscar Niemeyer). Depois da visita, siga a pé para linda Catedral Metropolitana. Ainda na parte da manhã dá tempo de fazer uma visita guiada ao Congresso Nacional (todos os dias, das 9h30 às 17h. Veja detalhes dessa visita nesse post: http://bit.ly/16yOCxN).

Museu Nacional de Brasília
Interior do Museu Nacional com as curvas de Oscar Niemeyer. Foto: GC/Blog Vambora!

Almoçar na região num primeiro momento pode não ser fácil, já que basicamente lá não é uma área comercial com serviços. Uma opção é comer num dos restaurantes dentro dos próprios edifícios do governo. O do Itamaraty é um dos mais concorridos pelo bom preço e qualidade da comida. Uma refeição simples mas boa, no meu caso acabou custando apenas R$ 4,00, com bebida! Está bom para você? 😉 Dica: O restaurante por quilo fica logo atrás do edifício principal do Itamaraty mas só abre para não funcionários a partir da 13h30.

Restaurante em Brasília
Refeição boa e barata no complexo do Itamaraty. Foto: GC/Blog Vambora!

A tarde, aproveite que está lá do lado e faça a visita guiada pelo Palácio do Itamaraty. A mesma acontece de segunda a sexta das 14h às 16h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 15h (veja mais informações aqui). Continue a pé e visite a Praça dos Três Poderes (visitando se estiver aberto o espaço do Panteão da Pátria, com obras de Athos Bulcão entre outros artistas importantes para a cidade).

Superior Tribunal Federal
Superior Tribunal Federal. Foto: GC/Blog Vambora!

Siga a pé e conheça os edifícios (apenas o exterior, pois não há visitas guiadas) do Superior Tribunal Federal, Palácio do Planalto (há uma troca da guarda que ocorre a cada 2h, a primeira às 8h e a última às 18h), Palácio da Justiça e termine o dia com o entardecer no eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios.

Mangai Brasília
Restaurante Mangai em Brasília: comida regional de primeira e vista para a Ponte JK. Fotos: Divulgação e GC/Blog Vambora!

Para jantar, o restaurante Mangai é uma ótima opção na cidade. O restaurante de comida regional nordestina tem mais de 110 pratos no seu bufê e um bom custo x benefício e sabores únicos. Gigante, tem vista privilegiada para a Ponte JK.

DIA 3

Aproveite o dia para relaxar como os brasilienses fazem e vá até o Pontão do Lago Sul. Além de super agradável para caminhar e com atividades na água, de lá se tem uma bela visão da Ponte JK, uma das atrações de Brasília, fora do eixo Monumental. Almoce por lá (veja aqui sugestões).

Palácio da Alvorada
Palácio da Alvorada: aberto para visitação apenas nas quarta feira. Foto: jmarconi, Flickr

Se for uma quarta feira, siga para o Palácio da Alvorada, a residência oficial dos presidentes. As visitas ocorrem apenas nesse dia da semana com entrega de senhas a partir das 14h. A visitação é das 15h às 17h. Veja mais informações site oficial: http://bit.ly/1aqDLLc

Esse é um roteiro básico. Adapte-o de acordo com os seus horários de chegada e saída, localização do hotel, dia da semana, gostos, bolso, etc. É de Brasília ou já visitou a cidade? Então deixe suas dicas e sugestões na caixa de comentários. Só sei que depois de todas essas dicas, não há mais desculpas: Vambora para Brasília!

*** MAIS DICAS DE BRASÍLIA NO BLOG:
Todas as dicas já publicadas do blog sobre BRASÍLIA
Copa em Brasília: dicas para torcedores e turistas
Brasília: a capital pouco conhecida do Brasil

 

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

43 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal esse post sobre Brasília! Para quem gosta, aqui em Brasília tem o CCBB, perto do Mangai. A programação sempre está disponível no site.

  2. Otimas dicas! Estou indo para la proximo mes e seu depoimento me ajudou muito a montar o roteiro, mas gostaria de saber se tem dicas de bares e baladas bacanas! obrigada!!

  3. Olá Guta, adorei o seu roteirinho sobre Brasília. Sou brasiliense apaixonada e gostei das suas dicas: algumas espertíssimas, por exemplo os restaurantes do congresso e tribunais, malandragem de “local”! Claro que eu, sendo da terra, indicaria muitas outras quebradas para o visitante se apaixonar pela capital, não poderia evitar! Mas para um curto período, o seu roteiro proposto foi conciso e bem estruturado 🙂
    Abraços
    Giselle Gurgel (parceira de RBBV)

  4. OLá , muito legal suas dicas estou indo com meu marido vamos ficar 4 dias ,achei que seria muito, e com suas dicas, fiquei mais tranquila, não vai ser muito tempo não… Obrigada

  5. Cara Guta,

    Lamentavelmente o Aquavit não está funcionando no momento. Como o Chef Simon Lau recebia na sua própria residência, por hora não está podendo funcionar. Foi uma perda para Brasília, mas creio que ele abrirá algum restaurante no futuro.
    Gostaria de citar o Taypá no Lago Sul. Excelente comida peruana. Maravilhoso e merece uma visita

    • Olá Maria de Fátima,
      Uma pena mesmo que o Aquavit não está funcionando no momento mas muito obrigada pela dica do restaurante peruano! Com certeza irei experimentar na próxima ida na cidade!
      Abs!

  6. Olá!

    Você acha que é uma boa ideia ir para Brasília no feriado de 7 de setembro?
    Eu e minha amiga somos arquitetas e estávamos querendo ir, será que a quantidade de pessoas e os eventos atrapalhariam muito nossa viagem?

    Grata,
    Andréa

    • Olá Andréa,
      Realmente nesse feriado Brasília tem uma série de eventos que tomam conta da cidade, mas tudo se concentra no dia 7 mesmo. É provável que as diárias na cidade estejam mais altas também devido a quantidade de pessoas que vão para a cidade somente pelos eventos. O lado bom é que a cidade estará cheia e bem animada.
      Se quiserem fazer uma viagem mais tranquila, talvez ir em outro feriado, como o 12 de Outubro seja uma opção.
      Veja o que prefiram mas já adianto: como arquitetas vocês vão amar Brasília! 🙂
      Abs!

  7. Boa tarde Guta.
    Parabéns pelas dicas que dá.
    Chego em Brasilia dia 09 de janeiro e vou para Pirenópolus no dia 11.
    Qual a dica de hospedagem que vc dá. Tenho 66 anos e estarei sozinha.
    Quero ficar preto do Shopping de onde sai o ônibus de dois andares. Acho que talvez fique próximo de outros pintos turîsticos

  8. A cidade é perigosa? Pois pretendo me hospedar no setor Hoteleiro sul e ir a pé até a Praça dos três poderes e outros pontos turísticos ao redor. Gostaria se é viável ir caminhando, se não tem perigo de assaltos. Tudo será feito de dia.

    • Olá Gilson,
      Quando fomos há uns 3 anos atrás também ficamos no setor hoteleiro sul e não achamos perigoso, apenas alguns moradores de rua. Andamos de ônibus, a pé, taxi por toda cidade e foi tranquilo. Mas como em qualquer cidade grande é preciso estar atento.
      Só em relação a conhecer as atrações a pé, vale a dica que as distâncias em Brasília são muito grandes, então é mais prático pegar um taxi ou ônibus até a Praça dos Três Poderes (ou Catedral) e de lá andar a pé visitando as atrações. Mesmo assim vc verá que vai caminhar muito!
      Espero ter ajudado!
      Abs!

  9. Olá, em junho vou passar um dia em Brasília, conexão voltando de Porto Seguro para Curitiba, com minha mãe e duas crianças, estava morrendo de medo de me aventurar por aí, mas depois dessas informações fiquei super tranquila obrigada

  10. Boa noite. Ótimas dicas. Mas o tempo que passarei em Brasilia será muito corrido, tenho apenas um dia. O que você sugere em 1 dia, estarei de carro, o que facilitará o passeio. Obrigado.

    • Olá Breno,
      Que bom que está gostando das dicas aqui do Vambora!
      Sobre sua dúvida, com menos tempo vale focar no que tem mais interesse. Por exemplo, dá para fazer nesse dia o eixo central, esplanada dos ministérios e congresso nacional e ainda terminar o dia na Torre da TV para ver o fim de tarde.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui