Roteiro cultural: O que fazer em Amsterdam – Roteiro de viagem de 1 até 6 dias

0
O que fazer em Amsterdam: sugestão de roteiro de viagem. Foto: GC/Blog Vambora!
O que fazer em Amsterdam: sugestão de roteiro de viagem. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das cidades mais lindas da Europa, Amsterdam é um lugar muito fácil de se apaixonar. Neste post você vai ver o que fazer em Amsterdam, de 1 até 6 dias, para conhecer e curtir a cidade, por completo!

Com quilômetros e quilômetros de canais e mais de 1500 pontes, Amsterdã, conhecida também como “Veneza do norte”, parece uma pintura! Para conhecê-la bem, tente separar pelo menos 4 dias inteiros. Com mais dias, já dá para fazer alguns bate e voltas!

+ Hotéis em AMSTERDAM: veja onde se hospedar na cidade

Veja abaixo então mais detalhes sobre o que fazer em Amsterdam, nessa sugestão de roteiro de viagem de 1 até 6 dias. Vambora!

O que fazer em Amsterdam: Roteiro de viagem dia a dia!

Legenda Mapa de Amsterdam: Atrações por dia – Vermelho 1º dialaranja 2º dia, verde 3º dia, roxo 4º dia e azul mais sugestões de atrações. Veja todos os detalhes de cada atração abaixo!

1-) 1º Dia – Bairro Jordaan e Casa de Anne Frank

Lindo bairro de Jordaan, local ótimo para se hospedar em Amsterdam
Lindo bairro de Jordaan, local ótimo para se hospedar. Foto: GC/Blog Vambora!

No seu primeiro dia em Amsterdam, depois de deixar as malas no hotel, vá direto para o bairro de Jordaan. Ele é um dos mais bonitos da cidade e é aqui que fica uma das atrações mais famosas e essenciais de Amsterdam: a Casa de Anne Frank.

O bairro de Jordaan, fica perto da estação central de trem e está cheio de restaurantes e bares legais. Uma delas é o restaurante Winkel 43 (que possui a melhor torta de maçã da Holanda) e a loja Reypenaer (que além de vender, faz degustação e harmonização de queijos holandeses).

+ Veja todas as dicas para visitar a Casa de Anne Frank

Fila na Casa de Anne Frank em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Fila na Casa de Anne Frank em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Além disso, o bairro possui lindos canais, difícil não querer tirar uma foto a cada esquina, especialmente no entardecer!

Estando aqui, separe algumas horas para conhecer a Casa de Anne Frank, um dos passeios mais emocionantes e essenciais para se fazer na cidade. Por isso mesmo, está sempre lotada e comprar o ingresso com antecedência (diga-se uns 4/3 meses) é importante para não ter que ficar muitas horas na fila.

Quem deseja entender melhor a história da 2ª Guerra e o nazismo na cidade, incluindo a história de Anne Frank, uma dica é fazer um tour guiado pelo bairro judeu. O passeio, em português, percorre lugares históricos, além de percorrer monumentos e edifícios descritos no diário de Anne Frank.

+ Veja como fazer o tour de Anne Frank pelo bairro judeu de Amsterdã

Para quem tem apenas um dia em Amsterdam e pode conhecer só um pouco da cidade, esta combinação de Jordaan + Casa de Anne Frank já lhe dará um gostinho da cidade!

A noite, dá para visitar o Mirante Adam Lookout: um deck 360º com vistas lindas da cidade e que inclui no mesmo edifício bar, restaurante e atrações radicais (como ficar pendurado no alto do prédio, a 100m de altura!). A entrada dele é gratuita usando o cartão I Amsterdam City card!

2-) 2º Dia – Centro histórico e Bairro da Luz Vermelha

Centro Historico e medieval de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Igreja Oude Kerk no centro histórico e medieval de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

O centro histórico medieval e o bairro da Luz Vermelha são verdadeiros ícones de Amsterdam. Pode parecer um pouco clichê, mas a região é linda e cheia de segredos! Obs: Para conferir a localização das atrações, confira o mapa acima!

Comece então este dia na praça central, a Dam Square que possui o Palácio Real. Siga pelas vielas ao sul até chegar em Begijnhof. Aqui, após passar por um portão, você se sente num verdadeiro oásis, formado por uma igreja, jardins e casinhas que serviam de moradia para uma ordem católica. Parece quase um lugar dos contos de fada!

+ Confira tours e passeios para fazer em Amsterdam

Begijnhof Amsterdam
Begijnhof, um pequeno oásis em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois, quem tem curiosidade, pode ir conhecer um coffeshop, como o tradicional DampKring, que serviu de cenário para o filme “12 homens e Outro segredo”.

Com fome, para algo rápido e barato, dá para experimentar por aqui uma das comidas típicas mais famosas da Holanda: as frites do Vleminckx. Para algo mais formal, suba no Blue Amsterdam, local com boas comidinhas e uma bela vista de Amsterdam.

DampKring, coffeshop em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
DampKring, coffeshop em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois do almoço, quem quiser fazer compras, por aqui há diversas lojas, incluindo muitas de redes internacionais e outras, mais locais, como a Condomerie, especializada em camisinhas super diferentes e inusitadas, já dando o tom do bairro da Luz Vermelha.

Engraçado que bem na “fronteira” entre o centro histórico e o bairro da Luz Vermelha, fica a linda Oude Kerk, uma igreja que é o prédio mais antigo de Amsterdam.

Passeio de barco Amsterdam
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

No fim da tarde, vale descansar um pouco e fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam, de preferência para ver o pôr do sol. A maior parte dos passeios de barco saem próximos da estação central de trem, bem na entrada do centro histórico.

Essa é uma ótima maneira de conhecer e ver a cidade por outro ângulo. Quem quiser algo mais requintado, há passeios de barcos que oferecem também jantar e bebidas.

+ Veja todas as opções de passeios de barco para fazer em Amsterdam

Cruzeiro a noite pelo canais de Amsterdam
Cruzeiro a noite, com jantar, pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Para terminar a noite, vale caminhar pelas ruas do bairro da Luz Vermelha e perceber que ao contrário do que todo mundo imagina, a região é super tranquila.

Para quem quiser ver um pouco do estereótipo/imaginário local, o beco Trompettersteeg possui vitrines com profissionais se exibindo, com luz vermelha à noite. Importante saber que: na Holanda e prostituição é um trabalho legalizado e que fotos ou qualquer atitude desrespeitosa aqui ou em qualquer local é totalmente proibida.

Essa é uma das regiões mais turísticas e famosas para curtir a noite em Amsterdam, com muitos bares, cafés (que são na verdade pubs) e coffeshops (locais liberados para uso de maconha). Para saber mais, veja neste post as diferenças sobre Café X Coffeeshop X Koffiehuis.

+ Veja mais opções de passeios para fazer a noite em Amsterdã

3-) 3º Dia – Museus, Parques e Heineken Experience

Museumplein em Amsterdam onde ficam o Rijksmuseum, Museu Van Gogh Museum e o Stedelijk
Museumplein: onde ficam o Rijksmuseum, Museu Van Gogh Museum e o Stedelijk. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você for ficar 3 ou mais dias em Amsterdam, vale a pena adquirir o I Amsterdam City Card. Trata-se de um passe turístico 2 em 1, que dá acesso ilimitado ao transporte público, entrada gratuita em diversas atrações, além de descontos (como aluguel de bicicleta, por exemplo).

+ Veja aqui como comprar o passe I Amsterdam City Card

Neste dia, aproveite para conhecer dois dos principais museus de Amsterdam: o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh. Cultura é tão importante e levada a sério em Amsterdam que há a na cidade a Museumplein: uma praça de museus, onde fica também o famoso letreiro “I amsterdam”.

Como um fica ao lado do outro na praça, o ideal é aproveitar e ir nos dois no mesmo dia! Para fazer uma visita mais focada, tours guiados tanto pelo Museu Van Gogh, tanto para o Museu Rijksmuseum, para ver suas principais obras e histórias.

+ Veja mais ingressos para os Museus de Amsterdã

Heineken Experience Amsterdam - cerveja
Demostração de como é produzida a cerveja na Heineken Experience. Foto: Divulgação

Depois de tanta cultura, vale caminhar um pouco e dar uma relaxada no Vondelpark, o lindo parque público de Amsterdam e experimentar comidas locais no Foodhallen, perto também da praça dos museus.

No fim do dia, una cultura e cerveja na Heineken Experience, um dos passeios mais inusitados e legais que se pode fazer em Amsterdam! Além de um tour para ver como é a cervejaria e feita a bebida, há exposições interativas, além de um bar no local!

+ Heineken Experience em Amsterdam: Veja como conhecer!

Se ainda estiver com pique, De Pijp o bairro onde está a Heineken Experience, está repleto de bares legais, desde para comer e beber algo, até escutar boa musica. Perto também fica a Praça Leidseplein (veja no mapa acima), cheia de bares, casas noturnas e até um cassino!

4-) 4º Dia – Mercados e Moinhos de Vento

Brouwerij 't IJ cervejaria dentro de um moinho em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Brouwerij ‘t IJ cervejaria dentro de um moinho. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de 3 dias explorando atrações básicas, agora já dá para explorar atrações super legais mas ainda pouco conhecidas pela maior parte dos turistas.

Para uma manhã cultural, conheça mais dois museus incríveis de Amsterdam e que valem a visita: o Hermitage e a Casa de Rembrandt. O primeiro é uma filial do Hermitage de São Petersburgo, na Rússia, um dos maiores e mais incríveis museus do mundo, sempre com exposições lindas em Amsterdam.

Museu Hermitage em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Museu Hermitage em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Já o segundo, fica na casa de um dos maiores e mais famosos pintores holandeses de todos os tempos: Rembrandt. Aqui, mesmo quem não gosta muito de museu deve gostar da visita, já que o local foca muito mais em como era a vida e como se produzia arte naquela época, incluindo demonstrações ao vivo.

Para quem prefere arte contemporânea, mais 3 museus bem legais que valem também a visita: o Stedelijk (de arte moderna e contemporânea), o NEMO (de ciência, ótimo especialmente para ir com crianças) e o EYE Filmmuseum (de cinema com belíssima arquitetura). Escolha o seu interesse e aproveite!

+ Ingressos para Museus de Amsterdã: veja como garantir a entrada

Cerveja e queijos da cervejaria Brouwerij 't IJ em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Cerveja e queijos da cervejaria Brouwerij ‘t IJ em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Entre o Hermitage e a Casa de Rembrandt, fica o Waterlooplein, mercado de pulgas muito famoso em Amsterdam, que você pode encontrar absolutamente de tudo! Funciona todos os dias, menos aos domingos.

Para comer e beber, especialmente uma ótima cerveja holandesa, use seu cartão I Amsterdam City Card para pegar um tram e vá até o Brouwerij ‘t IJ. Essa cervejaria fica localizada num moinho de vento e é linda, possuindo cervejas e comidinhas sensacionais!

Stroopwafel
Stroopwafel, comida típica da Holanda que você precisa experimentar! Foto: GC/Blog Vambora!

Volte depois para a região ao sul dos canais, conhecida como Grachtengordel, super agradável e gostosa para passear. Aqui, fica o Bloemenmarkt, o Mercado das Flores flutuante de Amsterdam.

Se quiser mais compras e pechinchas, além de experimentar comidas locais como stroopwafel, rume para a Albert Cuypmarkt. Trata-se de uma feira ao ar livre, super democrática que vende absolutamente tudo e para todos os gostos!

Passeio de bicicleta em Amsterdam
Passeio de bicicleta em Amsterdam Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser fugir um pouco das compras, esse é um bom momento para fazer uma das coisas mais legais em Amsterdam: andar sem rumo pelos seus canais!

Numa caminhada ou pedalada (é muito fácil alugar uma bicicleta na cidade, usando o cartão I amsterdam City Card) você irá reparar que cada esquina de Amsterdam é um cartão postal. Difícil não sair apaixonado da cidade depois disso! 🙂

+ Veja mais passeios e tours para fazer em Amsterdam

5-) 5º Dia – Visita ao Keukenhof

Keukenhof Holanda
Keukenhof: o lindo parque das tulipas na Holanda! Foto: GC/Blog Vambora!

Se você se programou ou deu a sorte de estar na Holanda durante a primavera, você PRECISA conhecer o Keukenhof. Este é o mais lindo, maravilhoso, incrível (e mais um milhão de elogios), parque das flores da Europa!

Não gosto de falar em obrigatoriedades durante viagens, mas estando em Amsterdam nessa época, o Keukenhof é uma atração realmente imperdível, que vale demais a visita. Se você não for, provavelmente vai se arrepender.

+ Veja todas as dicas para visitar o Keukenhof em Amsterdam

6-) 6º ou mais dias – Mais bate e voltas de Amsterdam

Zaanse Schans e seus moinhos de vento. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl
Zaanse Schans e seus moinhos de vento. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl

Se você tem mais tempo ou não estiver em Amsterdam durante a primavera, vale então a pena fazer um outro bate e volta: visitar Zaanse Schans com seus lindos moinhos de vento!

Entre os muitos símbolos da cultura holandesa, o moinho de vento é um dos maiores, e em Zaanse Schans você consegue ver vários bem de perto!!

+ Veja como fazer um tour até Zaanse Schans

Vila de Zaanse Schans, com diversas lojas e museus temáticos. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl
Vila de Zaanse Schans, com diversas lojas e museus temáticos. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl

Essa vila fofa e turística, é cheia de lojas, museus, sendo muitos deles dentro de moinhos. Quem tem o cartão I amsterdam City Card, aliás, tem desconto para entrar em diversos deles. A gente não conseguiu ir dessa vez, mas tem umas dicas bem legais e práticas para visitar no blog Ideias da Mala!

Com mais tempo, dá ainda para fazer outras opções de bate e volta desde Amsterdam, como Bruges na Bélgica! Veja mais detalhes nos blogs Let’s Fly Away e Ducs Amsterdam.

+ Veja mais opções de bate e voltas para fazer de Amsterdam

Como disse no começo do post, essa é só uma sugestão de roteiro de viagem e alguns dos principais pontos turísticos para visitar! Porém, deu para ver que há muitas opções de atrações e passeios para fazer!

Pronto então para fazer seu roteiro na cidade? Vambora!

*** Veja mais dicas de AMSTERDAM:
– Onde se hospedar em Amsterdam: Hotéis e melhores regiões

Onde comer em Amsterdam: Restaurantes e comidas típicas para experimentar
I amsterdam City Card: Cartão de desconto e transporte para conhecer Amsterdam

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui