Roteiro cultural: O que fazer em Amsterdam – Roteiro de viagem de 1 a 6 dias

0
O que fazer em Amsterdam: sugestão de roteiro de viagem. Foto: GC/Blog Vambora!
O que fazer em Amsterdam: sugestão de roteiro de viagem. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das cidades mais lindas da Europa, Amsterdam é um lugar muito fácil de se apaixonar. Com quilômetros e quilômetros de canais e mais de 1500 pontes, Amsterdam, conhecida também como “Veneza do norte”, dá a cada esquina a sensação de estar num cartão postal. Para conhecê-la bem, tente separar pelo menos 4 dias inteiros, assim conseguirá ver a maior parte das principais atrações de Amsterdam, sem contar os diversos bate e voltas possíveis e super fáceis de se fazer.

+ Hotéis em AMSTERDAM: onde se hospedar na cidade

Veja abaixo mais detalhes sobre o que fazer em Amsterdam, nessa sugestão de roteiro de viagem de 1 a 6 dias. Vambora!

Legenda: Atrações por dia – Vermelho 1º dialaranja 2º dia, verde 3º dia, roxo 4º dia e azul mais sugestões de atrações. 

1º DIA – Bairro Jordaan e Casa de Anne Frank

Lindo bairro de Jordaan, local ótimo para se hospedar em Amsterdam
Lindo bairro de Jordaan, local ótimo para se hospedar em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Logo depois de chegar em Amsterdam, se for ficar mais de 3 dias na cidade, vale adquirir o I Amsterdam City Card, passe 2 em 1, que dá acesso ilimitado ao transporte público, além de entrada gratuita em diversas atrações, bem como descontos em várias outras, incluindo muitos serviços (como aluguel de bicicleta, por exemplo).

I amsterdam City Card
Cartao I amsterdam City Card. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem chega na cidade de trem (seja de outros lugares da Europa, seja vindo do Aeroporto), existe um posto para adquirir o cartão logo na frente da Estação Central de trem de Amsterdam (veja no mapa), o que facilita muito para comprar logo que chegar na cidade.

+ Veja mais informações e dicas sobre como adquirir e usar o I Amsterdam City Card

Depois de deixar as malas no hotel (veja aqui onde se hospedar em Amsterdam), vá direto para o bairro de Jordaan, o mais bonito da cidade e onde está uma das atrações mais famosas e essenciais de Amsterdam: a Casa de Anne Frank.

Anexo secreto na Casa de Anne Frank em Amsterdam. Foto:© Anne Frank House / Photographer: Cris Toala Olivares
Anexo secreto na Casa de Anne Frank em Amsterdam. Foto:© Anne Frank House / Photographer: Cris Toala Olivares

O bairro de Jordaan, fica perto da estação central de trem e está cheio de restaurantes e bares legais, como o Winkel 43 (que possui a melhor torta de maça da Holanda) e a loja Reypenaer (que além de vender, faz degustação e harmonização de queijos holandeses). Além disso, o bairro possui lindos canais, difícil não querer tirar uma foto a cada esquina, especialmente no entardecer.

+ Veja onde comer em Amsterdam: Dicas de restaurantes e comidas típicas para experimentar

Aqui, separe também algumas horas para conhecer a Casa de Anne Frank, um dos passeios mais emocionantes e essenciais para se fazer em Amsterdam. Por isso mesmo, está sempre lotada e comprar o ingresso com antecedência (diga-se uns 4/3 meses) é importante para não ter que ficar muitas horas na fila. A gente já contou todas as dicas para visitar a Casa de Anne Frank nesse outro post, veja aqui: Casa de Anne Frank em Amsterdam – Todas as dicas para visitar.

Fila na Casa de Anne Frank em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Fila na Casa de Anne Frank em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Se você tem pouco tempo em Amsterdam e pode conhecer só um pouco da cidade, essa combinação de Jordaan + Casa de Anne Frank vai dar um gostinho de Amsterdam e o fará querer voltar em breve! Agora se você tem mais tempo, sinta-se sortudo e confira as dicas para os demais dias abaixo. 🙂

2º DIA – Centro histórico e Bairro da Luz Vermelha

Centro Historico e medieval de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Igreja Oude Kerk no centro histórico e medieval de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

O centro histórico medieval e o bairro da Luz Vermelha são verdadeiros ícones de Amsterdam. Pode parecer a principio um clichê, mas a região é linda e cheia de segredos para conhecer. Todas as atrações estão marcadas no mapa acima.

Comece então o dia na praça central, a Dam Square que possui o Palácio Real. Siga pelas vielas ao sul até chegar em Begijnhof. Aqui, após passar por um portão, você se sente num verdadeiro oásis em Amsterdam, formado por uma igreja, jardins e casinhas que serviam de moradia para uma ordem católica. Parece quase um lugar de contos de fada!

Begijnhof Amsterdam
Begijnhof, um pequeno oásis em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois, quem tem curiosidade, pode ir conhecer um coffeshop, como o tradicional DampKring, que serviu de cenário para o filme “12 homens e Outro segredo”. Com fome, para algo rápido e barato dá para experimentar por aqui uma das comidas típicas mais famosas da Holanda, as frites do Vleminckx. Quem quiser algo mais completo, suba no Blue Amsterdam, local com boas comidinhas e uma bela vista de Amsterdam.

DampKring, coffeshop em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
DampKring, coffeshop em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois do almoço, comece a voltar em direção ao norte do centro histórico. Quem quiser fazer compras, por aqui há diversas lojas, incluindo muitas de redes internacionais e outras, digamos, mais locais como a Condomerie, especializada em camisinhas super diferentes (e muitas inusitadas) e artigos íntimos, já dando o tom do bairro da Luz Vermelha.

Engraçado que bem na “fronteira” entre o centro histórico e o bairro da Luz Vermelha, fica a linda Oude Kerk, o prédio mais antigo de Amsterdam e que é uma igreja.

Passeio de barco Amsterdam
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Chegando no final da tarde, vale descansar um pouco e fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam, de preferência no entardecer para ver o por do sol. A maior parte dos passeios de barco saem próximos da estação central de trem, bem na entrada do centro histórico.

Essa é uma ótima maneira de conhecer mais Amsterdam e ver a cidade por outro ângulo. Quem quiser algo mais requintado, há passeios de barcos que oferecem também jantar. Veja mais no post sobre os passeios de barcos em Amsterdam que fizemos: Canais de Amsterdam – Conhecendo a cidade num passeio de barco

Cruzeiro a noite pelo canais de Amsterdam
Cruzeiro a noite, com jantar, pelos canais de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Para terminar a noite, vale caminhar pelas ruas do bairro da Luz Vermelha e perceber que ao contrário do que todo mundo imagina, a região é super tranquila. Para quem quiser ver um pouco de estereótipo, o beco Trompettersteeg possui vitrines, com luz vermelha a noite, onde as moças ficam. Importante saber que: 1-) A prostituição é um trabalho legalizado na Holanda e 2-) Fotos ou qualquer atitude desrespeitosa com elas é totalmente proibida.

Essa é uma das regiões mais turísticas e famosas de Amsterdam para curtir a noite, com muitos bares, cafés (que são na verdade pubs) e coffeshops (locais liberados para o fumo de maconha). Para saber mais, veja nesse post as diferenças sobre Café X Coffeeshop X Koffiehuis.

3º DIA – Museus, parque e Heineken!

Museumplein em Amsterdam onde ficam o Rijksmuseum, Museu Van Gogh Museum e o Stedelijk
Museumplein em Amsterdam onde ficam o Rijksmuseum, Museu Van Gogh Museum e o Stedelijk. Foto: GC/Blog Vambora!

A cultura é tão importante e levada a sério que Amsterdam possui a Museumplein, traduzindo, uma praça de museus, onde fica também o famoso letreiro “I amsterdam”.

Aqui pelo menos dois museus são essenciais: o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh. Nesse dia, vale visitar pelo menos os dois, um na parte da manhã e o outro a tarde. A gente conta todos os detalhes para visitá-los num post dos museus mais imperdíveis de Amsterdam, veja: Museu Van Gogh, Rijksmuseum e outros museus em Amsterdam imperdíveis.

Van Gogh Museum Photo Jan Kees Steenman
Museu Van Gogh. Foto: Jan Kees Steenman/Van Gogh Museum

Depois de tanta cultura, vale caminhar um pouco e dar uma relaxada no Vondelpark, o lindo parque público de Amsterdam, e experimentar comidas locais no Foodhallen, perto também da praça dos museus.

Heineken Experience Amsterdam - cerveja
Demostração de como é produzida a cerveja na Heineken Experience. Foto: Divulgação

A noite, termine juntando cultura e cerveja na Heineken Experience, um dos passeios mais inusitados e legais que se pode fazer em Amsterdam, como a gente conta nesse post aqui: Heineken Experience – Tour de cerveja e diversão em Amsterdam. O local fica aberto até as 21h, aos finais de semana e na alta temporada.

Se ainda estiver com pique, De Pijp o bairro onde está a Heineken Experience, está repleto de bares legais, desde para comer e beber algo, até escutar boa musica. Perto também fica a Praça Leidseplein (veja no mapa), cheia de bares, casas noturnas e até um cassino. Ótimas opções para curtir a noite em Amsterdam!

4º DIA – Mercados, cultura e um moinho de vento/cervejaria!

Brouwerij 't IJ cervejaria dentro de um moinho em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Brouwerij ‘t IJ cervejaria dentro de um moinho em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de 3 dias explorando atrações básicas, agora já dá para explorar Amsterdam um pouco mais a fundo!

Para uma manhã cultural, conheça mais dois museus incríveis de Amsterdam e que valem a visita: o Hermitage e a Casa de Rembrandt. O primeiro é uma filial do Hermitage de São Petersburgo, na Rússia, um dos maiores e mais incríveis museus do mundo, sempre com exposições lindas em Amsterdam.

Museu Hermitage em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Museu Hermitage em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Já o segundo, fica na casa de um dos maiores e mais famosos pintores holandeses de todos os tempos: Rembrandt. Aqui, mesmo quem não gosta muito de museu deve gostar da visita, já que o local foca muito mais em como era a vida e como se produzia arte naquela época, incluindo demonstrações ao vivo.

Stedelijk Museum view of the original building (A.W. Weissman, 1895) and new building designed by Benthem Crouwel Architects. Photo John Lewis Marshall._original
Museu Stedelijk, de arte moderna e contemporânea, em Amsterdam. Foto: John Lewis Marshall/Stedelijk Museum

Obs: No mapa (veja mais acima) marcamos em azul ainda mais 3 museus bem legais, que dependendo do seus interesses valem também a visita: o Stedelijk (de arte moderna e contemporânea), NEMO (de ciência, ótimo especialmente para ir com crianças) e o EYE Filmmuseum (de cinema com belíssima arquitetura).

Entre o Hermitage e a Casa de Rembrandt, fica o Waterlooplein, mercado de pulgas muito famoso em Amsterdam, que você pode encontrar absolutamente de tudo! Funciona todos os dias, menos aos domingos.

Cerveja e queijos da cervejaria Brouwerij 't IJ em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Cerveja e queijos da cervejaria Brouwerij ‘t IJ em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Para comer e beber, especialmente beber cerveja holandesa muito boa e de forma única, use seu cartão I Amsterdam City Card para pegar um tram e vá até o Brouwerij ‘t IJ. Essa cervejaria local fica localizada num moinho de vento e é linda, possuindo cervejas e comidinhas sensacionais! Vale o passeio, tanto para quem ama cerveja até quem não liga muito (o fato de estar num moinho holandês no meio de Amsterdam já é surpreendente!).

Stroopwafel
Stroopwafel, comida típica da Holanda que você precisa experimentar! Foto: GC/Blog Vambora!

Volte depois para a região ao sul dos canais, conhecida como Grachtengordel, super agradável e gostosa de se passear. Aqui, fica o Bloemenmarkt, o Mercado das Flores flutuante de Amsterdam. Lindo para ver e comprar lembrancinhas de viagem. Se quiser mais compras e pechinchas, além de experimentar comidas locais como stroopwafel, rume para a Albert Cuypmarkt, uma feira ao ar livre, super cheia e democrática que vende absolutamente tudo e para todos os gostos!

Passeio de bicicleta em Amsterdam
Passeio de bicicleta em Amsterdam Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser fugir um pouco das compras, esse é um bom momento para fazer uma das coisas mais legais em Amsterdam: andar sem rumo por seus canais! Numa caminhada ou pedalada (é muito fácil alugar uma bicicleta, usando o cartão I amsterdam City Card) você irá reparar que cada esquina de Amsterdam é um cartão postal. Difícil não sair apaixonado da cidade depois disso! 🙂

5º DIA – Keukenhof

Keukenhof Holanda
Keukenhof: o lindo parque das tulipas na Holanda! Foto: GC/Blog Vambora!

Se você se programou ou deu a sorte de estar na Holanda durante a primavera, você PRECISA conhecer o Keukenhof, o lindo, maravilhoso, incrível (e mais um milhão de elogios), parque das flores da Europa.

Lisse
Campos de plantações de flores em Lisse, ao redor do Keukenhof. Foto: GC/Blog Vambora!

Não gosto de falar em obrigatoriedades durante viagens, mas estando em Amsterdam nessa época, o Keukenhof é uma atração realmente imperdível, que vale demais a visita. Se você não for, provavelmente vai se arrepender.

Primavera no Keukenhof
Primavera resplandecente no parque. Foto: GC/Blog Vambora!

O parque fica bem perto de Amsterdam, sendo um bate e volta bem fácil de fazer. Para se programar e saber mais, veja esse post completo que fizemos sobre ele no blog para você visitar: Keukenhof – Todas as dicas para visitar o incrível parque das flores na Holanda

6º DIA – Zaanse Schans e seus moinhos de vento

Zaanse Schans e seus moinhos de vento. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl
Zaanse Schans e seus moinhos de vento. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl

Se você tem mais tempo ou não estiver em Amsterdam durante a primavera, vale então a pena fazer um outro bate e volta lindo: visitar Zaanse Schans com seus moinhos de vento!

Entre os muitos símbolos da cultura holandesa, o moinho de vento é um dos maiores, e em Zaanse Schans você consegue ver vários bem de perto!

Vila de Zaanse Schans, com diversas lojas e museus temáticos. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl
Vila de Zaanse Schans, com diversas lojas e museus temáticos. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl

Essa é uma vila fofa e turística, cheia de lojas, museus, sendo muitos deles dentro de moinhos. Quem tem o cartão I amsterdam City Card, aliás, tem desconto para entrar em diversos deles. A gente não conseguiu ir dessa vez, mas tem umas dicas bem legais e práticas para visitar no blog Idéias da Mala e no site oficial https://www.dezaanseschans.nl/en/

Zaanse Schans
Zaanse Schans: opção de bate e volta de Amsterdam. Foto: Divulgação/dezaanseschans.nl

Com mais tempo, para outras opções de bate e volta desde Amsterdam, veja esse post do blog Let’s Fly Away e também no Ducs Amsterdam.

Como disse no começo do post, essa é só uma sugestão de roteiro de viagem e alguns dos principais pontos turísticos para visitar, mas deu para ver que o que fazer em Amsterdam não falta! Tem passeios e atrações para todos os gostos, além de muitas paisagens maravilhosas. Pronto então para fazer seu roteiro na cidade? Vambora para Amsterdam!

*** Confira mais dicas de AMSTERDAM:
Onde se hospedar em Amsterdam: Hotéis e melhores regiões

Onde comer em Amsterdam: Restaurantes e comidas típicas para experimentar
Casa de Anne Frank em Amsterdam: Todas as dicas para visitar
– TODAS as dicas de AMSTERDAM no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui