Vivendo e aprendendo: Para usar o metrô de Nova York – MetroCard

12
Metrô de Nova York
Metrô de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Ao fazer uma viagem para Nova York, ir logo comprar um MetroCard (o bilhete para andar no metrô de Nova York), é quase o primeiro passo obrigatório para qualquer turista que vá para a cidade. A não ser que você esteja apenas fazendo uma conexão ou fique pouco na cidade e não pretenda usar muito o metrô em Nova York (o que duvido e não recomendo para ninguém), a compra do MetroCard é a garantia de ir e vir, a qualquer hora (o metrô de Nova York funciona 24h!), sem ter que comprar um bilhete toda hora.

E mesmo para quem não planeja usar muito o metrô na cidade (usando mais taxi e andando a pé, por exemplo), estando na cidade você verá em pouco tempo que Nova York tem tantas, mas tantas coisas para se ver e fazer, que andar de transporte público é um bem necessário e econômico.

MetroCard
MetroCard. Foto: GC/Blog Vambora!

A lógica do MetroCard é simples: o cartão permite que quanto mais você usa, menor fica a tarifa. Aliás, uma outra grande vantagem do MetroCard, é que dependendo do tipo, você poderá usá-lo para andar de ônibus também por toda a cidade (e isso inclui, além de Manhattan, Brookyn, Queens, Bronx e Staten Island, os demais distritos que formam a cidade de Nova York). Bom né?

O valor unitário da passagem de metrô é de $2,75 (valor de Março/2016. Obs: No site oficial, você sempre pode conferir as tarifas mais atualizadas), mas como você pode ver abaixo, comprar o MetroCard acaba valendo muito a pena, sendo que existem opções para quem vai ficar bastante na cidade (7 a 30 dias) ou quem vai ficar pouco, mas ainda sim quer usar bastante o transporte público.

Assim, o MetroCard mais vantajoso é o ilimitado (unlimited), que é indicado para viagens de 7 ou 30 dias. Veja abaixo:

– MetroCard 7 dias (uso ilimitado) = $31
– MetroCard 30 dias (uso ilimitado) = $116,50

Isso quer dizer que durante 7 ou 30 dias, você pode usar quanto quiser o passe (sem um número fixo de viagens por dia), seja para andar de metrô e/ou ônibus. Você só consegue utilizar o cartão novamente depois de 20 minutos, ou seja, só dá para usar uma pessoa de cada vez (cada viajante deve ter o seu).

Já para quem vai ficar menos tempo em Nova York, a dica é adquirir o MetroCard Pay-Per-Ride. Com ele se obtêm um bom desconto em cada passagem (menor do que o de uso ilimitado acima), mas ainda melhor do que comprar uma passagem de cada vez. Outra vantagem é que no caso do Pay-Per-Ride, até 4 pessoas podem usar o mesmo cartão de cada vez.

E comprar qualquer um desses MetroCards é tão fácil quanto usar! Confira abaixo:

Como comprar seu MetroCard no Metrô de Nova York, passo a passo

1-) Entre em qualquer estação de metrô que haverá uma máquina para comprar (qualquer uma mesmo!). Clique na tela para iniciar a compra.

2-) Aparecerá a opção de qual língua você quer ver as instruções. Tem chinês, russo, mas aqui para nós brasileiros, escolha ou inglês ou espanhol. Escolhi inglês.

MetroCard: passo 02
MetroCard: passo 02 Foto: GC/Blog Vambora!

3-) Escolha que tipo de MetroCard você quer. Nessa tela existem 3 opções, escolha somente escrito a “MetroCard”. Obs: Caso precise somente de 1 passagem, aqui você escolhe a opção Single Ride.

MetroCard: passo 03
MetroCard: passo 03. Foto: GC/Blog Vambora!

4-) O próximo passo é escolher se você quer recarregar o cartão ou adquirir um. Clique então em “Get a new card”, para comprar um novo. Obs: A cada novo MetroCard é cobrado uma taxa de $1 no total da compra no final, apenas como gasto da emissão do cartão.

MetroCard: passo 04
MetroCard: passo 04. Foto: GC/Blog Vambora!

5-) Depois escolha qual tipo de MetroCard você quer. No caso, escolhi o “Unlimeted ride”, para o passe de uso ilimitado.

MetroCard: passo 05
MetroCard: passo 05. Foto: GC/Blog Vambora!

6-) No próximo passo você escolhe qual MetroCard deseja, para 7 ou 30 dias. Obs: Para quem vai ficar mais de 7 dias na cidade, mas menos de 30, vale comprar um MetroCard de 7 dias e depois, se for o caso, mais um de 7 dias, ou recarregar ou mesmo comprar o passe unitário (single ride), caso fique 1 ou 2 dias a mais. Veja o seu caso, o que valerá mais a pena.

MetroCard: passo 06
MetroCard: passo 06. Foto: GC/Blog Vambora!

7-) Feita a escolha chegou a hora de pagar. Opte por dinheiro (cash) ou cartão de crédito (credit card). Obs: Na opção credit card, vale usar também cartão pré-pago ou de débito. Só importante ver se ele é internacional e está liberado para usar no exterior (veja aqui mais sobre isso).

MetroCard: passo 07
MetroCard: passo 07. Foto: GC/Blog Vambora!

8 -) No caso de cartão, depois de inserir na máquina, o sistema confirmará o valor da compra. Dê ok.

MetroCard: passo 07
MetroCard: passo 08. Foto: GC/Blog Vambora!

9-) Pronto! Compra confirmada e seu MetroCard sairá pronto para usar na hora! Fácil assim! 🙂

MetroCard: passo 08
MetroCard: passo 09. Foto: GC/Blog Vambora!

No próximo post (veja aqui), todas as dicas e macetes de como usar e se achar no sistema de ônibus e metrô de Nova York e passear muito pela cidade. Vambora!

*** Veja mais dicas de NOVA YORK no blog:
Todas as dicas de NOVA YORK no blog
Passeio de barco (de graça!) até Staten Island
10 lojas essenciais para comprar em NY

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


12 COMENTÁRIOS

  1. ótimo saber que em ny tem este cartão de metrô! estou indo para lá em breve e nem sabia… certamente gastaria uma grana desnecessária lá com transporte.

  2. Olá,
    muito obrigado pelas informações.

    Tenho uma dúvida, vou para NY em novembro. Vou ficar lá por uma semana, mas não serão 7 dias corridos, serão alternados, por exemplo: 2 dias em NY, 3 dias em Washington, depois mais 3 dias em NY…

    Então a minha dúvida é se o cartão semanal vale por 7 dias a partir do primeiro dia de uso, ou eu tenho “crédito” de 7 dias independente dos dias serem corridos ou não?

    • Olá Felipe,
      O cartão passa a valer por dias corridos a partir do momento que for usar pela primeira vez. Precisaria fazer as contas então de acordo com seu roteiro o que mais valeria a pena no seu caso: comprar o metrocard de 7 dias ou comprar o passe unitário (single ride) nos dias que estiver na cidade.

  3. Ola, mais uma vez obrigado pelas informações. Mas tenho ainda uma dúvida. Não consegui ver nas fotos onde eu com pro a opção MetroCard Pay-Per-Ride. No meu caso, como ~serão seis pessoas posso comprar dois cartões desse tipo? Grato

    • Olá Michel,
      Nas imagens mostramos a seleção do cartão ilimitado. Estando lá vc vai conseguir ver todas as opções de cartões na máquina. E no seu caso, como são seis pessoas, realmente dois cartões desse tipo Pay Per Ride serão necessários.
      Boa viagem!

    • Olá Giovanna,
      Não conhecemos essa cidade, mas o metrocard pode ser usado somente dentro do sistema de metrô e ônibus de NY. Se vc procurar no google maps, pode ver quais meios de transportes são necessários para chegar até lá e se está dentro da rede que o metrocard cobre.
      Boa viagem!

  4. Obrigado pelas dicas, do JKF ate Midtown Manhattan tem metro direto vou ficar na East 122 31th
    e se já no JKF vende o Metro card ilimitado 7 dias, vou ficar 17 dias

    • Olá João,
      No Aeroporto JFK é preciso que você pegue o AirTrain no seu terminal e dai siga para a estação de metrô, para pegar a linha correta para chegar ao seu hotel (é preciso ver no mapa, talvez seja necessário baldear). Entrando no sistema de metrô você já consegue adquirir um metrocard.
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui