Vivendo e aprendendo: 20 atrações e passeios para fazer de graça em Nova York

2
Nova York de graça: infinitas possibilidades de passeios e atrações. Foto: GC/Blog Vambora!
Nova York de graça: infinitas possibilidades de passeios e atrações. Foto: GC/Blog Vambora!

Nova York é uma das cidades mais incríveis do mundo para se conhecer, devido a imensa quantidade de atrações e passeios que possui. O que ainda pouca gente sabe, é que dá para fazer muita em Nova York de graça, sem pagar absolutamente nada!

De museus, passando por parques, passeios de barco e até festivais, todos os dias do ano na cidade, há sempre uma opção gratuita em Nova York super legal para conhecer!

Para ajudar na sua próxima viagem na cidade, separamos neste post 20 atrações de graça em Nova York! Confira abaixo e escolha a sua favorita! Vambora!

+ Tour de graça por Nova York: Veja como fazer!

Nova York de graça: 20 Atrações e Passeios

Central Park em Nova York
O lindo Central Park em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Caminhar pelo Central Park

Um dos maiores e mais lindos parques urbanos do mundo, o Central Park é também uma das maiores atrações de Nova York e o melhor: tem entrada totalmente gratuita!

Dá para você fazer desde um passeio por conta própria até um tour guiado e gratuito, para ver melhor o parque.

+ Central Park em Nova York: Veja as principais atrações para conhecer

2-) Visitar a Times Square

O cartão postal de Nova York é repleto de gente, carros, lojas, propagandas e ainda sim você não se cansa de estar lá: essa é Times Square!

Passar por aqui é essencial numa primeira visita a Nova York e o melhor lugar para sentir toda a energia de Times Square é na escadaria vermelha bem no seu centro, onde embaixo fica a bilheteria da TKTS. Aqui, aliás se pode comprar ingressos para musicais, shows, etc em Nova York com grandes descontos!

A Times Square está quase sempre cheia, mas indicamos ir lá a noite, para ver a região iluminada e caoticamente linda!

+ Ingressos da Broadway com desconto e sem filas: Veja como adquirir!

3-) Conhecer a Grand Central

Outro cartão postal totalmente gratuito e lindo de visitar em NY, a Grand Central é a estação geral de trem e metrôs da cidade. O local já serviu de cenário para inúmeros filmes e séries.

Inaugurada em 1903, além da arquitetura linda, dá para visitar aqui lojas (como a Apple Store) e diversos restaurantes ótimos (como o Grand Central Oyster Bar, Shake Shack, Magnolia Bakery e o cheesecake do Juniors).

+ 10 Comidas típicas de Nova York que você precisa provar na cidade!

4-) Museus em Nova York com entrada gratuita

Museu Metropolitan. Foto: GC/Blog Vambora!
Museu Metropolitan. Foto: GC/Blog Vambora!

Os museus de Nova York são uma das principais atrações da cidade, com desde o super famoso Metropolitan, até outros menores e menos conhecidos (mas ainda muito legais) como o Museum of Moving Image, de cinema.

Alguns desses museus, oferecem entrada gratuita em alguns dias da semana! Confira abaixo alguns dos principais e mais famosos da cidade que oferecem isso:

  • Federal Hall National Memorial: Construído em 1700, foi sede do governo da cidade de Nova Iorque, e mais tarde serviu como primeiro capitólio dos Estados Unidos, sendo o local onde o presidente George Washington tomou posse. Tem entrada gratuita todos os dias, funcionando de segunda a sexta, das 9h às 17h.

  • National Museum of the American Indian: Bem perto do acima, o Museu Nacional do Índio Americano mostra mais sobre a cultura e diversidade desses povos. Fica aberto diariamente das 10h às 17h (só fecha no dia 25/12).

  • Museum of the Moving Image: Museu dedicado a filmes, séries e qualquer meio de arte que envolva vídeo. Fica no Brooklyn e é incrível, sendo ainda pouco conhecido dos turistas. Tem entrada gratuita toda quinta, das 14h às 18h.

  • New Museum: Dedicado a arte contemporânea, o New Museum ainda é pouco explorado pelos turistas que vão para Nova York. Além das exposições, a arquitetura do edifício é incrível! Tem “entrada gratuita” (paga-se o quanto quiser para entrar), toda quinta, das 19h às 21h.
  • Guggenheim Museum: Um dos museus de arte moderna mais incríveis de NY, tem “entrada gratuita” (paga-se o quanto quiser para entrar), aos sábados, das 18h às 20h.

+ 5 Museus diferentes em Nova York que você deveria conhecer!

5-) Andar pela Ponte do Brooklyn

Outra clássica atração de Nova York, totalmente gratuita! Atravessar a Ponte do Brooklyn a pé é um lindo passeio e super fácil de se fazer, sendo a melhor maneira de apreciar com calma uma das mais bonitas vistas de Nova York!

Para tanto, basta descer nas estações do metrô Brooklyn Bridge-City Hall, City Hall ou Chambers St. em Manhattan e seguir as placas.

No final da ponte, dá ainda para conhecer o Brooklyn Bridge Park, parque com também com lindas vistas para o skyline de Nova York e também totalmente gratuito!

+ Como usar o metrô e ônibus em Nova York: Veja essas dicas!

6-) Subir no High Line

Um antigo elevado de trens que atravessa parte de Manhattan, o High Line foi transformado num parque urbano, totalmente gratuito e cheio de atividades legais!

Pode ser um lugar perfeito para fazer um picnic (comprando comidinhas no Chelsea Market que fica bem próximo, por exemplo), descansar nos seus bancos, ver vistas lindas de Nova York (inclusive da Estátua da Liberdade) ou ver shows e filmes, totalmente gratuitos, nos meses mais quentes.

Aliás, a programação de atividades gratuitas no High Line é bem extensa e variada, então vale ficar de olho no site oficial deles para saber em primeira mão. Há inclusive um tour gratuito para quem quiser percorrer todo parque e saber mais sobre sua história.

+ Veja como conhecer o High Line e o Chelsea Market em NY

7-) Passeio de barco até Staten Island e Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade no por do sol
Estátua da Liberdade no por do sol em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Esse deve ser um dos passeios de graça em Nova York mais legais para se fazer: você anda de barco, vê a cidade de outro ponto de vista e ainda vê a Estátua da Liberdade de perto! No ferry gratuito que vai até Staten Island é possível fazer isso!

Para se ter essa visão privilegiada, basta pegar o ferry boat até Staten Island (um dos 5 distritos de NY). Durante o percurso, o barco passa ao lado da Estátua da Liberdade com uma visão linda!

Ainda dá para aproveitar e passear pela ilha ao chegar, que inclusive tem o Empire Outlet, o North Shore Waterfront Esplanade (com vistas lindas para NY), Zoológico e mais!

+ Passeio de barco em Staten Island: Veja nossa experiência e como fazer!

8 -) Governor’s Island

Parecida com Staten Island, a Governor’s Island também é uma ilha com acesso de Manhattan gratuito através do serviço de ferry. Trata-se de um parque Nacional americano.

A ilha é super agradável, dando a sensação de ser um grande parque público, incluindo muito verde e até áreas históricas, além de possuir lindas vistas para a estátua da Liberdade.

É um ótimo lugar para fazer um picnic e andar de bicicleta. A programação na ilha inclui também muitas outras atividades gratuitas, como festas e festivais! Os ferrys gratuitos ocorrem aos sábados e domingos antes do meio dia. Em outros horários, o valor é de U$4 para adultos (crianças e idosos não pagam)

9-) Biblioteca pública de Nova York

Cenário também de diversos filmes e séries, a Biblioteca de Nova York é linda e vale a visita, sendo totalmente gratuita! São cerca de 53 milhões itens e uma arquitetura lindíssima! Fica perto da Grand Central e do Bryant Park, então vale combinar uma visita a ela, com essas outras atrações. Fica aberta de segunda à sábado, das 10h às 18h, sendo que terça e quarta fecha às 20 horas. Aos domingos funciona das 13h às 17h.

10-) Memorial do 11 de Setembro

Já faz alguns anos, mas o atentado de 11 de Setembro marcou e ainda marca profundamente Nova York. No lugar onde ficavam as torres gêmeas, foi construído esse memorial lindo e emocionante para qualquer pessoa. A entrada do Memorial é gratuita, já o museu dentro do memorial é pago. Veja mais nesse post: Visitando o Memorial do 11 de Setembro em Nova York

11-) St Patrick’s Cathedral

St Patrick's Cathedral em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
St Patrick’s Cathedral em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das igrejas mais lindas de Nova York, a Catedral de São Patrício se destaca na cidade pela sua arquitetura neogótica, cercada por edifícios super modernos do centro de NY. Vale muito a visita, incluindo até um tour gratuito pelo seu interior ou mesmo assistir de uma celebração. A gente pegou sem querer um casamento e foi super bonito! Veja aqui os horários dos tours: https://saintpatrickscathedral.org/schedule-of-tours

12-) Galerias de arte em Chelsea

Quem gosta de arte, especialmente moderna e contemporânea, visitar as galerias de arte no bairro de Chelsea em Nova York é um programa imperdível e o melhor: também totalmente gratuito!

É super comum pessoas visitarem sem o objetivo de comprar as obras, então pode ir tranquilo! Aliás, as quinta feiras são famosas no bairro por serem o dia oficial de abertura de exposições e lançamentos nas galerias, incluindo comes e bebes, também de graça para os visitantes. Para ver a localização no mapa das galerias e abertura das exposições, vale ver o site http://chelseagallerynights.herokuapp.com. No blog Vontade de Viajar, há também um relato e roteiro bem legal para visitar as galerias no bairro.

13-) Federal Hall e Federal Reserve Bank

Símbolo da economia capitalista, o Federal Reserve Bank é o banco do governo americano que possui diversas sedes nos Estados Unidos, incluindo a de Nova York, bem em Wall Street, epicentro da economia mundial moderna.

Para quem gosta de economia e história, o Federal Reserve realiza tours gratuitos bem legais dentro do banco, que incluem até uma visita aos seus cofres de ouro! Os passeios, feitos em inglês, só precisam ser agendados com antecedência no site do Federal Reserve, veja aqui: https://www.newyorkfed.org/aboutthefed/visiting.html

Com nome parecido e próximo, também em Wall Street, fica o Federal Hall, que já foi sede do governo e onde George Washington tomou posse como 1º presidente dos Estados Unidos. O edifício atual não é o original (foi destruído em 1812 e reconstruído em 1842) mas mesmo assim tem esse valor histórico imenso! É possível entrar e visitar gratuitamente.

14-) Lincoln Center

O Lincoln Center em Nova York é um dos lugares mais legais de Nova York para quem adora cultura, especialmente música e dança, já que um complexo cultural e cênico sede de várias companhias de arte, incluindo a Filarmônica de Nova York, a Metropolitan Opera e o New York City Ballet.

O conjunto arquitetônico do lugar é lindíssimo e super moderno, por si só já valendo a visita, mas obvio, quem puder assistir pelo menos uma apresentação, ficará ainda mais impressionado. Grande parte das apresentações são pagas, mas há alguns eventos gratuitos, especialmente durante o verão. Vale ficar de olho no calendário de eventos do site: http://www.aboutlincolncenter.org/events-and-tickets

-> 6 passeios, festas e festivais legais em Nova York de graça durante o ano 

Museu The Cloisters
Vista linda e bucólica do The Cloisters, você quase esquece que está em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Bryant Park: rinque de patinação no gelo e festival de filme de verão

O Bryant Park é um dos parques mais charmosos de Nova York! Ainda que pequeno é super bem localizado em Manhattan, ao lado da Biblioteca Pública, Grand Central e até de Times Square.

Só que a grande graça do Bryant Park são os eventos temporários que ocorrem nele, em sua maioria todos gratuitos! Dois dos principais são o Festival de Cinema que ocorre no verão (em que um grande telão é montado no parque e as pessoas sentam no gramado para assistir) e o rinque de patinação que funciona no fim do outono e inverno. Esse aliás é o único rinque de patinação gratuito de NY! Vale muito a pena conhecer! Veja aqui todas as atividades: http://bryantpark.org/programs

2-) Brooklyn Brewery Tours

O Brooklyn, parte essencial de Nova York, vem ganhando cada vez mais visitantes de Manhattan e a Brooklyn Brewery é uma das grandes razões para isso. A cervejaria fundada nos anos 90 já ganhou o mundo com seus rótulos e aos finais de semana oferece tours gratuitos para os visitantes. Aos sábados, o tour gratuito acontece a cada meia hora, do 12h30 até 18h e aos domingos também a cada meia hora, das 13h até 16h. Como a procura é grande, vale ir cedo! PS: Apenas maiores de 21 anos podem participar.

3-) Medieval Fest

Você sabia que Nova York possui um Museu de Arte Medieval? Seu nome é The Cloisters e faz parte do Museu Metropolitan. Ele fica no extremo norte da cidade e foi construído no Tryron Park, em formato de literalmente um castelo, para abrigar a coleção de arte medieval do Metropolitan.

Isso já seria super interessante, se não fosse também pelo fato do local realizar todo ano um festival medieval nas suas cercanias, totalmente gratuito, ficando aberto também para visitação gratuita ao público.

O Medieval Fest é super legal e você se sente mesmo voltando no tempo, com inclusive lutas de cavaleiros, totalmente de graça! Vale conferir! Em 2017, o Medieval Fest ocorre no dia 01/10. Veja mais nesse post: Museu The Cloisters: Um castelo medieval em Nova York

4-) Open House New York

Durante um final de semana, todos os anos, é possível entrar de graça em diversos edifícios famosos de Nova York e fazer tours por eles num evento que chama Open House New York. Quando estávamos na cidade, aproveitamos e conhecemos por exemplo o Chrysler building (um dos arranha céus de Nova York), fizemos um tour no Harlem e outro no Lincoln Center com os arquitetos que reformularam todo o lugar.

É uma chance única de conhecer lugares e bastidores de grandes atrações de Nova York que você provavelmente não conseguiria visitar em outras oportunidades, é muito legal! Em 2017, a Open House New York ocorre nos dias 14 e 15/10. Veja mais aqui: http://www.ohny.org/

5-) Gospel em Nova York

Assistir uma cerimônia gospel em Nova York é emocionante, tanto para quem é religioso ou não. Os cultos, que envolvem muita música já fazem parte da agenda turística da cidade, ainda que sua essência continue sendo sempre religiosa.

Há varias igrejas na cidade em que visitantes, podem acompanhar, ainda que a demanda hoje em dia seja tão grande que em alguns lugares há horários específicos para os turistas irem. Há até tours que oferecem esse tipo de passeio, incluindo o bairro do Harlem, mas dá para ir tranquilamente por conta própria e gratuitamente. Eu fui no Harlem, mas vale conferir esse post do Viaje na Viagem, com dicas de vários lugares em Nova York para conferir uma cerimônia dessas.

6-) Réveillon em Times Square

A New Year's Eve Ball em Times Square. Foto: GC/Blog Vambora!
A New Year’s Eve Ball em Times Square. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, uma das maiores festas de final do ano do mundo, em plena Times Square, o Réveillon em Nova York é uma festa imensa, totalmente gratuita e também lotada! Vale se preparar para o frio também, mas estando na cidade nessa época é uma daquelas oportunidades únicas. Dica: para conseguir um bom lugar é preciso chegar cedo e uma vez nele não dá para sair, já que por questões de segurança as ruas ao redor da região vão sendo fechadas. Uma vez lá curta muito!!

Mas se passar o final do ano junto com uma multidão não for muito seu estilo, há diversas festas e comemorações em vários bares e restaurantes da cidade, mas dai pagos. Uma dica é que mesmo que você não estiver no dia 31/12 em Nova York, vale conferir a decoração natalina na cidade, nas ruas e lojas que é realmente deslumbrante! Veja mais nesse post: Final do ano em Nova York – 5 programas imperdíveis!

Deu para quer que Nova York é provavelmente uma das cidades mais democráticas do mundo, por isso, praticamente todos os dias há atividades gratuitas super legais para fazer na cidade.

Aqui a gente listou algumas das atrações e passeios mais famosos, mas jornais e sites locais, estão sempre atualizando suas agendas com atividades gratuitas diariamente. Para nós, o melhor site local para ficar sabendo de passeios e atividades legais e de graça diários em Nova York é o www.clubfreetime.com. Quando estávamos na cidade, entrávamos todo dia nele para ver as atividades gratuitas que vão desde shows, tours, filmes e uma infinidade de possibilidades. É mesmo sensacional!

Outros sites como o Time Out New York e o NYCGO também mostram agendas de atividades gratuitas na cidade, mas o site do Club Free Time é o mais completo e variado, por isso vale a pena conferir ele sempre que estiver em Nova York querendo algum programa legal e gratuito para se fazer. Você vai se surpreender!

Depois de tantas atrações e passeios, Vambora então aproveitar Nova York de graça! E quem tiver mais dicas de programas legais e gratuitos para fazer na cidade, compartilhe conosco nos comentários. Vambora!

*** VEJA MAIS DICAS DE NOVA YORK:
– Museus em Nova York que nem todo mundo conhece mas deveria
 O melhor hambúrguer da cidade: Shake Shack
– Circle Line: passeio ao redor de Manhattan
– TODAS as dicas de NOVA YORK no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui