Relato de viagem: Natal Luz de Gramado – Dicas para conhecer o maior Natal do Brasil!

17
Rua Coberta - Natal Luz de Gramado
Rua Coberta em Gramado: Toda decorada para o Natal Luz. Foto: GC/Blog Vambora!

Gramado é uma cidade linda para se visitar o ano todo, mas basta chegar no final do ano que a cidade ganha um charme e magia a mais: é época do Natal Luz!

Este evento transforma Gramado na principal cidade natalina do Brasil e o Natal Luz no maior evento de Natal do mundo! São no total 80 dias de comemorações, atraindo mais de 2 milhões de turistas todos os anos.

Gramado durante o Natal Luz
Gramado cheia de visitantes para o Natal Luz, Foto: GC/Blog Vambora!

Em 2023, o Natal Luz de Gramado será de 26 de outubro de 2023 a 21 de janeiro de 2024!

Geralmente, Gramado toda entra no clima de Natal, não só na decoração mas também numa série de espetáculos (pagos e gratuitos) que realmente dão um clima e magia especial para a cidade.

Já tínhamos ido para Gramado antes mas realmente devo dizer que no Natal Luz parece que Gramado fica ainda mais linda, envolvida num clima mágico! Confira nossa experiência e dicas abaixo para ir ver de perto, Vambora!

+ Veja mais tours e passeios para fazer em Gramado

Natal Luz de Gramado: dicas para ir!

1-) Datas do Natal Luz 2023 e como chegar

Chegada em Gramado de carro
Chegando de carro em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos acima, o Natal Luz de 2023 já tem a data confirmada: será de 26 de outubro de 2023 a 14 de janeiro de 2024. 

Para quem mora fora do Rio Grande do Sul, a melhor maneira de chegar em Gramado é pelo aeroporto de Porto Alegre. De lá, dá para alugar um carro ou pegar um transfer para Gramado.

Detalhamos neste outro post, todas as dicas para chegar em Gramado, incluindo opções de ônibus e também transfer. Confira!

+ Transfer para Gramado: Veja valores e como reservar

2-) Principais atrações do Natal Luz

Grande Desfile de Natal - Natal Luz de Gramado
Desfile super colorido e animado que anima crianças e adultos. Foto: GC/Blog Vambora!

O Natal Luz de Gramado é um evento que transforma a cidade! Além de shows específicos pagos, há também desfiles, peças teatrais e toda a cidade ganha uma decoração especial, de forma gratuita.

Mesmo fora do inverno, o Natal Luz é considerado também uma época de alta temporada na cidade, onde tudo fica bem cheio. Assim, quem quiser ir nesta época, vale reservar hotel ou pousada em Gramado com antecedência.

Também é preciso comprar os ingressos dos shows pagos do Natal Luz com antecedência. Inclusive, o início das vendas dos ingressos de 2023 já começou!

Confira abaixo os principais shows que acontecem durante o Natal Luz em 2023!

3-) Shows do Natal Luz de Gramado 2023

Shows pagos do Natal Luz

Eu sou Maria Show Natal Luz
Super show Eu Sou Maria no Natal Luz. Foto: GC/Blog Vambora!

De desfiles, a peças de teatro e musicais, os shows pagos do Natal Luz são os mais longos e bonitos da festa, cheios de detalhes especiais.

Os preços são diferentes em cada um dos espetáculos mas cada um atende um público e expectativa diferente. Confira:

  • SHOW NATIVITATEN
Eu sou Maria - Nativitaten Gramado Natal Luz
Centenas de atores e cantores fazem parte do espetáculo Nativitaten. Foto: GC/Blog Vambora!

Para mim o mais bonito de todos os shows do Natal Luz é o Nativitaten, tanto pela mega produção como pelo cenário!

Já famoso em edições passados, em 2023 o Nativitaten continuará sendo o mais grandioso show do Natal Luz, incluindo muitos fotos de artifício!

O espetáculo encenado tem como tema principal o nascimento de Jesus, sendo o mais religioso dos shows e não muito indicado para ir com crianças. Confira abaixo mais detalhes:

– Horário: Abertura dos portões: 19h30. Início do espetáculo: 21h.
– Local: Centro de Eventos Serra Park/ R. Henrique Belotto, nº 100 – Três Pinheiros – Gramado/RS

  • GRANDE DESFILE DE NATAL
Grande Desfile de Natal – 30 anos Natal Luz Gramado
Grande Desfile de Natal em comemoração aos 30 anos do Natal Luz. Foto: Divulgação

Um dos espetáculos mais tradicionais, o Grande Desfile de Natal é um show lindo, que lembra quase que um desfile de carnaval, com alas, carros alegóricos, dançarinos e participantes fantasiados que nos empolgam a cada momento.

Se você for com crianças para o Natal Luz de Gramado e tiver que escolher apenas um show para ir vá nesse, é realmente mágico! E se você é um adulto que adora todas as tradições natalinas, vale conferir também! Veja mais detalhes abaixo:

– Horário: Abertura dos portões: 19h30. Início do espetáculo: 21h;
– Local: Centro de Eventos Expogramado, área coberta, (externa.

Dica: O local é coberto mas tem as extremidades abertas (para a circulação dos carros do desfile), então se estiver frio lá fora, vale ir bem agasalhado. Os melhores lugares são as sessões B e C, mais centrais.

  • FANTÁSTICA FÁBRICA DE NATAL

Outro ótimo show para ir com crianças, ele conta a história de Sofia, uma menina que não acreditava no Papai Noel e acaba sendo levada numa aventura muito especial!

Trata-se de uma peça repleta de diversão e muita emoção! Crianças amam esse espetáculo, já que ele é super lúdico, colorido, repleto de músicas, coreografias e diversão.

– Horário: Abertura dos portões: 19h30. Início do espetáculo: 21h;
– Local: Pavilhão 3 do Centro de Eventos Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111).

  • REINO DO NATAL

Sucesso em edições passadas, o show Reino do Natal é uma experiência imersiva e interativa. É o espetáculo com diversas apresentações durante o dia e preços menores do que os anteriores.

A ideia é ser um parque de Natal, com personagens, brinquedos, muitas luzes, efeitos e muita música, ideal para se ir com toda família.

– Horário: Entrada liberada a cada 45 minutos, com limite de 65 espectadores por sessão. Atração ocorre nos seguintes horários: 10h, 10h45min, 11h30min, 13h30min, 14h15min, 15h, 15h45min, 16h30min, 17h15min e 18h.
– Local: Pavilhão 2 do Centro de Eventos Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111).

  • LIGHT OF CHRISTMAS

O mais novo show do Natal Luz, o Light of Christmas será inaugurado em 2023, sendo um concertshow: show com apresentações artísticas.

Nele, a Orquestra Sinfônica de Gramado tocará as mais famosas trilhas sonoras natalinas, com participação de participação de coral, bailarinos e banda.

– Horário: Abertura dos portões: 18h30. Início do espetáculo: 20h.
– Local: Pavilhão 3 do Centro de Eventos Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111).

+ Veja mais opções de Tours e Passeios para fazer em Gramado

Shows gratuitos do Natal Luz de Gramado

Natal Luz de Gramado
Linda decoração natalina por toda Avenida Borges de Medeiros em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Nem só de super espetáculos e shows pagos é feito o Natal Luz: muitos eventos gratuitos acontecem diariamente em Gramado e conseguem emocionar os turistas que passeiam na cidade.

Confira abaixo as atrações gratuitas do Natal Luz 2022 em Gramado:

  • SHOW DE ACENDIMENTO
Show de acendimento - Natal Luz de Gramado
Show de acendimento das luzes de Natal no centro da cidade todas as noites. Foto: GC/Blog Vambora!

Todos os dias, ás 20h, na frente ao Palácio dos Festivais (bem na frente da Rua Coberta) acontece o show de acendimento, quando as luzes decorativas de Natal do centro de Gramado são ligadas.

É realmente um show, inclusive com atores que interagem com o público e pedem ajuda “para iluminar a cidade”. Depois de finalizado, é lindo sair passeando pela Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e etc para ficar encantado com a belíssima decoração iluminada da cidade.

Igreja Matriz de Gramado - Natal Luz 2015
Decoração especial na frente da Igreja Matriz no centro de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Os pinheiros natalitanos que perfilam toda a Avenida Borges de Medeiros são decorados pela comunidade da cidade (lojas, restaurantes, empresas, todos juntos) com uma árvore de Natal mais bonita do que a outra!

  • VILA DE NATAL
Vila de Natal - Natal Luz de Gramado
Visitando a casa do Papai Noel na Vila de Natal. Foto: GC/Blog Vambora!

A Vila de Natal é uma tradicional vila natalina, localizada na Praça das Etnias no centro de Gramado, com lojas vendendo artesanato e enfeites, comidinhas, etc.

O local fica aberto da 9h às 21h, com acesso gratuito, incluindo a presença ilustre do Papai Noel na sua casa na cidade!

  • PALCO RUA COBERTA

Em todos os dias do evento, a famosa Rua Coberta de Gramado, recebe o Palco Rua Coberta, com atrações musicais, sempre a partir das 19h.

Em 2023, outras atrações e eventos durante o Natal Luz, também são a Tannembaumfest, concurso de decoração de pinheirinhos tradicional de Gramado nessa época, enfeitando todo o centro da cidade; a Parada de Natal na Avenida Borges de Madeiros, além da Corrida e Caminhada de Noel (que tem participação paga).

4-) Ingressos do Natal Luz de Gramado

Grande Desfile de Natal - Natal Luz de Gramado
Desfile do Natal Luz de Gramado, encantando crianças e adultos. Foto: GC/Blog Vambora!

Os ingressos dos shows pagos do Natal Luz  já podem ser adquiridos diretamente no site oficial do evento ou agências e é recomendado comprá-los com antecedência.

O ideal é, de preferência, comprar assim que começam a ser vendidos para garantir os melhores lugares. É bem comum que já em Novembro a maioria dos ingressos já estejam vendidos.

No site é possível ver os valores dos ingressos de cada show, bem como o mapa de assentos de cada espetáculo.

+ Veja aqui mais ingressos para Passeios e Atrações em Gramado

5-) Dicas finais para conhecer os Natal Luz de Gramado

Natal Luz de Gramado
Decoração no centro de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

 É indicado chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência nos espetáculos pagos. A maioria dos ingressos comprados são por setor e não com lugares marcados, então quanto mais tarde chegar, “pior” ou “mais longe” você ficará localizado no seu setor escolhido em cada espetáculo.

 Ainda que seja realizado na primavera/verão, o clima da Serra Gaúcha pode surpreender durante o Natal Luz (como foi no nosso caso), quando em pleno começo de Novembro enfrentamos muita chuva, frio e neblina. Então vale conferir a previsão do tempo antes de ir (e se estiver frio, vá bem agasalhado, inclusive para os shows).

+ Veja Onde se hospedar em Gramado: melhores hotéis e bairros

 O trânsito nessa época em Gramado fica pesado e mesmo sendo uma cidade pequena, é preciso sair com antecedência para evitar chegar muito atrasado nos shows. Então, a não ser que esteja hospedado ao lado de um dos locais do evento, recomenda-se sair com pelo menos 1h de antecedência do seu hotel. Especialmente na época entre o Natal e Ano Novo o trânsito na cidade fica ainda pior, então fique atento.

 A maioria dos espetáculos ocorrem em áreas centrais ou perto do centro da cidade então fica fácil de se locomover. Mas caso esteja sem carro, vale usar o transporte gratuito para a Expogramado ou táxis/uber (ainda que na saída dos shows fique tudo bem cheio).

– Inclusive, em Junho/23 foi aprovado o passe livre no transporte público aos finais de semana de alta temporada, valendo para os meses de julho, novembro e dezembro desse ano.

Gramado é uma cidade linda que fica ainda mais especial durante o Natal: Vambora então curtir o Natal Luz!

*** Veja mais dicas de GRAMADO:
O que fazer em Gramado: 21 atrações para conhecer!
Onde se hospedar em Gramado: Melhores Hotéis, Pousadas e Casas
Como chegar em Gramado e preços de aluguel de carro na cidade

Natal em Canela: Confira a programação de Natal da vizinha de Gramado 

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


17 COMENTÁRIOS

  1. Nossa que demais. A cidade fica parecendo tipo um conto de fadas kkk. Minhas filhas iriam adorar conhecer Gramado nessa época. Sensacional.
    Estou planejando a viagem de fim de ano e estava buscando algo lúdico para as crianças. Vou mostras as fotos a elas para ver se curtem ir para gramado.
    Ótima dica.

  2. Bom dia, irei para gramado no começo de novembro dai gostaria de saber no show eu sou maria, tem camarotes e arquibancadas, so que vi que o camarote é tão perto da arquibancada que não sei se vale a pena pagar mais caro para ir para o camarote, gostaria de saber sua opinião sobre isso, obrigado 😀

  3. Boa noite,

    Comprei o ingresso para o camarote, porém estou com medo de não ter muita visibilidade do espetáculo. Poderia me orientará respeito?

    Obrigada!

    • Olá Mily,
      Qual seria o show? Para informações específicas sobre seu ingresso e localização indicamos que entre em contato direto com a organização do Natal Luz que vão poder lhe informar melhor. Pode entrar em contato com eles pelo site oficial ou via rede sociais.
      Boa viagem!

    • Olá Gabriele,
      Como falamos no post, se puder opte pelas arquibancadas E, F e G bem em frente ao palco (ainda que não sejam cobertas). Como para as arquibancadas não há marcação de assentos, vale chegar cedo para garantir um bom lugar.
      Boa viagem!

  4. Gramado é realmente te uma magia o ano todo sempre vamos para Gramado de 6 em 6 meses adoramos comer Fondue e tomar um café colonial. — quem nos atende é DZ RECEPTIVO —ALuguel de Carros, nos dão toda assistência precisa. Adorei o seu blog.

  5. Boa tarde! Parabens pelo blog. Estou olhando ingressos para o Reencontros de Natal mas acho q mudaram o nome das arquibancadas, agora elas vão de A a E. Vc sabe me dizer quais são as melhores q vc se referiu? Em frente ao palco? Obrigada.

    • Olá Veridiana,
      Obrigada por entrar em contato! Vimos e realmente a nomeação das arquibancadas mudaram nesse ano, até atualizamos o post por aqui!
      Mas a dica de pegar um lugar mais de frente ao palco continua a mesma!
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui