Roteiro Cultural: Memorial do Muro de Berlim e Topografia do Terror – Museus gratuitos para ir em Berlim

0
Memorial do Muro de Berlim
Memorial do Muro de Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Berlim atualmente é linda, moderna, jovem, mas não faz muito tempo que a sua realidade era bem diferente. A cidade foi palco de importantes e tristes guerras que mexeram não só com a história da cidade, como seu urbanismo, como ocorreu com o Muro de Berlim.

Base do governo nazista, Berlim se viu envolvida em incontáveis crimes contra humanidade feitos pelo governo de Hitler, durante a 2ª Guerra Mundial. E ainda entrou em numa fase brutal de segregação e divisão, com a criação do Muro de Berlim, separando a cidade, famílias e o mundo em duas partes.

Exposição da Topografia do Terror em Berlim
Exposição da Topografia do Terror em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que seja um passado triste, foi ele a base para a cidade incrível que vemos hoje. Essa história tão marcante é contata hoje em dia em museus e memoriais para que possamos, todos, não esquecer do que aconteceu e aprender com esses fatos.

Por isso mesmo o Memorial do Muro de Berlim e o Topografia do Terror são alguns dos museus e memoriais mais importantes de Berlim, para que possamos entender, conhecer e refletir sobre os fatos que aconteceram e que mudaram não só a cidade, mas o mundo em geral.

São duas atrações gratuitas, essenciais para visitar em Berlim e entender melhor a história recente do mundo, na qual a capital alemã, foi um dos maiores palcos. Confira abaixo mais sobre cada uma delas e como visitar.

Museus gratuitos e imperdíveis para entender o Muro de Berlim

1-) Topografia do Terror

Topografia do Terror Berlim
Topografia do Terror Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

No antigo endereço onde ficava a Gestapo (a policia secreta nazista), o comando da SS (organização paramilitar ligada ao partido nazista), o serviço de segurança nazista e central de segurança do Reich, se encontra hoje um dos memoriais e exposições mais impressionantes e envolventes do que realmente aconteceu durante o período nazista: o Topografia ao Terror.

O memorial fica exatamente em cima do que restou dessas instituições que promoveram uma das maiores atrocidades na história e crimes contra a humanidade.

Topografia do Terror em Berlim
Topografia do Terror em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

O memorial é totalmente gratuito, e visitado por milhares de visitantes todos os anos e procura dar respostas para questões como: “Porque isso existiu”, “Quem fez isso”, Porque eles fizeram isso”, “Como faziam isso”, “Porque as pessoas aceitavam isso”, etc.

O local conta com uma exposição externa (no terreno onde ficavam a sede e selas dos comandos entre 1933 e 1945), como também num pavilhão moderno, em que é explicada em detalhes a verdade cruel do Estado Nazista.

Na parte externa, as exposições são temporárias. Já na parte interna, do pavilhão, a exposição é permanente sobre a história do nazismo e os responsáveis, que praticaram crimes não só na Alemanha, mas em diversos outros países da Europa durante a guerra.

Topografia do Terror em Berlim
Imagens da exposição no memorial: impressionante!

Aqui ficamos sabendo que além dos judeus, ciganos, homossexuais, deficientes e outras minorias também sofreram tortura e atrocidades. Vemos também a verdade e a realidade, nua e crua daquela época, entendendo o que foi feito e como atitudes tão desumanas eram apoiadas por tantos, tudo explicado de forma histórica, direta e didática. Nunca vi uma exposição e explicações tão boas sobre o que realmente aconteceu.

No Topografia do Terror, o passado mais triste da Alemanha é usado como forma de aprendizado para que ações como essas não acorram nunca mais, em nenhum lugar do mundo.

E o mais impressionante é que pouco depois do final da Segunda Guerra, se ergue ali, passando exatamente do lado daquele local, o Muro de Berlim, outro triste marco da história alemã.

Uma pequena parte original do muro pode ser vista daqui, mas o melhor local para entender essa outra história é no Memorial do Muro de Berlim, que você conhece mais abaixo.

2-) Memorial do Muro de Berlim

Foto exposta no Memorial do Muro de Berlim
Foto exposta no Memorial do Muro de Berlim.

O Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer em alemão) é o melhor lugar para entender e visualizar o que foi e como era viver durante a época do Muro de Berlim. E como no caso do memorial anterior, a entrada aqui também é totalmente gratuita.

Memorial do Muro de Berlim
Memorial do Muro de Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Ele fica na rua Bernauer Straße, onde se pode ver grande parte do muro que existiu entre 13 de agosto de 1961 a 9 de novembro de 1989 em toda Berlim.

Para quem não sabe, um muro foi levantado cruzando a cidade, dividindo-a entre ocidental (capitalista) e oriental (socialista), criando uma divisão física e emocional entre famílias, pessoas, empregos, casas, etc.

O memorial se estende por algumas quadras mostrando como foi a divisão e desenvolvimento do muro, numa linha do tempo exposta pela rua. Aqui se pode ver pedaços originais do muro, painéis, fotos, tótens de informação, contando e mostrando relatos originais, como exemplo do que aconteceu por toda Berlim.

Memorial do Muro de Berlim
Memorial do Muro de Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Mas a parte mais impressionante do memorial é exatamente o último trecho original do muro de Berlim existente, onde se pode ver em detalhes, como ele era no seu ápice nos anos 80: altíssimo, feito de concreto e um “corredor da morte” no seu centro, totalmente vigiado, para evitar fugas de qualquer um dos lados.

Muitas tentativas de escape inclusive que foram feitas através de túneis que você consegue ver no local. É possível até espiar entre frestas do muro, como faziam os moradores da época, para tentar ver algo do outro lado….Impressionante pensar que isso existiu há tão pouco tempo.

Entre Muros - Memorial do Muro de BERLIM
Olhando entre frestas através do Muro de Berlim, no trecho original do memorial. Foto: GC/Blog Vambora!

Além da exposição externa, há um centro de visita e documentação com uma torre, onde do alto se vê exatamente a grande faixa policiada que separava a cidade e o corredor de “segurança”, onde muitos morreram.

Nesse centro também há uma ótima exposição multimídia contando mais em detalhes a história do muro, do início até seu fim em 1989.

Queda do Muro de Berlim
Foto mostrando queda do muro de Berlim, exposta no memorial.

Duas atrações emocionantes, essenciais que são verdadeiras aulas de história de Berlim e do mundo ocidental. Gratuitas, são uma forma de tornar essas histórias tão importantes mais compreensíveis aos nossos olhos, cujas marcas permanecem na cidade até hoje.

Vale a pena reservar algumas horas do seu dia para cada uma delas. Vambora!

*** Veja mais dicas de BERLIM no blog:
O que fazer em Berlim: Roteiro completo de 4 a 6 dias na cidade
Como visitar o Reichstag, a cúpula do Parlamento em Berlim
Conhecendo a Ilha dos Museus

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui