Lugares improváveis: O metrô museu de Moscou

8

Entre tantas coisas surpreendentes e improváveis na Rússia, o metrô de Moscou merece destaque.

Metrô de Moscou Foto: GaryColet, Flickr
Uma das obras típicas do Realismo Russo no metrô de Moscou. Foto: GaryColet, Flickr

Como se fosse um museu do proletariado, o sistema de trens e estações é belíssimo. Digno de estar dentro dos grandes museus do mundo, a arquitetura e obras das estações retratam o melhor (e o pior) do realismo russo, da metade do século passado.

Construído em 1935, o metrô de Moscou foi feito para retratar a força do governo comunista, sendo uma ode ao trabalhador russo.

Além desse, grandes ícones do governo (como Lênin e Stalin) e momentos importantes da história do país figuram as milhares de estátuas e painéis das estações (principalmente da linha central circular-ver mapa abaixo).

Mapa do Metro de Moscou
Mapa do Metro de Moscou

Mais do que um museu/memorial, as estações foram construídas para servir de refúgio durante a guerra. Enterradas a muitos metros de profundidade, garantiam a proteção das pessoas durante bombardeios. As escadas rolantes, dignas do Guiness book (foto abaixo) são prova disso!

Escadas rolantes Metrô de Moscou. Foto: Punxutawneyphil, Flickr
Escadas rolantes dignas do Guinness Book! Foto: Punxutawneyphil, Flickr

Mas como nada é perfeito (é claro!), o local pode oferecer experiências singulares; como a mistura olfativa de urina com sopa de cebola e toques de vodca, e a sensação de que o trem (dirigido manualmente) irá descarrilhar na próxima curva, ao você ouvir o “tchiiiiii” agudíssimo dos freios russos… 😀

Estação Komsomolskaya, Moscou Foto: yeowatzup, Flickr
Estação Komsomolskaya, Moscou Foto: yeowatzup, Flickr

Tirando isso, os irrisórios 7 rublos russos (cerca de R$0,40), valem toda a experiência! Dica: Como todas as informações estão no alfabeto russo (cirílico) e quase ninguém fala inglês, use o método de contar estações para não se perder. Com um mapa na mão e o nome da estação que você quer chegar (peça ao gerente do hotel lhe informar), as chances de se perder, ficarão bem reduzidas.

Estação Metrô de Moscou. Foto:farflungphotos, Flickr
Uma das obras das estações russas. Foto:farflungphotos, Flickr

Se você quiser conferir mais de perto o metrô russo e não tiver nenhuma viagem marcada para lá, está acontecendo na estação das Clínicas, do metrô de São Paulo, uma exposição sobre o metrô de Moscou. Vale a viagem – qualquer uma delas! 😉

Vambora!

*** Veja também:
Como furar fila no Museu do Louvre
Museu Cloister – Um castelo medieval em Nova York
Viagem e Moda pelo Mundo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui