Lugares Improváveis: Montserrat – O Bate e Volta que vale uma viagem para Barcelona

29
Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
A 1ª visão que você tem de Montserrat, bem la no alto. Foto: GC/Blog Vambora!

Como se tem visto nos relatos anteriores, Barcelona é uma daquelas cidades com dezenas de coisas para se ver e fazer.

Agora, programando sua viagem para lá, eu tentaria deixar pelo menos 1 dia para você fazer um dos bate e volta mais incríveis que eu já fiz na vida: ir para Montserrat!

Visão de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Já no alto, essa é Montserrat! Foto: GC/Blog Vambora!

Uma escapada de apenas 60 km de Barcelona (+/- 50 minutos de trem) e você se depara com uma paisagem impressionante: um monastério do século X, encravado num mar de montanhas rochosas esculpidas ao longo de milhares de anos. É um lugar lindo e muito surpreendente!

Nossa Senhora de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Aqui fica a imagem de Nossa Senhora, mais adorada de toda Espanha. Foto: GC/Blog Vambora!

Se num primeiro momento, a grande atração de Montserrat é o seu monastério (realmente bem bonito, histórico, cheio de religiosidade e simbolismos), o grande diferencial do lugar é a sua beleza natural.

Chegando cedo (veja mais abaixo como ir), separe a parte da manhã para conhecer o mosteiro: ver de perto a imagem de Nossa Senhora (a mais icônica e adorada em toda Espanha), escutar o famoso coral das crianças na Basílica, além de visitar o museu e espaço interativo que contam um pouco mais da história do local. O passeio que já podia já acabar bem por ali, ainda guardava o melhor: as trilhas nas montanhas!

Trilhas Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Trilhas na parte mais alta da montanha. Foto: GC/Blog Vambora!

A tarde, depois do almoço, parta para elas! Existem várias nas áreas mais urbanizadas da montanha (e próximas da igreja), com terraços dando visões lindíssimas do monastério e do relevo; até outras mais “roots”, de cascalho e terra batida, bem no alto, acima dos 1200m de altitude, acessadas por funiculares.

Antes de você achar que esse pode ser um passeio muito radical, todos os caminhos são muito bem sinalizados e civilizados. Vale a pena mesmo explorar!

Funicular Sant Joan. Foto: GC/Blog Vambora!
Subindo as montanhas pelo Funicular Sant Joan. Foto: GC/Blog Vambora!

Do que eu consegui conhecer, as trilhas mais bonitas foram as de Sant Jeroni, Sant Joan, Sant Onofri e Sant Magdalena, todas a direita de quem acessa a parte mais alta de Monserrat, pelo funicular de Sant Joan. Ambas, além de curtas, tem as melhores vistas, além de possuírem pequenas surpresas no caminho, como capelas históricas e inscrições antigas nas montanhas, que há anos são pontos de peregrinação.

Em menos de 30 minutos de caminhada, você já tem a sensação de estar completamente longe da civilização, conhecendo parte da história e se deparando com uma das vistas mais bonitas de toda Espanha. Nos dias de céu completamente azul, dizem que é possível avistar até os Pirineus!

Trilhas de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Visão de uma das trilhas. Foto: GC/Blog Vambora!

É realmente sublime! E quem sabe, você dê sorte como eu, e encontre com alguns animais selvagens, como essas cabras das Montanhas, escalando, quer dizer, pastando no meio daqueles paredões de rocha verticais. Um momento digno do “Discovey Channel”!

Cabras Selvagens. Foto: GC/Blog Vambora!
Momento Discovey Channel: cabras selvagens das montanhas. Foto: GC/Blog Vambora!
Animais em Montserrat Foto: GC/Blog Vambora!
Nem quis pensar na possibilidade de alguma escorregar la de cima e cair bem em cima de nós! rsrs Foto: GC/Blog Vambora!

Daria para ficar mais algumas horas e até dias caminhando e descobrindo novas paisagens (aliás, é o que muitos montanhistas, de toda Europa, fazem por lá). É muito lindo!

Agora algumas dicas para aproveitar melhor o passeio:

-> Como chegar em Montserrat:

O trem R5, que vai até Montserrat, sai todos os dias da Estação Praça España do metrô de Barcelona, a partir das 8h36 (na alta temporada) e 9h36 (na baixa). Recomendo que você pegue o trem mais cedo, para aproveitar melhor o dia.

Na própria estação de metrô vá seguindo o símbolo do trem local (vide foto) até encontrar a sua plataforma e os guichês vendendo passes combinados para chegar a Montserrat: bilhete do trem (ida e volta) + funicular ou teleférico para subir a montanha.

FGC Barcelona
Simbolo do trem que você vai pegar para ir até Montserrat

Se você for na alta estação poderá encontrar também um passe completo, chamado de Montserrat Tot, que junta trem + os funiculares (como o de Sant Joan) + almoço no restaurante do Monastério. Por 40 euros, vale a pena! Como fui na baixa temporada, esse passe não estava a venda, e acabei gastando quase a mesma quantia, só que com um almoço nada demais na lanchonete e um funicular a menos (que não estava funcionando).

Depois do trecho de trem, você tem a opção de você subir a montanha usando um funicular ou um teleférico. Por 1 euro a mais, peguei o teleférico, por ter as visões mais bonitas e pelo menor tempo até o alto (só 5 minutos de viagem).

Teleférico de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Subindo a montanha pelo teleférico . Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem vai com crianças, idosos ou mesmo tem medo de altura, o funicular é uma boa opção porque possui uma infra-estrutura melhor para o turista, sendo inclusive mais confortável (no 1º você vai de pé, disputando lugar com outras pessoas na janela, enquanto no 2º vão todos sentados confortavelmente, apreciando a paisagem nos 15 minutos de passeio).

Ambos são boas escolhas. Quem vai de teleférico desce na estação Montserrat Aeri, enquanto quem vai de funicular, desce na estação Monjuic de Montserrat. Tudo muito bem sinalizado e explicado dentro do trem. Não tem erro!

-> No Monastério:

Coral Basílica de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Coral das crianças na Basílica. Foto: GC/Blog Vambora!

O coral das crianças é bem disputado, então tente chegar ao menos 15 minutos antes na basílica para pegar um bom lugar. A apresentação é curta e ocorre todos os dias, às 13h.

A imagem de Nossa Senhora pode também ter filas de fiéis. A entrada para vê-la de perto e tocá-la, encontra-se lateralmente da porta principal da Igreja.

-> Para as trilhas:

Trilhas de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Todo mundo se empolgando nas trilhas. Foto: GC/Blog Vambora!

Vá bem confortável, usando tênis e leve protetor solar e água para se hidratar durante a caminhada.

Não se esqueça também de um detalhe importante: ao ver nas placas de sinalização a duração das trilhas, pense que você gastará pelo menos o dobro para voltar ao seu lugar de origem; por isso não perca a noção das distâncias e tempo que as trilhas levam.

Trilhas de Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
Placas das trilhas em Monserrat: Distância e tempo médio. Foto: GC/Blog Vambora!

Lá em cima, não tenha pressa e ande com cuidado. Muita gente se empolga e tende a sair dos caminhos marcados, correndo o risco de se perder ou escorregar (quando fui no inverno, muitas áreas estavam com neve). Como não há guias, evite correr riscos desnecessários e siga as orientações pelo caminho.

Montanha Montserrat. Foto: GC/Blog Vambora!
No inverno com neve! Montserrat é linda! Foto: GC/Blog Vambora!

Quem diria que um bate e volta seria um dos pontos altos dessa viagem para Barcelona? Um lugar totalmente lindo e surpreendente. Estando na cidade, não dá para não conhecer Montserrat! Vambora?

+ informações: www.montserratvisita.com

*** Veja mais dicas de BARCELONA no blog:
– Onde se hospedar em Barcelona: Hotéis e regiões
– As melhores e as piores tapas de Barcelona
– Como conseguir comprar passagens de trem pela Renfe

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

29 COMENTÁRIOS

  1. Olá Guta!

    Primeiramente, parabéns pelo blog! Eu gostaria de saber em que mês que você foi a Montserrat. Irei agora em dezembro e imagino que o clima possa estar semelhante a quando você foi, você se lembra? Aliás, vou seguir as suas recomendações para o roteiro de Barcelona, ficarei 7 dias e acredito que o que você montou será muito útil para a elaboração do meu 😉

    Obrigada por tudo!

    Beijão!

    • Olá Thais! Fui em Fevereiro, no meio do inverno lá na Espanha. Se você for no começo de Dezembro é capaz de pegar temperaturas nem tão frias.
      E fico muito feliz de você estar aproveitando as dicas do blog! Estamos aqui para isso! 🙂
      Qualquer outra dúvida é só falar!
      Abs!

      • Olá Guta!
        Venho aqui fazer um comentário pós viagem. Como havia dito lá em cima, fui no início de dezembro. Não encontrei neve como você, mas estava um frioooo de lascar! rs… Suas dicas foram TODAS MUITO VALIOSAS. Visitamos Montserrat em um dia qualquer, e para a nossa SORTE, li o seu post antes de ir. Chegamos com antecedência para assistir ao coral e a igreja logo lotou muito rápido. Como segui o seu conselho, conseguimos um lugar bom para nos acomodar, mas aqueles que não leram o seu post ficaram em pé! rs…. Quando o coral inicia é de arrepiar… que lindo!! Sem dúvida, vale muito a pena conhecer para quem ainda está em dúvida. Outro ponto que eu gostaria de comentar aqui é que no dia que fui, o céu estava bem limpo e conseguimos enxergar os Pirineus! 🙂
        Bem, é isso, mais uma vez parabéns pelo Blog e pelas informações que são de extrema importância para quem está planejando uma viagem!
        Abs!

        • Thais você não tem idéia de como é bom ouvir um feedback assim. De verdade, muito obrigada mesmo! 🙂
          O objetivo do blog é exatamente esse: fazer todo mundo viajar mais e melhor com as dicas aqui dadas. Que bom que vc aproveitou e deu tudo certo na sua viagem!
          Volte sempre! Abs!

    • Olá Rodrigo, como citamos no post o trem até Montserrat sai todos os dias da Estação Praça España do metrô de Barcelona.
      Estando no local basta seguir as placas de indicação (veja no post a imagem que mostra o simbolo do trem) para a área de embarque.

  2. Olá Guta!
    Adorei sua indicação e gostaria de fazer com minha família. Uma dúvida: meus pais idosos irão e como pretendo fazer trilha com minhas irmãs, acha que poderia arranjar por lá algum passeio alternativo para eles aproveitarem o tempo? Obg

    • Olá Fabiana, tem passeios alternativos sim. Eles podem tanto caminhar pelos caminhos perto do Monastério (bem mais tranquilo e fáceis), bem como visitar o museu e espaço interativo que contam um pouco mais da história do local, aproveitar a cafeteria, etc.
      Mesmo que eles não façam as trilhas, vale subir no funicular para ter as vistas de lá de cima. É realmente lindo!

  3. Olá, vou à Espanha em setembro. Ficarei 4 dias em Madri e 4 em Barcelona.
    O que você sugere? Ficar os 4 dias em Barcelona e aproveitar melhor a cidade, ou destinar um dia para Montserrat? Obrigada.

  4. Embarco para Barcelona daqui há 5 dias e adorei as dicas!
    Fiquei com a mesma dúvida da Miriam: quando é a alta temporada? Na primeira semana de novembro estaremos na alta ou na baixa?

    • Olá Fernando,
      Que bom que está aproveitando as dicas aqui do Vambora!
      Sobre sua dúvida, a alta temporada na Espanha é em geral durante o verão, em feriados e datas comemorativas espalhados pelo ano.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui