Relato de viagem: Lopes Mendes, como visitar uma das praias mais lindas do Brasil e do mundo!

0
Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais lindas do Brasil e do mundo! Foto: GC/Blog Vambora!

A praia mais famosa de Ilha Grande e considerada uma das mais lindas do Brasil e do mundo, Lopes Mendes é mesmo espetacular! Super extensa, com seus quase 3km de areia branca fininha e um mar transparente em vários tons de azul, deixa qualquer visitante impressionado.

Praia de Lopes Mendes
Milhares de tons de azul no mar de Lopes Mendes! Foto: GC/Blog Vambora!

Esse é um passeio de um dia inteiro, já que a praia está quase isolada do resto de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, localizada numa parte da ilha voltada para o mar aberto. É uma praia que tende a ter mais ondas, lugar perfeito para surfistas mas gostosa também para os banhistas, já que há bandeiras indicativas por todo o lugar, mostrando as condições para banho, bem como alguns trechos com salva vidas.

Trilha Lopes Mendes
Final da trilha para a praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

A chegada na praia, para quem vem pela trilha (o caminho mais comum – veja mais abaixo em “como chegar em Lopes Mendes”), já emoldura o lugar paradisíaco, com seu mar de águas claras. Além da cor do mar e da areia, o que impressiona muito em Lopes Mendes é o tamanho da praia: imensa, tanto em comprimento, como a largura da faixa de areia. Vale percorrer a praia em toda extensão, para conhecê-la melhor em sua plenitude.

O canto direito da praia, é geralmente o mais cheio e com formações de pedras, da onde se pode subir e ter uma vista mais ampla de toda extensão de Lopes Mendes. Nessa parte também há alguns coqueiros e árvores que fazem sombra, ótimo para relaxar depois do banho de mar.

Já o canto esquerdo é mais vazio, onde passa um rio e as águas tendem a ser mais calmas, melhor para o banho. Nesse canto também há uma antiga boia de navio que virou cartão postal da praia.

Praia de Lopes Mendes
Praia dos sonhos, num dia lindo de sol!. Foto: GC/Blog Vambora!

Importante dizer que a estrutura de Lopes Mendes é quase inexistente, com somente com poucos vendedores ambulantes na alta temporada e finais de semana, então vale ir preparado para levar algo para comer e beber, se quiser.

Como maior parte das praias mais lindas do mundo, seu acesso não é assim tão óbvio, o que ajuda a preservar o local, hoje em dia, parte de uma reserva ambiental. Confira abaixo como chegar em Lopes Mendes em Ilha Grande:

Como chegar em Lopes Mendes

Escuna Lopes Mendes Ilha Grande
Escuna do passeio para a praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Há pelos menos 3 maneiras de se chegar em Lopes Mendes, sendo que uma é a mais fácil e usada pelas turistas, ainda que envolva uma pequena trilha.

1-) Barco + Trilha

Essa é a forma mais fácil e comum de se chegar em Lopes Mendes. Saindo de barco, da Vila do Abraão (local da maioria das hospedagens e serviços de Ilha Grande), depois de 30/40 minutos se chega na Praia do Pouso, na enseada das Palmas. Veja no mapa abaixo:

Aqui o barco atraca e você segue a pé, seguindo por um trecho da praia e depois por uma trilha na mata até chegar em Lopes Mendes (trilha chamada de T11). Ela tem dificuldade “fácil a media”, já que é curta (cerca de 1km), bem sinalizada mas possui trechos bem íngremes e declives. Vale ir de com tênis para facilitar a caminhada. Leva-se cerca de 20 a 30 minutos nela até chegar a Lopes Mendes.

Trilha Lopes Mendes
Início da trilha para praia de Lopes Mendes. Foto: GC/Blog Vambora!

O valor do barco do Abraão até a Praia do Pouso varia de R$ 30 a 50 por pessoa, dependendo da época e da embarcação. Minha dica é fechar esse passeio no Abraão, já escolhendo o horário da volta, que começa por volta das 15h (os primeiros barcos saem do Abraão por volta das 9h/10h, dependendo da época do ano).

Volta barco Lopes Mendes
Volta de barco para Vila do Abraão, da praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

Aqui vale escolher bem a embarcação, preferindo as escunas do que as lanchas menores, mesmo sendo essas mais rápidas. O trajeto é em alto mar, muitas vezes agitado, e andar numa lancha pequena chega a ser em certos casos perigoso dependendo das condições do mar, por isso, prefira as escunas, maiores e mais seguras.

Praia do Pouso Ilha Grande
Linda Praia do Pouso em Ilha Grande, caminho para Lopes Mendes. Foto: GC/Blog Vambora!

Dica: a Praia do Pouso, onde o barco atraca, é maravilhosa, com águas claras e calmas. Vale deixar pelo menos uma hora do seu dia, na ida ou na volta de Lopes Mendes, para curtir o local.

2-) Trilha desde a Vila do Abraão

Para quem gosta de fazer trilhas e caminhadas, existe a opção da trilha T10 que sai da Vila do Abraão, em Ilha Grande, e chega próximo da Praia do Pouso, onde você também deve pegar depois a trilha T11 até chegar em Lopes Mendes.

No total, são quase 3h de caminhada, num nível de dificuldade médio, já que há muitas subidas e descidas. Indicada para quem tem mais experiência em trilhas e tem mais tempo em Ilha Grande. Uma coisa que muitas pessoas fazem é ir até Lopes Mendes pela trilha e voltar de barco, para ser menos cansativo.

3-) Barco – Roteiro Super Sul

É um passeio que passa por diversas praias no sul de Ilha Grande e deveria ser a forma mais fácil de se chegar em Lopes Mendes, mas nem sempre as condições do tempo e mar ajudam para o barco atracar direto na praia. Por isso, não é garantia que ao fazer esse passeio você consiga descer em Lopes Mendes.

Outra questão: o tempo de permanência na praia não é muito grande durante o passeio, por volta de 50 minutos, e considerando que Lopes Mendes tem 3 km, é tempo de dar um banho de mar, uma caminhada pequena e já voltar. Para quem quiser mais tempo para curtir a praia, e ter a garantia de conhecê-la, vale ver as outras duas opções acima.

Dicas finais para visitar Lopes Mendes:

Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes em Ilha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Procure sair cedo pela manhã, para conseguir aproveitar a praia com calma, pegando os primeiros horários se for de barco (9h/10h) na Vila do Abraão.

-> Vá para Lopes Mendes de preferência num dia de sol e céu aberto. Isso fará toda diferença para conseguir ver as águas claras e curtir o mar.

Praia de Lopes Mendes
Imensa praia: tente caminhar de ponta a ponta para conhecer todos os segredos de Lopes Mendes. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Como já dissemos acima, não há estrutura de serviço em Lopes Mendes, então como a maneira mais comum de se chegar é por trilha, leve pelo menos uma água e algo leve para comer por lá.

-> Além de algo para beber e comer, vale levar uma canga para deitar na areia (não há estrutura de cadeiras) e um tênis para a trilha, especialmente quem não tem costume de fazer esse tipo de caminhada. Levar um repelente, chapéu e protetor solar é essencial, já que a única sombra na praia é das árvores.

Restaurante Lua e Mar Ilha Grande
Peixe com banana no restaurante Lua e Mar em lha Grande. Foto: GC/Blog Vambora!

-> Uma boa opção é na volta, fazer um belo almoço/jantar na praia do Abraão, em Ilha Grande, no restaurante Lua e Mar, famoso pelo seu peixe com banana, delicioso prato típico na região! Totalmente pé na areia, bem próximo do píer da onde saem e chegam os barcos e com vista para o mar é um jeito incrível de terminar esse dia de passeio em Ilha Grande e Lopes Mendes.

Vambora?!

*O Vambora! fez essa viagem a convite do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau.

*** VEJA MAIS DICAS DE ANGRA E ILHA GRANDE:
Angra dos Reis e Ilha Grande, paraíso entre Rio e São Paulo
Conhecendo o Club Med Rio das Pedras
Hospedagem boa e barata no Rio de Janeiro, existe?

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui