Viajante Gourmet: Onde encontrar os melhores Kebab em Istambul

7
Kebab em Istambul
Kebab ou Kebap, só dá ele em Istambul! Foto: Blog Vambora!

Se a Turquia é a terra do Kebab (ou kebap, em turco), Istambul é a sua capital. São dezenas de centenas, e não duvido, até milhares de restaurantes, bares e barraquinhas vendendo o prato pela cidade.

Para quem não sabe, Kebab significa quase que literalmente “Carne no espeto” (estilo o nosso famoso espetinho aqui do Brasil). A origem é antiqüíssima do Oriente Médio, mas ganhou na Turquia status de prato típico e se espalhou pelo mundo.

Shish Kebab
Tradicional Shish Kebab, assado no espeto e direto na brasa. Foto: Blog Vambora!

Na Turquia, o Kebab é tão apreciado que eu duvido que você não experimente o prato em mais de 50% das suas refeições pelo país. Para não enjoar existem diversas variações, como:

->  SHISH KEBAB: O mais tradicional, com pedaços de carne (bovina, frango ou carneiro, etc) num espeto que assa na brasa. Podem vir com vegetais (como cebola, tomate, beringela) ou feitos somente desses também (para a alegria dos vegetarianos).

-> DÖNER KEBAB: Que ao pé da letra em turco, significa “espeto que gira”! É o que nós conhecemos aqui no Brasil de “churrasco grego”, que na verdade é uma variação turca! 😉

Döner Kebab
Döner Kebab, nada a ver com o nosso Churrasquinho grego! Foto: Blog Vambora!

O Döner é encontrado em muitas versões de carne, mas a bovina e de cordeiro são as mais tradicionais. O prato é tão querido e faz tanto sucesso que os imigrantes turcos pelo mundo, especialmente na Alemanha, passaram a reproduzir o prato. Para facilitar a venda, começaram a vender os pedaços de carne dentro de um pão (muitas kebaberias pelo mundo, até aqui no Brasil vendem essa versão).

A verdade é que o verdadeiro Döner Kekab turco é servido no prato, com um molho meio apimentado, bastante manteiga e uma bela pimenta verde gigante por cima! 🙂

-> ADANA KEBAB: É estilo uma Cafta (como na foto do começo do post), que a gente conhece da cozinha árabe/libanesa aqui no Brasil, só que sabores e temperemos bem mais fortes.

Na mistura de carne moída (novamente, de todos os tipos, mas geralmente bovina, carneiro ou cordeiro) vai pimenta, pedaços de pistache, especiarias, etc. Para quem quiser uma versão mais leve, dá para pedir a Urfa Kebab (que é a mesma coisa só que sem tanta pimenta).

pide turquia
Pessoal atacando a comida antes de eu tirar a foto! rsrs O pão tradicional e o pide, um tipo de pizza turca antes do Kebab. Foto: Blog Vambora!

Se você pegar um cardápio de qualquer restaurante de Kebab em Istambul, vai ter pelo menos mais outras tantas opções dos espetinhos em todas as suas possibilidades de variação. Depois de alguns dias comendo praticamente um Kebab por dia na cidade, consegui eleger os meus restaurantes de Kebab favoritos na cidade. São eles:

-> Hamdi Restaurant: Meu primeiro Kebab em Istambul era bom, um Adana, com pedaços de pistache, mas o que compensou mesmo foi a vista do restaurante: em frente a ponte de Gálata, ao lado da Mesquita Nova (de Yeni), no coração de Istambul. Se a refeição já foi um banquete, a vista do lugar, já valeu a visita.

Hamdi restaurante
Vista exepcional do Restaurante Hamdi: bem em frente para a Ponte de Galata. Foto: Blog Vambora!

-> Sütiş Kebap Dünyası: Bem na agitada rua/calçadão Istikal (no nº13), fica esse restaurante tradicional que olhando de fora você não dá quase nada: simples, decoração meio brega mas com muitos locais (informação boa de que o lugar vale a pena). Foi uma das refeições mais longas, devido a quantidade e variedade absurda de comida e tipos de Kebabs existentes, tudo muito fresco!

Doces Turcos
Depois do Kebab não se esqueça que vem os doces! Humm….Foto: Blog Vambora!

Aqui é bom lembrar de uma coisa: não se esqueça que o Kebab é só uma pequena parte da refeição. Antes tem muitasssssss entradas, como pastinhas de berinjela; o pide (uma espécie de pizza deles, muito bom!!); o pão tradicional, delicioso e sempre quentinho que eles trazem na sua mesa e é claro os docinhos turcos, que são bons demais!!

-> Khorasaní: Num lugar típico “pega turista”, pertíssimo de Santa Sofia, eu comi o meu melhor Kebab de Istambul. Foi um Shish Kebab de frango, que só de lembrar aqui dá água da boca. Existem diversos outros restaurantes na rua, mas vá sem medo nele, é realmente demais (e não por menos, o mais cheio).

Kebab em istambul
Meu favorito de toda viagem: um Shish Kebab de frango no restaurante Khorasaní. Foto: Blog Vambora!

Depois de tanta comida, só um chazinho (que eles chamam lá de Chai) para finalizar a refeição. Só para terminar, os preços: dá para comer um ótimo Kebab em qualquer um desses restaurantes por uns R$ 20. Bom, sustentativo e barato! Vambora então viver de Kebabs em Istambul?! 😀

*** Veja mais dicas de ISTAMBUL no blog:
Santa Sofia e a Cisterna de Yerebatan em Istambul
Onde se hospedar em Istambul: melhores hotéis e regiões
Um cruzeiro pelo Bósforo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


7 COMENTÁRIOS

  1. o Hamdi è o mais famoso restaurante de Kebap (in turco se escreve com o P no final,em arabe com o B) de Istanbul Conselho:reservem! ainda mais no periodo de ramazan,quando todos os restaurantes de Istanbul para o IFTAR,que è a primeira ceia na hora do por do sol,sao lotados.
    E se por acaso ficarem com saudade de um feijao,eles fazem parte da cultura culinaria turca.O melhor restaurante que cozinha o “kuru fasule” com a tradicional receita do Mar Negro è o Kurufasulyeci Erzincanlı Ali Baba,do lado da mesquita de Suleymanie. Outra dica:cozinha caseira? nao esiste lugar melhor no coraçao de Sultanahmet que o Kenger!! nao tem muita escolha,5 ou 6 diferentes pratos,dependendo do que eles cozinharam,e voce vai finalmente comer a comida que o turco come em casa! è pequenininho,mais nao dificil de encontrar.uma traversa da rua principal,Divan Yolu,a com a esquina do Faros.ande um pouqinho e vao encontrar a esquerda do lado da barbearia!

  2. Conheci somente Izmir na Turquia e foi um dos locais que eu melhor comi. Morei um tempo na Alemanha Tb e era fã dos restaurantes Turcos. Comi várias vezes Köfte (a maneira como eles chamam a Kafta) e parece bastante com a daqui, apesar disso o tempero é muito mais carregado lá , o que eu gosto muito (adorei os temperos turcos). Kebab comi muito aí na Turquia, e eh muito diferente do Kebab alemão (sem tantos molhos). O interessante é que no Brasil tem um grande influência da cultura árabe, que possui algumas semelhanças com a turca (a respeito da culinária), então alguns pratos turcos (tirando o Kebab, que não eh comum de se ver no Brasil) são comuns aqui, mas com outros nomes, como o kibe cru (çig Köfte em turco), Kibe frito (Içli Köfte em turco), Esfiha (Pide em turco). Claro que no Brasil muita coisa foi adaptada, como por exemplo Kafta com bacon (turcos e árabes em geral n comem bacon).

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui