Roteiro Cultural: Istambul dos haréns e Sultões – Os Palácios Topkapi e Dolmabahçe

1
Palácio Topkapi
Palácio Topkapi: residência dos sultões em Istambul. Foto: GC/Blog Vambora!

Nem só de Mesquitas e kebabs vive Istambul. A cidade por muitos anos foi dominada pelos sultões e seus palácios gigantescos. Com uma mistura de “sou Ásia mas queria parecer Europa” esses locais surpreendem por possuir um luxo e requinte que não se vê em muitos lugares do mundo.

Coloco abaixo os dois principais palácios que melhor mostram esse lado de Istambul e você não pode deixar de conhecer quando estiver na cidade:

-> Palácio Topkapi

Entrada do Palácio Topkapi
Entrada principal do Topkapi. Foto: GC/Blog Vambora!

O Topkapi foi construído logo após a conquista de Constantinopla pelos muçulmanos, para ser a residência oficial dos Sultões e assim foi por quase 3 séculos.

Construído numa localização perfeita em Istambul, fica no alto de um morro, no centro do bairro de Sultanahmet, praticamente ao lado de Santa Sofia. Além de residência da família do sultão, o local servia também para tratar de assuntos do governo e onde ficava o famoso harém.

Detalhes do Palácio Topkapi
Detalhes do palácio: vista e arte incríveis! Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, essa idéia de harém, com milhares de mulheres cercando o sultão, é mais um imaginário ocidental do que a realidade. Na verdade o harém era praticamente um internato para as mulheres que viviam no sultanato. Elas aprendiam boas maneiras, oração, atividades domésticas, tudo sem poder sair de lá (praticamente um regime escravo). Das quase mil mulheres que o Topkapi chegou a ter, pouquíssimas (1 ou 2) eram realmente próximas do Sultão.

O palácio é bem grande, sendo composto de 4 alas. A primeira é um imenso jardim na entrada, onde está localizado o Museu Arqueológico de Istambul (que aliás vale também a visita) e onde fica a bilheteria do Palácio. Para quem vai por conta própria vale a pena pegar um dos audio guides na entrada, para entender melhor todos os detalhes do palácio.

Interior Palácio Topkapi
Umas das salas privativas do Palácio. Foto: marco monetti, Flickr

Passado o segundo portal, você entra no Palácio em si: são várias salas expondo todo o acervo do local, como jóias, tapetes, armaduras, espadas, cerâmicas e ítens religiosos, incluindo pêlos da barba de Maomé! Essa área especialmente é a mais cheia do Palácio e a parte das relíquias de Maomé então…lotadas!

-> Ingresso online do Palácio Topkapi para pular filas

 

Mas achei que a parte mais interessante do Topkapi está nas suas vistas e nas alas internas. São salas e mais salas na parte dos fundos cheias de detalhes e requintes únicos e o mais interessante é imaginar como as pessoas viviam por lá naquele tempo.

-> Palácio Dolmabahçe

No final do século XIX, o Palácio Topkapi não estava mais fazendo o estilo dos sultões, ou melhor: a moda da época eram os grandes palácios europeus, especialmente os franceses.

Mesmo fazendo parte da Ásia, a Turquia sempre esteve mais próxima da Europa, seja na cultura, seja no estilo de vida. Os sultões não achavam que o Topkapi estava mais fazendo jus a riqueza e poder do país, por isso mandaram construir em 1856 o Dolmabahçe.

Detalhes Palácio Dolmabahçe
Toda a riqueza e detalhes no interior do Palácio Dolmabahçe. Fotos: BenAndAsho e ahunziker/ Flickr

Com influência dos estilos barroco, neoclássico e até rococó, entrar no palácio é levar um susto, tamanha a grandeza e riqueza do local. São 285 quartos e 46 halls forrados de muito ouro, tapetes e cristais de pura ostentação. Se eles queriam parecer com a Europa, conseguiram!

Interessante é que mesmo com essa influência, os elementos culturais locais não deixam parecer o Dolmabahçe, um palácio europeu qualquer: há diversos banhos turcos (chamados de hamam) espalhados pelo local, a tapeçaria tipicamente oriental é vista em praticamente em todos os cômodos, etc. É Europa mas é Ásia, ou seja, é Istambul.

A visita ao Dolmabahçe só pode ser feita juntamente com um guia mas é bem tranquilo. Ao longo do dia (das 09h-16h, menos segundas e quintas, quando fecha), saem diversos tours (com guias inclusive falando outras línguas, como inglês): basta chegar ao local e comprar o ticket que um funcionário indicará você para a próxima visita ou comprar antecipadamente online (veja aqui). Infelizmente não é permitido tirar fotos lá de dentro, mas eu só digo uma coisa: a última sala da visitação, o salão de cerimônias é de impressionar!! Vambora?

+ informações:
Palácio Topkapi: http://www.topkapisarayi.gov.tr
Palácio Dolmabahçe: http://www.millisaraylar.gov.tr/portalmain-en/VisitingInfo.aspx

*** Veja mais dicas de ISTAMBUL no blog:
As mais tradicionais (e pouco conhecidas) Mesquitas de Istambul
– As Pechinchas do Grand Bazaar e Mercado de Especiais em Istambul
– Um Cruzeiro pelo Bósforo
– Todas as dicas do blog sobre ISTAMBUL

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui