Roteiro Cultural: Palácio de Topkapi e Dolmabahçe em Istambul – Veja como visitar!

1
Palácio Topkapi
Palácio Topkapi: residência dos sultões em Istambul. Foto: GC/Blog Vambora!

Nem só de Mesquitas e kebabs vive Istambul. A cidade por muitos anos foi dominada pelos sultões e seus palácios gigantescos, como o Palácio de Topkapi e Dolmabahçe.

Os sultões eram nada mais do que os governadores supremos turco, especialmente durante o Império Otomano, sendo o significado da palavra “”aquele que detém o poder”.

Hoje em dia é possível visitar esses palácios, sendo um dos dos passeios em Istambul mais imperdíveis para fazer, devido a sua beleza e riqueza! Confira abaixo todas as dicas para ir em cada um. Vambora!

+ Veja opções de passeios para fazer em Istambul

Palácio de Topkapi e Dolmabahçe em Istambul: Veja como visitar!

1-) Palácio de Topkapi

Entrada do Palácio Topkapi
Entrada principal do Topkapi. Foto: GC/Blog Vambora!

O Palácio de Topkapi foi construído logo após a conquista de Constantinopla pelos muçulmanos. A ideia era que ele fosse a residência oficial dos Sultões na cidade e assim foi por quase 3 séculos!

Construído numa localização perfeita em Istambul, fica no alto de um morro, no centro do bairro de Sultanahmet, praticamente ao lado de Santa Sofia. Além de residência da família do sultão, o local servia também para tratar de assuntos do governo e onde ficava o famoso harém.

Detalhes do Palácio Topkapi
Detalhes do palácio: vista e arte incríveis! Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, esta ideia de harém, com milhares de mulheres cercando o sultão, é mais um imaginário ocidental do que a realidade. Na verdade o harém era praticamente um internato para as mulheres que viviam no sultanato.

Aqui elas aprendiam boas maneiras, oração, atividades domésticas, tudo sem poder sair de lá (praticamente um regime escravo). Das quase mil mulheres que o Topkapi chegou a ter, pouquíssimas (1 ou 2) eram realmente próximas do Sultão.

O palácio é bem grande, sendo composto de 4 alas. A primeira é um imenso jardim na entrada, onde está localizado o Museu Arqueológico de Istambul (que aliás vale também a visita) e onde fica a bilheteria do Palácio.

+ Tour e ingresso para o Palácio de Topkapi em Istambul

Passado o segundo portal, você entra no Palácio em si, incluindo várias salas expondo todo o acervo do local, como joias, tapetes, armaduras, espadas, cerâmicas e itens religiosos, incluindo até os pelos da barba de Maomé!! Vale dizer que esta é a área mais cheia do Palácio para se visitar.

Porém, achei que a parte mais interessante do Palácio Topkapi está nas suas vistas e nas alas internas. São salas e mais salas na parte dos fundos cheias de detalhes e requintes únicos e o mais interessante é imaginar como as pessoas viviam por lá naquele tempo.

É possível visitar o palácio por conta própria ou fazendo um tour. Pela riqueza de detalhes, tamanho e história do local, indicamos fazer um tour para conseguir absorver melhor tudo e não perder nada durante a visita!

+ Mais opções de tours para o Palácio Topkapi em Istambul

2-) Palácio Dolmabahçe

Palacio Dolmabahçe Istambul

No final do século XIX, o Palácio Topkapi não estava mais “fazendo o estilo dos sultões”, ou melhor: a moda da época eram os grandes palácios europeus, especialmente os franceses.

Mesmo fazendo parte da Ásia, a Turquia sempre esteve mais próxima da Europa, seja na cultura, seja no estilo de vida. Os sultões não achavam que o Topkapi estava mais fazendo jus a riqueza e poder do país, por isso mandaram construir em 1856 o Palácio Dolmabahçe.

Com influência dos estilos barroco, neoclássico e até rococó, entrar no palácio é surpreendente, tamanha a grandeza e riqueza do local! São 285 quartos e 46 halls forrados de muito ouro, tapetes e cristais de pura ostentação. Se eles queriam parecer com a Europa, conseguiram!

Interessante é que mesmo com essa influência, os elementos culturais turcos não deixam parecer: há diversos banhos turcos (chamados de hamam) espalhados pelo local, a tapeçaria tipicamente oriental é vista em praticamente em todos os cômodos, etc. É uma mistura de Europa e Ásia, ou seja, ou seja é a cara de Istambul!

A visita ao Dolmabahçe só pode ser feita juntamente com um guia mas é bem tranquilo. Existem diversas empresas e o ingresso pode ser comprado online com antecedência.

+ Veja tour e ingresso para o Palácio Dolmabahçe em Istambul

Infelizmente não é permitido tirar fotos lá de dentro, mas eu só digo uma coisa: a última sala da visitação, o salão de cerimônias é de impressionar!!

Dois palácios imperdíveis para conhecer em Istambul e conhecer melhor a história da cidade. Vambora?

*** Veja mais dicas de ISTAMBUL:
As mais tradicionais (e pouco conhecidas) Mesquitas de Istambul
– As Pechinchas do Grand Bazaar e Mercado de Especiais em Istambul
– Como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui