Roteiro cultural: Ilha dos Museus em Berlim – Veja como conhecer!

0
Ilha dos Museus em Berlim
Ilha dos Museus em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

A Ilha dos Museus em Berlim é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é com absoluta certeza um dos maiores tesouros não só de Berlim, como da Alemanha! Só o fato de existir uma ilha totalmente dedicada a museus e cultura, já nos faz perguntar, como não amar essa cidade?

Trata-se de um conjunto de 5 museus e a Catedral de Berlim (a Berliner Dom), um vizinho ao outro! Passando por restaurações e reformas nos últimos anos, a ideia é interligar e conectar ainda mais todos os museus, num grande complexo cultural e histórico como ainda não se viu no mundo.

Ampelmann Restaurant em Berlim
Região na frente da Ilha do Museus, com parque, bares e restaurantes. Foto: GC/Blog Vambora!

E mesmo quem não curte muito ir em museus, acaba se surpreendendo com a beleza do lugar e dos edifícios. Veja abaixo então todas as dicas para visitar este lugar único em Berlim! Vambora!

Ilha dos Museus em Berlim: Veja como visitar!

1-) Onde fica a Ilha dos Museus e como chegar

Mapa da Ilha dos Museus. Fonte: smb.museum/
Mapa da Ilha dos Museus. Fonte: smb.museum/

A Ilha dos Museus fica localizada no bairro de Mitte em Berlim, bem no centro da cidade, nas margens do Rio Spree.

Além dos edifícios lindos e jardins entre os museus, bem do seu lado fica uma área bem legal de pedestres, com restaurantes e cafés, incluindo o James-Simon Park. É um lugar super gostoso para ver o por do sol, tomar uma cerveja.

Para chegar, a maneira mais fácil é ir de metrô, já que existe uma estação que fica bem em frente ao complexo de museus: trata-se da estação Museumsinsel, da linha U5.

Aliás, quem possui o Berlin Welcome Card + Museum Island 72h, consegue andar de metrô e visitar os museus, usando um único passe!

Cada museu tem sua especialidade e são bem grandes então é preciso dedicar algumas horas para cada um. Conheça abaixo o que cada um deles tem de mais de especial e dicas para visitar!

+ Veja mais sobre como usar e comprar o Berlim Welcome Card

2-) Museus da Ilha dos Museus em Berlim

Busto de Nefertiti no Neues Museum
Busto de Nefertiti no Neues Museum, em Berlim. Foto: Divulgação/Neues Museum/Facebook

– Altes Museum (Museu Antigo)

Construído em 1830, foi o primeiro museu da ilha, por isso o nome, mas não possui as coleções de arte e história mais antigas do complexo.

No Altes Museum você consegue ver coleções da Grécia e Roma antiga, incluindo objetos e esculturas.

O ingresso pode ser comprado com antecedência via internet. Veja aqui o ingresso para o Altes Museum em Berlim.

– Neues Museum (Museu Novo)

Foi o segundo museu inaugurado na Ilha dos Museus em Berlim (em 1859) que agora junta as coleções do Museu Egípcio e Museu de Pré História e Antiguidade.

O Neues possui uma coleção impressionante de objetos do antigo Egito, como o magnífico e hipnotizante busto da rainha Nefertiti, com mais de 3 mil anos, além de outros artefatos super antigos, como o Chapéu de Ouro de Berlim”, produzido na era de Bronze (cerca de 1000 anos), com detalhes impressionantes!

Neues Museum em Berlim
Parte egípcia do Neues Museum. Foto: GC/Blog Vambora!

O edifício do Neues Museum foi todo reformando, sendo reaberto em 2009, após ter ficado em ruínas depois de ataques da 2ª Guerra.

Para quem ama história é imperdível, sendo o segundo museu mais visitado do complexo! Veja aqui ingressos para o Neus Museum em Berlim.

– Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional)

Em um prédio que lembra um templo grego, cheio de colunas na entrada, a Alte Nationalgalerie foi reaberto em 2001 após um grande projeto de renovação e preservação, do projeto original de 1862-1865.

Aqui o foco são esculturas e pinturas do século XIX,  incluindo impressionistas como Monet. Veja aqui ingressos para a Alte Nationalgalerie em Berlim.

– Bodemuseum (Museu Bode)

O nome em português não soa muito bem, mas ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, faz referencia ao primeiro curador do museu, Wilhelm von Bode.

Explicações do nome feitas, o Museu Bode foi totalmente reformado e reformado em 2006.

Contém coleções de esculturas da Idade Média ao século XVIII, além de arte bizantina e coleções de moedas. Veja aqui ingressos para o Bodemuseum em Berlim.

– Pergamonmuseum (Museu Pergamon)

Porta de Ishtar no Museu Perganon
Porta de Ishtar no Museu Perganon. Foto: Foto: Reprodução Google Maps/ /cultural institute

O mais famoso da Ilha dos Museus, o Pergamon também é um dos mais visitados, atraindo mais de 1 milhão de visitantes todos os anos! Ele possui impressionantes tesouros da história antiga, incluindo esculturas e peças de arquitetura monumental do Egito, Oriente Médio, Grécia e Roma.

Essas peças foram trazidas por arqueólogos alemães na virada do século XX, prática comum na época embora muito discutível hoje em dia. São pedaços inteiros de templos, murais, portais, etc. É um museu único no mundo em que você interage e se sente dentro, literalmente da história.

O Pergamon é o museu mais novo do complexo, sendo que foi o último a ser aberto na Ilha dos Museus, em 1930. Atualmente ele passa por grandes reformas, mas continua ainda aberto em algumas partes para os visitantes. A previsão de conclusão de todas as reformas é de 2025/2026.

Altar de Pérgamo
Altar de Pérgamo, que dá nome ao museu. Foto: Reprodução Google Maps/ /cultural institute

Uma de suas maiores atrações, a área onde está o Altar de Pérgamo, que dá nome ao museu, reabriu para visitação em 2019 e é imperdível!!

Outras grandes atrações como a Porta de Ishtar e o Portão do Mercado de Mileto também são maravilhosas e valem a visita! Veja aqui ingressos para o Museu Pergamon em Berlim.

– Catedral de Berlim

Catedral de Berlim
Catedral de Berlim na Ilha dos Museus. Foto: GC/Blog Vambora!

A Catedral de Berlim, que também está dentro da Ilha dos Museus, pode ser visitada, já que funciona como museu e local de concertos. É possível também subir nela para ter lindas vistas de Berlim!

3-) Dicas finais para conhecer a Ilha dos Museus

Pergamon Museu em Berlim
Pergamon Museu em Berlim. Foto: Divulgação

Como deu para ver, os dois grandes destaques da Ilha dos Museus são o Pergamon e o Neues Museum, então na dúvida, foque sua visita nos dois!

O fato é que é quase impossível, se não no mínimo cansativo conhecer todo complexo em um só dia, então é preferível escolher algum museu específico ou separar sua visita em vários dias.

Em um só dia, tente visitar no máximo 2 museus da ilha, dedicando pelo menos umas 2h para cada. Os museus possuem um áudio guia inclusos nos ingressos, o que facilita bem a visita e explicações das peças mais famosas, então não deixe de pegar o seu na hora das visitas!

Para o Pergamon e o Neues Museum, durante a alta temporada é ainda mais indicado comprar o ingresso online com antecedência para evitar filas.

– Passes de ingressos e descontos

Existem alguns passes também que podem ser úteis para quem quer visitar diversos museus da Ilha. O Berlin Welcome Card (na versão 72h + Museumpass), por exemplo, possibilita entrada em todos os 5 museus para as exposições fixas durante 3 dias, além do uso de transporte público e descontos nas entradas em outras atrações de Berlim.

Museum Pass Berlim
Museum Pass Berlim. Foto: ©VisitBerlin / visitberlin.de

Já o Museum Pass Berlin garante a entrada em 50 museus e exposições em Berlim, incluindo todos da Ilha do Museu, durante 3 dias. Para quem quiser fazer uma visita focada na parte cultural da cidade, visitando diversos museus nesse período de tempo, vale a muito a pena.

Nos dois casos, é um período curto de tempo (somente 3 dias) para visitar vários museus na cidade (o ideal seria existir um passe de 5 dias, para as visitas não ficarem tão intensas num curto espaço de tempo).

Vale pena pesquisar e fazer a conta se para o seu caso, vale comprar uma entrada separada ou utilizar algum passe.

+ Veja aqui todos os ingressos para a Ilha dos Museus em Berlim

Para programar sua visita, todos os museus do complexo ficam abertos de terça a domingo, das 10h às 18h (não abrem às segundas).

Um dos passeios mais legais (e culturais) para se fazer em Berlim: Vambora ir para a Ilha dos Museus!

*** Veja mais dicas de BERLIM no blog:
Como visitar o Reichstag em Berlim
Berlim Descolada: Kreuzberg, Neukölln, Friedrichshain e Prenzlauer Berg
Berliner Unterwelten: Visitando um bunker dentro do metrô em Berlim
TODAS as dicas de BERLIM no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui