Vivendo e aprendendo: Free Walking Tour em Praga – Como fazer um city tour gratuito pela cidade

0
Relogio Astronomico Praga
Um dos ícones de Praga visitado durante o Free Walking Tour: Relógio Astronômico. Foto: GC/Blog Vambora!

Praga é uma cidade super turística e por isso, opções de passeios, atrações e tours é que não faltam! E entre tantas opções, para o viajante que quer economia mas ao mesmo tempo se informar bem, existem Free Walking tours na cidade!

São passeios oferecidos por agências locais nos quais você não paga, ou melhor, só paga quanto quiser (ou o que acha que o passeio vale). É uma ótima forma ser introduzido para a cidade com qualidade (pois a maioria dos passeios e guias são realmente ótimos), e de forma super econômica!

Confira abaixo todas as dicas para fazer este tour gratuito em Praga e outras opções de passeios pela cidade. Vambora!

+ Confira passeios e atrações para conhecer em Praga

Free Walking Tour em Praga: Todas as dicas para fazer!

1-) O que é e como funciona um Free Walking Tour

Free Walking Tour em Praga
Guia da Prague Royal Walk Free Tour. Foto: Divulgação

O Free Walking Tour é um tipo de passeio muito comum na maioria das cidades turísticas da Europa. A modalidade, também, já chegou ao Brasil e tem ganhado muitos adeptos.

Trata-se de um passeio guiado, com um guia local, geralmente para fazer um city tour mais geral sobre determinada área da cidade em questão. A ideia inicial é que você agenda o passeio, sem a necessidade de pagamento fixo ou pré determinado.

+ Veja opções de Tours Gratuitos em Praga para fazer

Uma vez que o passeio finaliza, os turistas podem pagar ao guia o valor que acham justo pelo tour. Assim, ainda que o nome “Free” indique que o passeio seja gratuito, é de bom tom e no mínimo educado pagar ao guia pelo trabalho realizado.

O valor a ser dado como gorjeta depende muito do tempo do tour e complexidade. Veja abaixo mais detalhes deste passeio que fizemos em Praga.

2-) Como funciona o Free Walking Tour em Praga

Old Town Square Praga
Old Town Square, da onde saem os free walking tours em Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

No caso específico do Free Walking Tour em Praga, fizemos o passeio no primeiro dia que chegamos na cidade. Este tipo de tour é mesmo ideal para dar um panorama geral sobre a cidade e depois você pode fazer passeios ou tours guiados mais específicos na cidade.

Existem diversas empresas que fazem passeios em Praga. Nós decidimos fazer um tour de mais ou menos 2h30/3h pela parte histórica de Praga, incluindo a cidade antiga e bairro judeu. Nele, passamos em várias atrações da cidade como: Relógio Astronômico, Torre de Pólvora, Antiga Sinagoga, além passar pela Ponte Carlos e o Castelo de Praga.

A saída do passeio ocorre geralmente na Old Town Square, praça Central do centro antigo de Praga. Os guias estão uniformizados com camisetas escrito “Free Tour”, de várias cores, representado cada empresa que realiza o passeio.

Prague Royal Walk Free Tour
Nosso guia durante o tour por Praga. Foto: GC/Blog Vambora!

Em geral cada guia faz o passeio com no máximo 20 pessoas, com tours diários em diversos horários. Não existe opção desse tour em português, apenas espanhol ou inglês.

Vale dizer que como a procura por esse tipo de passeio é grande, vale a pena reservar o seu ingresso gratuito online, garantindo o horário que deseja fazer o passeio.

+ Tour gratuito pelo centro de Praga: veja como reservar

Uma vez com o guia, basta acompanhá-lo durante o passeio. O tour é feito totalmente a pé e não é necessário pagar nenhum ingresso, em nenhum momento. Alguns museus, igrejas, sinagogas e outros lugares em que é preciso pagar para entrar eles informam e indicam que você visite por conta própria e com calma depois do tour, o que é ótimo: nada de fazer tudo com pressa.

Ponte Carlos Praga
Ponte Carlos com Castelo de Praga ao fundo. Foto: GC/Blog Vambora!

Eles deixam bem claro que a participação no tour é livre, você pode entrar e sair quando quiser, mas é sempre bom avisar para que o guia não fique procurando você enquanto forem andando pelas atrações. Durante o percurso, eles sempre fazem paradas para quem quiser comer algo, ir ao banheiro, etc.

No fim, você paga quanto achar que valeu o passeio: no caso de Praga, é de bom tom dar no mínimo, cerca de 200 coras tchecas por pessoa (por volta de R$ 40). Se achar que valeu mais, pode dar, o valor é livre!

Você vai ver, a qualidade do passeio impressiona e a maioria das pessoas paga de 200 a 300 Coras Tchecas, o que é ainda bem barato, pela duração do tour.

3-) Outras opções de passeios em Praga para fazer

David Cerny Praga
Uma das surpresas do free walking tour: descobrir obras do artista David Cerny, super famoso na cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Durante o Free Walking Tour pelo centro histórico de Praga, você passa por diversos locais de forma mais rápida, sendo super legal depois voltar com calma, inclusive fazendo um passeio guiado mais detalhado.

Em Praga, há diversas possibilidades de tours e atrações super legais e específicas, que vão desde conhecer em detalhes o Castelo de Praga, até fazer um passeio passando por bares na cidade e provando as famosas cervejas tchecas. Veja abaixo mais opções de tours gratuitos e pagos na cidade:

Mais opções de Free Walking Tours em Praga:

Outros passeios em Praga pagos para fazer:

+ Veja mais passeios para fazer em Praga

Como deu para ver, o free walking tour é uma degustação do que Praga pode oferecer, sendo uma ótima introdução para quem vai pela primeira vez para a cidade.

Passeio super comum na Europa, especialmente em Praga, esses free walking tours são mesmo uma ótima opção para o viajante independente conhecer melhor o destino sem pagar muito por isso. Testado e aprovado! Vambora!

*** VEJA MAIS DICAS DE PRAGA:
Onde ficar em Praga: Dicas de hotéis e regiões para se hospedar na cidade
O que fazer em Praga: Roteiro de 3 a 4 dias na cidade
Castelo de Praga: Veja como visitar o maior castelo do mundo!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui