Roteiro cultural: Farol Santander em São Paulo – Veja como Visitar!

6
Farol Santander
Farol Santander em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O Farol Santander, no centro de São Paulo já virou uma das atrações mais imperdíveis para visitar na cidade! Conhecido muito tempo por “Banespão”, o centro cultural e de lazer fica no edifício Altino Arantes, localizado no centro de São Paulo.

O prédio foi todo reformulado e reformado, pelo grupo Santander, modernizando, mas sem esquecer da sua história. Confira abaixo todas as dicas para visitar! Vambora!

Farol Santander em São Paulo: Veja como visitar!

1-) Onde fica e como chegar no Farol Santander em São Paulo

Centro de Sao Paulo
Centro de São Paulo, repleto dos mais altos prédios da cidade como o Farol Santander. Foto: GC/Blog Vambora!

O Farol Santander fica localizado no centro de São Paulo, mais especificamente na Rua João Brícola, nº 24. Trata-se de uma travessa da Rua São Bento, ao lado de outro edifício muito famoso (e com vistas incríveis também da cidade) o Martinelli.

Na região, ficam também outras atrações de São Paulo bem famosas, como o Mosteiro de São Bento e o Centro Cultural Banco do Brasil. Dá para aproveitar a visita ao Farol para conhecer várias dessas outras atrações também do centro de São Paulo.

É uma região de fácil acesso via metrô, sendo a estação mais próxima a São Bento, da linha azul do metrô de São Paulo, a pouco metros de distância.

2-) História do Edifício Banespa, o atual Farol Santander

Edificio Altino Arantes em Sao Paulo
Edifício Altino Arantes, o atual Farol Santander em Sao Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Por muitos anos, considerado o edifício mais alto de São Paulo, o Edifício Altino Arantes já teve muitos nomes extra oficiais como Edifício Banespa ou Banespão, nome carinhosamente dado pelos moradores de São Paulo.

Inaugurado em 1947, com uma arquitetura baseada no Empire State Building em Nova York, ele serviu até 2001 como sede oficial do Banco do Estado de São Paulo (o Banespa).

Com a compra desse pelo Santander em 2000, o edifício passou a fazer parte do novo grupo e acabou sendo também tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo.

Fechado desde 2015, o edifício reabriu em 2018 com uma nova identidade: o Farol Santander. Totalmente repaginado, a ideia foi transformar o antigo Edifício Banespa numa atração cultural que engloba muito mais do que apenas seu antigo mirante. E o resultado, como verá abaixo, é lindo e surpreendente!

3-) Atrações do Farol Santander em SP

Lustre Farol Santander
Lustre original do Edificio Altino Arantes, o atual Farol Santander em Sao Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Como dissemos, o Farol Santander virou a nova atração cultural de São Paulo! Com diversos andares totalmente abertos ao público, o Farol Santander conseguiu ao mesmo tempo preservar e conservar a antiga história do edifício, bem como abrí-lo para novos formatos e experiências ao visitante.

Todas as atrações dentro do Farol Santander você confere abaixo:

– Área de Memória

Memoria Farol Santander
Parte de memoria do antigo banco Banespa no novo Farol Santander em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Incluindo a área do térreo, com seu lustre icônico e original da construção do edifício (com 13 metros de altura e cerca de 1,5 toneladas!), a parte da memória do edifício passa pelo 2º, 3º e 5º andar.

No 2º andar há uma sala especial onde você vê um vídeo super moderno contando sobre a história do edifício. Daqui você consegue visitar as áreas de exposição de como era antigamente o banco Banespa.

Você passa pelas salas da presidência, antigas salas de reunião repletas de objetos que hoje em dia muita gente nem nunca viu. Há desde telefones de disco, máquinas de calcular manuais, além de livros e cheques de contas.

O legal é que o espaço é interativo, mostrando como era o dia a dia do banco naquela época, incluindo móveis super preservados e sons ambientes, com narrações. Pais e avós tendem a pirar nessa área!

– Exposição Vik Muniz

Vik Muniz Farol Santander
Obra de Vik Muniz no Farol Santander em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Exposição permanente no 4º andar, do artista brasileiro contemporâneo Vik Muniz, mostra sua obra espetacular recriando a paisagem de São Paulo.

A paisagem é a mesma vista por nós do Farol, só que ele a recriou usando entulho e sucata produzidos durante a reforma do edifício. É sensacional reparar em todos os detalhes!

– Exposições itinerantes

Tubo Farol Santander
Uma das exposições temporárias no local. Foto: Divulgação

Nos andares 19, 20, 22 e 23, ficam exposições itinerantes que vão mudando sempre.

Nós já vimos desde exposições da NASA, até de fotografia, interativas, etc. A agenda de exposições temporárias sempre está mudando, vale sempre conferir as novas no site oficial do Farol, na sua agenda: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda

– Pista de Skate

Pista de skate Farol Santander
Tem até pista de skate no Farol Santander em São Paulo! Foto: GC/Blog Vambora!

No 22º andar fica um espaço completamente inesperado dentro do Farol Santander: uma pista de skate projetada por um dos maiores skatistas do Brasil e do mundo, o mega campeão Bob Burnquist!

É um jeito super legal e diferenciado de trazer esse esporte tão urbano para dentro do espaço do prédio. Infelizmente, por conta da pandemia o espaço está fechado para uso neste momento.

– Mirante e café

Mirante Farol Santander
Mirante do Farol Santander em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Finalmente chegamos na maior atração do Farol Santander: seu mirante com vista 360º de São Paulo!

O mirante, diferente do que era antigamente, não fica mais na torre no topo do edifício, mas sim no 26º andar. Ele pega os dois lados do prédio, onde dá para ver bem toda a cidade de São Paulo mesmo em dias mais nublados.

Mirante e Cafe Farol Satander
Mirante e café. Foto: GC/Blog Vambora!

Há vidros que protegem os visitantes, com marcações mostrando a localização de algumas atrações ícones de São Paulo vistas do Farol, como a Catedral da Sé, o Pico do Jaraguá, o Edifício Martinelli, o Vale do Anhangabaú e muito mais.

Tire um tempo aqui para ver com calma a vista! Há muitos detalhes e lugares da cidade que podem passar despercebidos, como a Avenida Paulista, os grafites do Minhocão e muito mais!

Vista Farol Santander
Vista do mirante do Farol. Foto: GC/Blog Vambora!

No espaço do mirante também fica um café super charmoso e gostoso. O local já serviu de restaurante também, mas com abertura do Boteco do 28 e do Bar do Cofre (veja abaixo) atualmente funciona somente como café e lanches.

Vale reparar na decoração do café, toda art déco, baseada na arquitetura e estilo do edifício Altino Arantes. No mezanino do café, há mesas com lindas vistas!

– Boteco do 28 e Bar do Cofre

Boteco do 28 - Farol Santander
Boteco do 28: mais novo restaurante do Farol Santander em SP. Foto: GC/Blog Vambora!

O Bar do Cofre, e o mais recente Boteco do 28 são respectivamente um bar e restaurante para se ir no Farol Santander. Em ambos os casos, você não precisa comprar um ingresso para ir, o que pode ser uma ótima alternativa para comer no centro de São Paulo.

O Bar do Cofre fica literalmente dentro de um grande cofre do banco, ao lado da entrada principal do Farol. Totalmente reformado, o local é super charmoso, abrindo de quarta a sexta, a partir das 16h e aos finais de semana a partir das 14h.

Bar do Cofre
Bar do Cofre. Foto: Divulgação

Já o Boteco do 28 é o mais novo restaurante do Farol Santander em São Paulo. Localizado no 28º andar, trata-se de um bar de comidas típicas brasileiras, incluindo até bolovo! Tem bons drinks e oferece durante a semana pratos com menu executivo.

4-) Ingressos para visitar o Farol Santander

Atrações do Farol Santander em São Paulo
Mapa dos andares e atrações Farol Santander em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Os ingressos do Farol Santander podem ser comprados online ou na bilheteria do local. Devido a pandemia, o local está recebendo um número menor de visitantes, então é super recomendado você comprar o ingresso com antecedência, especialmente aos finais de semana e feriados.

O valor atual do ingresso (2021) é de R$ 25 a inteira e R$ 12,50, meia entrada. Quem é cliente Santander possui desconto na entrada, bem como idosos, crianças e estudantes. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do local: https://www.farolsantander.com.br

A bilheteria e o Farol Santander ficam abertos de terça a domingo da 9h às 20h.

Uma atração turística de São Paulo linda, seja pelas vistas espetaculares, seja pelas exposições surpreendentes, história e gastronomia. Resumindo: mais um lugar sensacional e obrigatório para visitar em São Paulo! Vambora para o Farol Santander!

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
Onde ficar em SP: Hotéis bons, bonitos, baratos e bem localizados
Roteiro completo para conhecer a Avenida Paulista
Terraço Itália: vista e restaurante incrível de São Paulo
TODAS as dicas de SÃO PAULO no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


6 COMENTÁRIOS

  1. Gostei de saber que agregaram várias atrações ao farol, porém, fiquei um pouco desapontado em saber que não é mais possível chegar ao topo do edifício. Dá pra ver a cidade do 26º? Dá, mas nada como subir ao topo e poder ver a imensa bandeira de perto.

    • Olá Carlos,
      Realmente aquela parte do mirante lá em cima não existe mais (aliás, a escada de acesso lá era linda!), mas a reforma atual continua deixando o local sensacional e as vistas do 26º andar são tão boas quanto!
      Vale a visita!

  2. Boa tarde, pessoal!
    Estive com a minha noiva no Farol Santander na última segunda, 11 de outubro e fiquei bastante frustrado e chateado por não ter conseguido fazer a visita como planejávamos.
    Na entrada do prédio, a funcionária sugeriu fazer primeiramente a visita à exposição de realidade virtual, mas, para nossa surpresa, ela durou mais de três horas e acabamos não tendo tempo suficiente para visitar os outros andares e o mirante.
    Vocês podem fazer algo para minimizar essa frustração?
    Aguardo resposta.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui