Lugares improváveis: Exposição de arte no antigo Hospital Matarazzo em São Paulo

7
Hospital Matarazzo
Escadaria do antigo Hospital Matarazzo, hoje abrigando a exposição “Made by…Feito por brasileiros”. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que pareça surpreendente, existe um lugar, distante apenas uma quadra da Avenida Paulista, que pouquíssimas pessoas conhecem ou já ouviram falar na cidade de São Paulo: o Hospital Matarazzo. Chamado originalmente de Hospital Umberto I, ficou conhecido mesmo como Hospital Matarazzo, devido ao seu construtor, Francesco Matarazzo em 1904, um dos homens mais ricos e importantes da cidade e do Brasil no século XX.

Exposição Cidade Matarazzo
Logo da exposição no antigo hospital. Foto: GC/Blog Vambora!

Sem funcionar há mais de 20 anos, o edifício histórico, tombado pelo patrimônio histórico em 1986, ficou a mercê do tempo e do esquecimento dos paulistanos durante todo esse tempo, encoberto por árvores, pó e deterioração do espaço, gigante e único, numa das áreas mais valorizadas da cidade de São Paulo. Nesse tempo, quem passava pelas suas esquinas, paredões e portões fechados, sempre se perguntava: O que será ou melhor, como será que está lá? Um ar até meio fantasmagórico emanava pelo lugar.

Hospital Matarazzo
Corredores do antigo hospital. Foto: GC/Blog Vambora!

Então, há poucos anos o terreno e edifício onde está o antigo hospital foi comprado por um investidor francês que quer transformar e renovar todo o espaço, chamando-o agora de “Cidade Matarazzo”. Muitas criíticas e especulações se fazem em torno do projeto, ainda não totalmente aprovado pelos órgãos públicos, mas que incluem um hotel e centro cultural, projetados por dois grandes nomes da arquitetura e design mundial: Jean Nouvel e Philippe Starck.

Exposição Hospital Matarazzo
Uma das obras da exposição dentro do antigo hospital. Foto: GC/Blog Vambora!

Para mostrar o que ficou escondido durante tanto tempo da cidade e de certa forma, se despedir do que será algo totalmente novo, o antigo Hospital Matarazzo abriu suas portas na última semana para abrigar uma exposição de arte contemporânea única na cidade, chamada de “Made by… Feito por brasileiros”. Grandes nomes da arte brasileira e mundial, como Beatriz Milhazes, Vic Muniz, Tunga, Cristiano Mascaro, Lygia Clark entre muitos outros foram convidados para se apropriar do espaço, mostrando toda multiplicidade da cidade de São Paulo e das possibilidades únicas do antigo hospital. O resultado? Totalmente surpreendente, como você pode ver um pouco nas imagens abaixo:

Exposição Hospital Matarazzo
Foto: GC/Blog Vambora!
Exposição Hospital Matarazzo
Foto: GC/Blog Vambora!
Exposição Hospital Matarazzo
Foto: GC/Blog Vambora!
Exposição Hospital Matarazzo
Foto: GC/Blog Vambora!
Exposição Hospital Matarazzo
Foto: GC/Blog Vambora!
Made by...Feito por brasileiros
Foto: GC/Blog Vambora!
Exposição Hospital Matarazzo.
Foto: GC/Blog Vambora!
Made by...Feito por brasileiros
Foto: GC/Blog Vambora!

Durante a visita, ao mesmo tempo que sentia uma certa “aflição” de estar naquele espaço antigo e cheio de histórias, as instalações dos artistas convidados, em cada sala, banheiro, jardim disponibilizado mexem com a nossa curiosidade e imaginário. Coisas que só a arte, especialmente a contemporânea, pode fazer.

A exposição é gratuita e vai até dia 12/10/2014, quando o Hospital Matarazzo será fechado novamente, agora para virar uma outra coisa, esperamos, tão única e cheia de tradição, história e beleza, como essa exposição. Quem estiver na cidade nesse período não pode perder. Vambora!

+ informações: http://www.feitoporbrasileiros.com.brAlameda Rio Claro, 190. De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
Roteiro para passear pela Avenida Paulista em São Paulo
Roteiro para passear pela Rua Augusta em São Paulo
Hotéis bons, bonitos e baratos para se hospedar em São Paulo
TODAS as dicas de SÃO PAULO no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


7 COMENTÁRIOS

    • Oi Fernanda,
      Como é um antigo hospital abandonado até que lembra um pouco, mas com as obras de arte e o público fica um ambiente muito mais agradável e até bonito, ao contrário do filme.. Ainda bem! rs 🙂

  1. acho interessante a mentalidade do gov. do est. e munic. das cidades e dos estado brasileiros. preferem ver a coisa deteriorada destruída(claro que entra a especulação imobil.) do que transformada em algo útil e belo como a casa das rosas na av. Paulista, que esta em poder do Banco Itaú. toda revigorada e preservada, a casa era do irmão mais novo de RAMOS DE AZEVEDO o NECO assim como esta preservada a casa do Próprio eng. e arquiteto, RAMOS DE AZEVEDO cujo propriedade hoje pertence a ED. GLOBAL, de propriedade do Sr. LUIZ à rua PIRAPITINGUY no bairro da liberdade….
    Conheço a construção onde funcionava o HOSP.MATARAZZO e sei o qto vale um imóvel naquela região e espero que sim que, venha em se tornar um museu ou algo dai de melhor, NÃO ADIANTA SÓ TOMBAR O PATRIMÔNIO É PRECISO RECUPERA-LO E COMO O GOVERNO NÃO SE PRESTA EM AJUDAR PODERIA NÃO ATRAPALHAR..que a iniciativa privada o faça e tenha retorno tanto no que gastará como para a manutenção do mesmo…TOMBAR UM PATRIMÔNIO SIM DEIXÁ-LO CAIR NÃO….ESTAMOS PERDENDO NOSSA MEMÓRIA E ISSO É INADMISSÍVEL..

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui