Vivendo e aprendendo: Ciclofaixa em São Paulo – Um roteiro para conhecer São Paulo de bicicleta (Parte II)

1

Continuando a série de posts da Lena Máximo (veja aqui o anterior) com dicas para conhecer São Paulo de bicicleta com a ciclofaixa, segue agora um roteiro pela região da Paulista e centro de São Paulo. Vambora continuar conhecendo São Paulo de bicicleta com a Lena! 🙂

Roteiro 2 : Ciclofaixa em São Paulo – Da Paulista e Centro 

No mapa acima, sugiro um circuito da ciclofaixa em São Paulo da Paulista ao Centro, com algumas paradas. Este trecho também é quase todo plano, com exceção da descida da rua Vergueiro e av. Liberdade. Aqueles que tiverem dificuldade para encarar a subida na volta, podem voltar de metrô. A boa notícia é que já estão operando várias estações do Bike Sampa no Centro :-). Quem  estiver com bicicleta própria, pode pegar o metrô com ela.

Nota: Marquei vários pontos turísticos no mapa, mas citarei apenas alguns.

-> Ponto 2:  Praça da Liberdade

Feira da Liberdade
Praça e feira do bairro da Liberdade em São Paulo. Foto: Lena Máximo

Aos domingos acontece a tradicional feirinha do bairro. Ótima opção para provar algo típico (guiozá) e fazer comprinhas ;-).

-> Ponto 6: Pateo do Collegio

Local da fundação de São Paulo, onde os padres jesuítas rezaram a primeira missa em 1554. O local abriga uma igreja, biblioteca e museu, além de um café/restaurante. Dali é possível ter uma vista da região da 25 de Março e do Mercado Municipal.

-> Ponto 9: Mosteiro de São Bento

Um dos meus lugares favoritos! Com mais de 400 anos de história, foi construído na área onde ficava a última taba do cacique Tibiriça. A construção atual é do início do século passado e foi projetada por um arquiteto alemão, sendo considerada uma das únicas remanescentes no mundo do estilo Beuron. O complexo abriga colégio, mosteiro (monges enclausurados), igreja e loja de pães. Aos domingos, acontece a missa com cantos gregorianos às 10 horas. É linda e costuma lotar, por isso deve-se chegar cedo. Se tiver uma mochila, pode comprar um dos pães ou bolos a venda na lojinha. São deliciosos!

Bem em frente ao mosteiro, na esquina da rua São Bento está localizado o Café Girondino (Ponto 8). Uma paradinha super charmosa para café ou lanche 😉

A partir do Mosteiro de São Bento há mais de uma opção de rota. São elas:

-> Rota 1: Estação da Luz

Seguindo do Mosteiro de São Bento pela rota marcada em laranja no mapa, chega-se à Estação da Luz, passando pelo Viaduto Santa Efigênia. Nesta região estão a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa, que são paradas obrigatórias, não necessariamente durante o passeio de bike (Ponto 12).

-> Rota 2: Teatro Municipal

Ciclofaixa em são paulo em frente ao Teatro Municipal
Ciclofaixa do centro passando pelo Teatro Municiapal em São Paulo. Foto: Lena Máximo

Saindo do Mosteiro de São Bento pela rota marcada em azul no mapa, segue-se pela rua São Bento, em direção ao Viaduto do Chá. Continuando pela rota azul, passamos pelo Teatro Municipal (Ponto 15) e pela Praça da República (Ponto 16), onde acontece a tradicional feira de artes aos domingos. O circuito da ciclofaixa passa bem frente à área da feira de artes. Já a feira de artesanato fica próxima ao edifício do Colégio Caetano de Campos, atual sede da Secretaria da Educação de São Paulo.

Volte da Praça da República, pelo mesmo caminho, passando pela rua Barão de Itapetininga e entre à direita no trecho marcado em verde no mapa. Você chegará ao lugarzinho mais charmoso do trajeto: a Praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Mário de Andrade. Esta praça faz parte do projeto Praças Digitais da Prefeitura e foi a primeira a receber wifi aberto e gratuito!! Aproveite para fazer um brunch no restaurante Paribar (Ponto 17), que dá 10% de desconto para quem chegar de bike :-). O lugar é lindo e por um momento você achará que está em alguma praça na Europa ou Buenos Aires.

O passeio chegou ao fim e agora você pode voltar pedalando, pegar o metrô ou continuar passeando pelo centro pelos pontos e rotas marcados no mapa. Já pensou em pedalar pelo minhocão, totalmente livre dos carros? No domingo ele fica fechado para lazer e dá para acessá-lo pela ciclofaixa, seguindo o trecho roxo do mapa.

E aí, gostou? Então vambora pedalar e depois volta aqui pra contar, tá? Quem sabe a gente não se encontra por aí ;-).

+ informações: http://www.cidadedesaopaulo.com/spdebike

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
São Paulo de bicicleta: roteiro pela Paulista, Circuito dos Parques e Faria Lima
Roteiro para conhecer e passear pela Avenida Paulista
Uma volta pelo Mercado Municipal de São Paulo e rua 25 de Março

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui