Roteiro Cultural: Atrações de Buenos Aires – Livraria El Ateneo e Puerto Madero

4
Livraria El Ateneo
A linda e surpreendente livraria El ateneo em Buenos Aires. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa última viagem para Buenos Aires foi curtinha mas entre um compromisso e outro deu para conhecer e rever duas atrações clássicas da cidade: a El Ateneo, provavelmente a mais linda e fotografada livraria do mundo, e Puerto Madero, a renovada área portuária portenha. Dois lugares tradicionais de Buenos Aires que foram remodelados e ganharam novas funções. Vambora conhecer melhor esses novos velhos clássicos da cidade:

1-) Visita a Livraria El Ateneo em Buenos Aires

Existem pelo menos 4 livrarias El Ateneo em Buenos Aires, mas aquela que todo mundo quer conhecer é a que fica na Avenida Santa Fé, nº 1860, no bairro da Recoleta.

Livraria el ateneo
O palco do antigo teatro virou hoje um café dentro da livraria. Foto: GC/Blog Vambora!

O antigo teatro que virou livraria tem muito charme e história. Chamado originalmente de Teatro Gran Splendid, o local foi inaugurado em 1919, com mais de 1000 lugares, onde aconteciam apresentações de grandes artistas, incluindo o “Rei” do tango argentino, Carlos Gardel.

O teatro virou cinema em 1929 e só se tornou a famosa livraria que conhecemos hoje em 2000. Conservando sua arquitetura em estilo eclético, é possível conhecê-la com todos os seus detalhes antigos, incluindo um teto pintado em afresco. No antigo palco, hoje há um café, onde locais e turistas conseguem descansar um pouco do agitado centro comercial da Recoleta.

Livraria El Ateneo
Ah é: não se esqueça que é uma livraria mesmo, então dá para comprar livros, dvds, etc. 🙂

É um lugar lindo e inesperado. Fazia tempo que queria visitá-la e a impressão ao entrar lá dentro é mesmo de surpresa. São 5 andares, sendo o último (que pode ser acessado por elevador ou escada) é onde você tem as visões mais bonitas. Vale passar por lá nem se o seu objetivo não for comprar nenhum livro, dvd, etc porque mesmo que não pareça, ela é uma livraria de verdade 🙂

2-) O que ver em Puerto Madero

Puerto Madero
Puerto Madero, com a Puente de la Mujer e a Fragata/museu Presidente Sarmiento. Foto: GC/Blog Vambora!

Dentre as atrações renovadas portenhas, o Puerto Madero é um dos mais famosos pontos turísticos de Buenos Aires, e um dos mais caros também.

A antiga área portuária, de 1897, começou a ser reformada em 1989 mas as coisas só engrenaram mesmo a partir de 1999, quando grandes novos edifícios passaram a ser construídos no local (além das docas já existentes). Hoje, só vive na região a elite de Buenos Aires e os milhares de turistas que aproveitam para passear pelos calçadões em volta desse canal do Rio de la Plata.

Puerto Madero
Novos edifícios e calçadão da área portuária. Foto: GC/Blog Vambora!

Nos renovados galpões de tijolos vermelhos e nos novos edifícios envidraçados ficam muitos dos ótimos restaurantes e bares animados da cidade. Dentre eles, estão os restaurantes Cabaña Villegas e o Cabana Las Lilás, recomendados para comer um excelente churrasco (sendo o segundo, bem mais caro que o primeiro). Para massas e comida italiana o Marcelo, La Parolaccia e o Sottovoce Puerto Madero são ótimas opções. O bar Ásia de Cuba, também foi bem recomendado: começa servindo jantar e depois vira uma balada animada para quem quiser estender a noite na região.

Restaurante Marcelo Buenos Aires
Restaurante Marcelo, de comida italiana, é um dos ótimos restaurantes da região. Fotos: GC/Blog Vambora!

Todos esses locais, aliás, ficam a partir da metade norte de Puerto Madero (nos diques 4 e 3), próximas a linda Puente de la Mujer, inaugurada em 2001 e construída pelo arquiteto Santiago Calatrava (o mesmo que fez o complexo Ciudad de las Artes y las Ciências, em Valência).

Nessa área também fica a Fragata ARA Presidente Sarmiento, que aparece na foto acima. Construída em 1867, o navio funciona hoje como um museu, com fotos, mapas, reconstruindo como era o ambiente durante o seu funcionamento.

Puente de la Mujer
Puente de la Mujer de Santiago Calatrava. Foto: GC/Blog Vambora!

Eu já gostava especialmente da região quando tinha ido para lá anteriormente mas dessa vez descobri mais uma informação sobre a área que desconhecia: lá pertinho, indo em direção ao Rio da Prata, atrás dos grandes e novos edifícios, fica a Reserva Ecológica Costanera Sul, um parque cheio de vida animal selvagem, que os argentinos adoram passear nos finais de semana.

Sanduiche Choripan
Choripan: sanduiche tradicional de Buenos Aires. Fotos: Paul Keller e laurizza/Flickr

Além da área natural, ficam por lá também diversos trailers de comida que servem tradicionalíssimos sanduíches da cidade: o de Bondiola e o Choripan (o 1º um sanduba de carne de porco e o 2º um tipo de cachorro quente só que de lingüiça). Lugar que eu totalmente desconhecia e comidinhas para experimentar numa próxima.

Duas antigas atrações que se remodelaram com o tempo e se tornaram ainda mais clássicas. Procurando o que fazer em Buenos Aires? Visitar a El Ateneo e o Puerto Madero pode ser sempre um bom programa. Vambora?

*O Vambora fez essa viagem para Buenos Aires a convite da Ford

*** VEJA MAIS DICAS DE BUENOS AIRES NO BLOG:
Dicas sobre segurança, dinheiro e aeroportos de Buenos Aires
TOP restaurantes em Buenos Aires para experimentar
– Buenos Aires diferente: Museu dos Beatles e Salão do Automóvel

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. Clássicos que realmente merecem ser visitados. Pode ser clichê, pode ser batido, mas, especialmente para quem vai a Buenos Aires pela primeira vez, é essencial visitar lugares como esses e outros, como o próprio Caminito, no mal cuidado La Boca.

    • Acho que numa primeira visita vale mesmo passar pelo Caminito mas acho que depois de dar um “check” de “Ja vi” no centro, Buenos Aires mostra-se bem mais interessante e bonita na Recoleta, Puerto Madero e Palermo

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui