Viajante gourmet: 7 bares, biergarten e cervejarias em Munique para conhecer: escolha o(s) seu(s)!

4
Atzinger Bar Munique
Bar Atzinger em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

Munique é a terra da cerveja na Alemanha e ponto. Sempre tinha escutado e lido isso antes de ir, mas foi só estando lá in loco para ter mesmo certeza absoluta: fica muito difícil fugir desse clichê quando se vê pessoas (diga-se locais), bebendo litros de cerveja normalmente no café da manha, almoço, a tarde e no jantar…ou quando se você pede um copo comum de cerveja (diga-se 300ml ou 500ml, já um copão para nossos padrões) já sabem na hora que você é um estrangeiro….Clichês fazem parte de viagens e cabe a nós (viajantes) decidir se queremos ou não concordar/participar, mas em Munique, não provar pelo menos uma cerveja, seja num bar, biergarten ou cervejaria é não experimentar uma das maiores atrações da cidade.

Aliás, um conceito que existe na Alemanha e não é tão comum aqui no Brasil são os biergarten: ao pé da letra, um jardim da cerveja, lugar a céu aberto formado por mesas comunitárias em que o objetivo é sentar, relaxar, conversar com os amigos e beber. Lotados no verão, os biergarten podem ficar em parques, em praças bem como também em jardins externos de locais privados, como cervejarias.

hirschgarten, maior biergarten em Munique
Hirschgarten: o maior biergarten do mundo em Munique. Foto: Divulgação

Então se na primavera/verão ir num biergarten em Munique é um programão, no outono/inverno, se aquecer dentro dos bares e cervejarias fechados é uma delícia. Assim, dependendo da época do ano que você for, escolha o melhor lugar para degustar uma das melhores cervejas da Alemanha e do mundo. Confira então abaixo sugestões de alguns dos melhores lugares para ir provar sua “cervejinha” na cidade 🙂

7  bares, biergarten e cervejarias em Munique para conhecer:

7-) Hirschgarten:

O maior biergarten de Munique e do mundo, com lugar para até 8 mil pessoas! A cerveja servida aqui é da marca local Augustiner e ainda que não fique localizado numa área muito central em Munique, fica numa antiga reserva de caça da família real, super charmosa, perto do palácio Schloss Nymphenburg, o que acaba sendo uma combinação de passeio imbatível! Se quiser algo localizado mais perto da área central, veja as outras sugestões de biergarten abaixo.

cervejaria Augustiner Braustuben
A super tradicional cervejaria Augustiner Braustuben em Munique. Foto: Google Street View

6-) Augustiner Braustuben:

Considerada uma das melhores cervejarias de Munique, não só pela cerveja mas também pela comida, tipicamente bávara de bom preço e alta qualidade. O lugar é grande mas ainda bem aconchegante, bom para o clima mais frio. Se quiser algo ao ar livre a dica é ir na Augustiner Keller, o segundo maior biergarten de Munique, que abre aos primeiros raios de sol e tempo mais agradável na primavera. Aliás, nessa época e no verão, sempre ocorrem festas comemorativas por lá, então vale entrar no site deles e conferir o calendário para ver se algo interessante pode estar acontecendo quando estiver na cidade. Existem também outras cervejarias muito famosas e populares em Munique ao estilo da Augustiner, como a Paulaner e Löwenbräu, então se por acaso algumas dessas aparecer no seu caminho em Munique, também pode entrar sem medo, pois há garantia de cerveja e comida boa!

5-) Atzinger:

Uma porta pequena que a gente nunca abriria se não soubesse o que tem lá dentro: fora dos guias de viagem, mas ainda sim numa área bem turística perto da área dos museus, seguindo a dica de amigos locais, foi o meu primeiro bar em Munique, onde experimentei minha primeira cerveja na Alemanha, uma Franziskaner de trigo, que considerei uma das melhores de toda viagem. Amplo sem ser muito grande, aconchegante sem ser entulhado, é um lugar super agradável seja para beber ou petiscar no final de tarde ou noite. O público vai variando conforme o horário, de engravatados no começo da tarde até famílias e jovens no final da noite. Poucos turistas e muitos locais, mas com atendimento em inglês. Adorei!

Killians irish pub em Munique
Killians: muita música e cerveja num pub em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!

4-) Killians:

Um bar irlandês cheio de jovens, lotado nos dias de semana, com bandas tocando pop e rock, esse é o Kilians Irish Pub. Mais urbano e internacional, é um lugar legal para terminar a noite em Munique já que fica aberto até altas horas, o que não é muito comum na cidade. Lá, se por acaso você estiver cansado de tomar cervejas alemãs (duvido, mas vai quê né?), há muita Heineken e Guinness. Ótimo para ir se estiver com amigos na cidade! Uma dica: não há comanda, ou seja, o que se consome, paga-se na hora incluindo serviço (de 5% a 10%).

Bar Jodlerwirt em Munique
Jodlerwirt: tradicional sem ser clichê. Foto: GC/Blog Vambora!

3-) Jodlerwirt:

Pertinho da Marienplatz, a praça mais famosa no centro de Munique, fica essa jóia escondida e cheia de locais: um bar típico (com ares até austríacos), pequeno, charmoso, onde no andar inferior funciona um bar e no superior fica um “cantinho” mais especial, com mesas ao redor de um pequeno palco onde há shows de musicas típicas com arcodeon. É para se deslocar no tempo e espaço e até em outra dimensão: um lugar mega tradicional mas sem ser clichê! Para quem não fala alemão, o uso de mímica pode fazer parte do processo, bem como na hora de pedir algo no cardápio, mas nada de outro mundo. Ainda bem que cerveja em alemão se fala praticamente igual em inglês: bier (beer!) 🙂 A da casa aliás é a da marca Ayinger e foi lá que experimentei algo inusitado, que nunca tinha ouvido falar antes: Willy, um destilado de pêra (estilo da nossa cachaça) comum por lá, que vêm com uma mini pêra dentro. Muito mais suave que cachaça ou vodca: delicioso! Está com seu amor na cidade e quer fazer algo romântico? Então vá para o Jodlerwirt!

Torre Chinesa Biergarden em Munique
Torre Chinesa, o Biergarden mais antigo de Munique. Foto: Petrabroda, Flickr/ Creative Commons/http://bit.ly/1HhX7TD

2-) Chinesischer Turm:

Praticamente um misto de bar/ponto turístico, dentro do Englischer Garden, o parque urbano de Munique, a Torre Chinesa é considerada o biergarten mais antigo de Munique (aberto desde 1791). Fica sempre repleta nos dias quentes pela localização privilegiada dentro do parque e atrai todo tipo de público: de jovens em grupo, a famílias e idosos. É a parada ideal para quem quiser se refrescar ou dar uma descansada depois de passear pelo parque.

Hofbraeuhaus Munique
Detalhes das mesas coletivas e pinturas tradicionais no teto. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Hofbrauhaus:

A cervejaria mais tradicional e famosa de Munique não poderia ficar de fora dessa lista! É tanta história e dicas que já teve até post especial só sobre ela! Veja aqui.É um daqueles lugares que “tem que ir” em Munique.

Tem outra dica de um bar, biergarten ou cervejaria em Munique que você já foi e gostou? Então compartilhe suas dicas aqui com a gente nos comentários. Vambora!

*** Veja mais dicas de MUNIQUE e da ALEMANHA:
Starkbierzeit: O festival da cerveja em Munique que você (ainda) não conhece
Hofbrauhaus, a mais famosa cervejaria em Munique
Como visitar a Allianz Arena, o super estádio do Bayern de Munique na Alemanha
Todas as dicas de MUNIQUE no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. Olá adorei o post,e ainda mais teu blog topa fazer parceira ? ja estou seguindo, se der me segue cidadedosolmanoelviana.blogspot.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui