Viajante Gourmet: Lista dos melhores restaurantes do mundo

0
Restaurante Noma
Noma, escolhido o melhor restaurante do mundo! Fotos: paz.ca e Laissez Fare, Flickr

Para quem já disser algum espanhol, não…pelo menos não em 1º lugar! O TOP dos melhores restaurantes do mundo fica na Dinamarca, em Copenhagen e se chama Noma!

Seguindo o estilo da alta gastronomia atual, com o uso de muitas técnicas de vanguarda, o restaurante procura usar a influência nórdica, utilizando essencialmente produtos locais de forma inovadora. Essa característica até virou um movimento: New Nordic Cuisine ( ou nova cozinha nórdica). O local do restaurante, num antigo armazém do século XVIII, todo reformado, ficando com um cara contemporânea, mas ainda com algumas característica locais, reflete esse estilo da cozinha também.

Esse ranking de 2011, feito pela revista inglesa Restaurant Magazine, lista os 50 melhores restaurantes do mundo, escolhidos por um júri 806 chefs, escritores e críticos gastronômicos.

Restaurante Mugaritz, um dos melhores restaurantes do mundo
Pratos do restaurante Mugaritz. Foto: Divulgação

Em 2º e 3º lugar, agora sim, vem os espanhóis: o El Celler de Can Roca, na cidade de Girona, e o Mugaritz, em Errenteria, na região do País Basco. Ambos, usam as novas técnicas contemporâneas de espumas, desidratação, cozimento lento, etc.

Em 4º e 5º lugar, um italiano, o Osteria Francescana, em Modena, e o inglês The Fat Duck, do chef celebridade Heston Blumental, em Berkshire, também usam técnicas revolucionárias, mas parecem servir porções mais substanciosas.

Osteria Modena
Prato do Osteria, em Modena. Foto: Divulgação

A grande surpresa da lista para nós brasileiros, é a presença do D.O.M, de Alex Atala em São Paulo. Subindo o ranking cada vez mais a cada ano, o restaurante chegou a 7ª posição e é o único latino americano entre os 50 melhores restaurantes do mundo! Um super prestígio para nós, mesmo porque usando também técnicas avançadas, Atala procura usar produtos genuinamente brasileiros e sazonais.

Alex Atala
Chef Alex Atala do D.O.M, o 7º melhor restaurante do mundo, é brasileiro. Foto: Divulgação

Talvez visitar algum desses restaurantes não seja o ideal de economia em uma viagem, mas com absoluta certeza a chance de experimentar um deles, é de fato, algo único para se fazer na vida. Se bater um peso muito grande na consciência, vambora tentar arranjar pelo menos uns voos baratos, seja para fazer viagens a Barcelona, Copenhagen ou  São Paulo e experimentar… Quem topa?! Vambora!

+ informações: http://www.theworlds50best.com

*** Veja também:
A experiência de uma refeição estrelada – L`Atelier de Joel Robuchon, em Londres
As melhores, e as piores, tapas de Barcelona

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui