Roteiro Cultural: Conhecendo atrações e museus virtuais pelo mundo com o Google Arts & Culture

6

Google Arts and Culture Masp SP

-> Post atualizado em março/2020

Já pensou em visitar um museu de uma forma totalmente virtual? Quem não pode ir para um determinado destino ou quer ter um gostinho do que pode ver antes de viajar, o Google desenvolveu um projeto muito legal chamado de Google Arts & Culture!

Quando o Google Street View foi lançado, eu não imagina que anos depois eles poderiam fazer algo muito semelhante só que em ambientes internos (como de museus) e chegar bem perto de atrações para vermos todos os seus detalhes, como o Taj Mahal e a Ponte de Londres. Esse é o Google Arts & Culture! Veja abaixo como funciona:

Google Arts & Culture: visitando museus e atrações pelo mundo online

Inicialmente chamado de Google Art Project, o Arts & Culture, foi a maneira que o Google encontrou para que qualquer pessoa do mundo tenha acesso aos melhores museus e todas as suas obras de arte! É uma espécie de Street View (já que você consegue percorrer todo o museu e obras de arte) com um Google Images, com uma super resolução das imagens! É mágico! 🙂

Por exemplo, já pensou em conhecer o Palácio de Versalhes na França ou o Taj Mahal na Índia? Entrando no Google Arts & Project há a opção de viajar por diversos destinos, museus e atrações culturais pelo mundo.

Basta escolher o museu da lista dos museus e atrações até agora catalogadas (tem de tudo: da a Galeria Uffizi em Florença, ao Rainha Sofia em Madrid, o Hermitage em São Petersburgo, National Galery em Londres, etc e em um clique, entrar dentro do museu e dar uma volta.

Google Arts & Culture Versailles
Versailles

O mais incrível é que se você quiser ver de perto uma determinada obra, analisar, ver os detalhes, é só dar um clique e pronto: uma aba se abre com a imagem em grande resolução, incluindo diversas informações sobre a obra, pintor, localização, etc.

Google Arts & Culture
Quadro: Marie Leszczinska, Queen of France (1703-1768)

A qualidade é impressionante! Veja nas imagens abaixo como você consegue “ver” de perto os detalhes da obra! Se quiser dá até para encostar o dedo na obra, quer dizer, na tela do computador (é claro), e parecer que está bem pertinho da obra (só que nesse caso não há nenhum sinal de alarmes ou guardas do museu olhando feio para você. 😉

The Ambassadors
Quadro: The Ambassadors
detalhe The Ambassadors
Detalhe

Importante dizer que esse projeto tão legal não substituía uma ida real a um museu ou atração cultural, mas se você não puder viajar para um determinado ou lugar, ou quiser ter um “gostinho” de como, o Google Arts & Project ajuda muito!

Olha só que legal esse vídeo mostrando como eles fizeram esse projeto:

 

Museu virtual: mais opções para visitar

E ainda há outros museus pelo mundo, que não estão no Google Arts & Project, mas que você consegue visitar também de forma totalmente virtual! Confira abaixo:

– MIS: Museu da Imagem e do Som em São Paulo, com um acervo online que inclui filmes, audio, fotografia e etc.

Museu do Louvre em Paris: inclui poder visitar alguns acervos, virtualmente até a parte egípcio do museu.

Museu Britânico em Londres: com coleções online da China, África, Américas e mais!

Museu Metropolitan em Nova York: podendo fazer a visita virtual ao museu através de videos e imagens 360º das suas galerias mais famosas!

Gostaram desse passeio virtual por diversos museus e atrações pelo mundo? Se conhecer outros museus com acervo online, conte aqui para a gente nos comentários! Vambora viajar pelo mundo virtualmente também!

*** Veja também:
4SGOOGLE: para achar os lugares mais legais na sua viagem
– Onde achar internet gratuita na sua próxima viagem
– 
10 apps essenciais de viagem

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


6 COMENTÁRIOS

  1. Tweets that mention Roteiro Cultural: Conhecendo os melhores museus do mundo, pelo Google Art Project — Blog Vambora -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Aerotur and Disney Aerotur, viagemeviagenss. viagemeviagenss said: Adorei! 😉 RT @vambora Roteiro Cultural: Conhecendo os melhores museus do mundo, pelo Google Art Project http://goo.gl/fb/Zqjdl […]

  2. o google vai dominar o mundo!!!
    mas acho a idéia sensacional!!! embora viajar e conhecer pessoalmente seja bem melhor, é uma oportunidade para quem não tem essa possibilidade!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui