Lugares improváveis: Três atrações de Barcelona pouco conhecidas mas imperdíveis

13
Museu MUHBA, uma das atrações de Barcelona. Foto: GC/Blog Vambora!
Entre as atrações de Barcelona pouco conhecidas, o museu MUHBA é uma das mais surpreendentes. Foto: GC/Blog Vambora!

Entre tantas coisas clássicas para se ver (como as obras de Gaudí, por exemplo),  atrações de Barcelona incríveis e históricas, mas ainda pouco conhecidas pela maioria dos turistas que vão para a cidade.

CaixaForum em Barcelona Foto: GC/Blog Vambora!
CaixaForum, o lugar para as melhores exposições da cidade, e o melhor: de graça!!!. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) Fundação CaixaForum

Um dos bons exemplos disso é a Fundação CaixaForum, uma espécie de museu/casa de cultura totalmente gratuita na cidade. Já tinha falado sobre lá, na época de sua inauguração (veja o post aqui) e nessa viagem só comprovei como uma visita ao lugar é imperdível.

Primeiro: localização fácil, aos pés do Monte e das fontes de Monjuic (pertinho da estação de metrô Praça España). Segundo: no prédio que era uma antiga fábrica (modernamente reformado), você pode encontrar hoje as melhores exposições da cidade de Barcelona, sem pagar absolutamente nada por isso!

Exposições CaixaForum Barcelona. Foto: GC/Blog Vambora!
Algumas das exposições incríveis da CaixaForum. Foto: GC/Blog Vambora!

Como exemplo, “só” tive a chance de ver lá a maior exposição do artista francês Delacroix, fora do Museu do Louvre! E para comemorar o aniversário da fundação, foi aberta uma exposição gigante sobre um dos maiores pintores da Espanha: Goya! Incrível!

CaixaForum Barcelona. Foto: GC/Blog Vambora!
Além das exposições, o prédio em si é incrível! Foto: GC/Blog Vambora!

O fato de ter visto pouquíssimos turistas no local, me deixou pensando que a CaixaForum é uma atração ainda a ser descoberta para quem viaja para Barcelona. Ah é, uma dica: não deixe de subir no telhado para ter uma visão linda da cidade!

2-) Pavilhão de Barcelona

Praticamente ao lado da CaixaForum, está outra atração de Barcelona pouco visitada: O Pavilhão de Barcelona, do super arquiteto Mies Van der Rohe. Para quem gosta de coisas bonitas é lindo; para quem gosta de design e arquitetura é incrível!

Pavilhão de Barcelona, ao lado da CaixaForum. Foto: GC/Blog Vambora!
Pavilhão de Barcelona, ao lado da CaixaForum. Foto: GC/Blog Vambora!

Construído para a exposição universal de Barcelona (em 1929), o Pavilhão alemão é uma das obras mais importantes de Mies e retrata lindamente as características da arquitetura e design moderno: linhas simples, atenção aos materiais e técnicas construtivas inovadoras. Lá é, inclusive, o berço de uma das cadeiras mais famosas do mundo, a própria “Barcelona” que muitos já devem ter visto por ai!

Detalhes do Pavilhão e a famosa cadeira Barcelona. Foto: GC/Blog Vambora!
Detalhes do Pavilhão e a famosa cadeira Barcelona. Foto: GC/Blog Vambora!

O pavilhão está aberto todos os dias, mas aos Sábados possui tours gratuitos (das 10h ao 12), em inglês, espanhol e catalão. Ao lado da Caixa, conhecer o prédio é descobrir uma das jóias modernas de Barcelona.

3-) MUBA ou Museu de História da Cidade de Barcelona

MUHBA Barcelona. Foto: GC/Blog Vambora!
Para conhecer a Barcelona dos tempos romanos: MUHBA. Foto: GC/Blog Vambora!

Agora o lugar mais improvável e especial da cidade, é um museu em Barcelona que muita gente ainda não conhece: o MUHBA ou Museu de História da Cidade de Barcelona.

Escondido nas ruas do Bairro Gótico, o MUHBA guarda um dos maiores segredos da cidade: as ruínas romanas que originaram Barcelona!

Detalhe e peças do museu Muhba Barcelona . Foto: GC/BlogVambora!
Alguns dos detalhes e peças super bem conservados. Foto: GC/BlogVambora!

Chamada de Barcino, a antiga Barcelona dos tempos romanos foi achada sem querer, durante escavações em 1920. O que acabaram encontrando foi uma área super extensa contendo partes de templos, casas, mercados, ruas, estátuas, etc, em estado de conservação impressionante.

Barcino: a Barcelona romana. Foto: GC/Blog Vambora!
Parte de Barcino: a Barcelona romana. Foto: GC/Blog Vambora!

Todos os domingos, a partir das 15h, a entrada é gratuita e vale MUITO a pena! Ele fica bem escondido, com uma entrada pela Praça Del Rei, pertinho da Catedral de Barcelona, no bairro Gótico. Foi para mim, uma das atrações mais surpreendentes da cidade.

Detalhes MUHBA. Foto: GC/Blog Vambora!
Mais detalhes romanos que você pode ver no MUHBA. Foto: GC/Blog Vambora!

Como você pode ver, além de lindas e interessantes, todas essas atrações de Barcelona tem pelo menos um dia de entrada gratuita! Tem que ir conhecer!  Procurando o que ver em Barcelona? Vambora então se surpreender com essas atrações!

+ informações:
CaixaForum http://bit.ly/caixaforumbarcelona
Pavilhão de Barcelona http://bit.ly/13MpxSc
MUHBA http://bit.ly/muhba

*** Veja mais dicas de Barcelona no blog:
– Onde se hospedar em Barcelona: Hotéis e regiões
– Roteiro de 5 dias em Barcelona
– As melhores e as piores tapas de Barcelona

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


13 COMENTÁRIOS

  1. Oi,
    CaixaFòrum forma parte do trabalho social de um banco.Tem mais museus (CosmoCaixa)
    É um lugar muito bonito. Era uma antiga fábrica. As exposições tendem a ser do melhor feito em Barcelona. CaixaFòrum também tem um bar muito agradável para beber depois de ver a exposição. Eu fui para ver Delacroix e estava muito lotado.
    É uma excelente dica!!!

    • Carmen, não consegui ir na CosmoCaixa, mas pelo que eu vi é outro museu super bem recomendado (ainda que fique um pouco afastado das atrações mais famosas de Barça). Obrigada e volte sempre!! 🙂

  2. Olá Guta!
    Como soube dos tours gratuitos no Pavilhão Mies Van der Rohe?
    Tentei confirmar se ainda existem mas no site não encontro essa informação.
    Obrigada

    • Olá Filipa,
      Os tours estavam indicados numa placa no local, quando fizemos a visita em 2012.
      Mas no site deles tem as informações mais atualizadas de horários e tours atuais (que vimos que inclui um arquitetônico).
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui